Kmart é uma loja de departamentos de desconto americana prestes a fechar. Declarou falência duas vezes nos últimos 20 anos e reduziu o número de pontos de venda de 2.486 para 33. De propriedade da Transformco desde 2019, aberta pela ESL Investments para administrar os ativos remanescentes da Sears Holdings, última holding da Kmart.
Significado e história
O que é Kmart?
Cadeia americana de grandes lojas, aberta pela S.S. Kresge Company em 1962 e operando em todo o mundo. Hoje, a marca é propriedade da Transformco e é representada por 33 lojas nos Estados Unidos.
Começando em 1897 como uma loja de 5 centavos e a partir de 1962 como Kmart, as lojas de desconto gradualmente se transformaram em uma rede inteira. Em 1912, o fundador da corporação, Sebastian Spering Kresge, tinha 85 lojas com um faturamento de 10 milhões de dólares, em 1924 já 257. Mais tarde, seus sucessores continuaram a expansão ativa, que atingiu o pico nos anos 90 com o número de pontos de venda – 2486, localizados em todo o mundo. No entanto, os supermercados não conseguiram construir uma estratégia adequada e manter os preços baixos, o que levou à saída de clientes para o Walmart e à falência declarada em 2002. A nova gestão que uniu Kmart e Sears não estava interessada na prosperidade da marca e a levou a uma segunda falência em 2018.
O logotipo tem uma longa história associada à mudança de proprietários da marca. Existem 6 transformações principais do emblema, mas a letra corporativa K sempre fez parte da composição.
1962 – 1964
Desde 1962, S.S. A Kresge Company começou a abrir como grandes lojas de departamento chamadas Kmart. A ideia do emblema e suas cores vermelho e turquesa foram transportadas para o novo logotipo do antigo usado pela S.S. Kresge para suas lojas anteriores (dois S vermelhos um em cima do outro e um K maiúsculo em turquesa representando o nome e o sobrenome do empresário).
Para supermercados, apenas K foi usado, acrescentando-lhe a palavra “mercado”, como abreviação de Kresge mart.
Um K tridimensional vermelho com um traço branco e uma sombra foi a base do logotipo. Ela era fácil de lembrar. A cor vermelha chamou a atenção. Era a personificação de algo grande e promissor (a área de novas lojas chegou a 7,5 mil metros quadrados, o que era significativamente mais do que o que Kresge havia oferecido anteriormente). O uso de itálico com inclinação para frente mostrou o movimento e o desenvolvimento da marca.
A palavra mart começava no centro da parte inferior da perna do K. Foi colocada em uma placa branca emoldurada e escrita em uma escrita turquesa reta. A inscrição indicava um novo formato de lojas oferecendo uma ampla gama de produtos.
1964 – 1967
Em 1964, a Keymart está introduzindo novas estratégias de aquisição de clientes. Por exemplo, descontos especiais na cor azul Blue Light Special com uma lâmpada piscando no setor de vendas. A inovação tornou-se uma marca registrada da loja e a tornou famosa. Devido à expansão e aumento de popularidade, o logotipo foi levemente revisado, tornando a primeira letra K mais larga e comprida, e a palavra mart foi elevada à junção das pernas do K, o que equilibrou a composição.
1967 – 1969
O novo logotipo, introduzido em 1967, mudou a ênfase da letra K para a palavra “mercado”, tornando-o grande e a moldura preta em negrito. Nos anos 60, uma luta ativa contra a pobreza foi realizada na América, os salários foram aumentados, os benefícios foram concedidos e as pessoas preferiram comprar mercadorias a granel em grandes lojas. A grande palavra mercado atraiu a atenção, deixando os compradores saberem que encontrariam uma grande variedade de itens com desconto aqui. Além disso, no 66º ano, o fundador da marca, Kresge, faleceu, então a letra K no emblema perdeu sua relevância.
1969 – 1990
A empresa passou por uma transformação, e com o passar do tempo mudou seu nome para KMart Corporation, deixando para trás a era Kresge e dando um novo “sopro” à letra K, que agora personificava o nome da empresa. Como símbolo de nova energia, adquiriu uma cor vermelha mais intensa. O itálico pesado o tornou menor e permitiu que ele fosse combinado com o prefixo mart em uma única matriz, mostrando que os mercados “K” se tornaram a marca “Kmart”.
1990 – 2004
Nos anos 80, o Kmart estava em declínio, então foi tomada a decisão de atualizar e melhorar a rede. Em 1987, as lojas de Kresge, que haviam aberto antes das lojas de departamento, bem como suas lojas de desconto irmãs, Jupiter, foram vendidas. E para o Kmart, eles mudaram o logotipo, fizeram a reconstrução das lojas e atualizaram o sortimento.
O logotipo desta época refletia plenamente todas as inovações. Consistia em uma letra K vermelha brilhante, dentro da qual mart estava escrito em letras maiúsculas brancas. A venda de selos antigos refletiu na redução do logotipo para K. No entanto, graças à cor vermelha, o emblema ganhou dinamismo e pressão, o que demonstrou o desejo de avanço, liderança e domínio de mercado da empresa.
A combinação de branco e vermelho mostrou novidade, um novo começo, um conceito diferente e uma abordagem de gestão. O mercado de caligrafia simbolizava as compras necessárias para a casa, associadas a uma lista de coisas necessárias, todas as quais podem ser compradas nas lojas.
O rebranding deu frutos – os anos 90 foram os de maior sucesso para a rede.
2002 – 2016
A prosperidade não durou muito. A empresa entrou com pedido de falência e fechou 300 lojas de departamento. O logotipo deste período foi desenhado para cinco lojas reformadas, representando o futuro da marca após a reorganização.
A principal linha de suporte da letra K ficou cinza, simbolizando a falência. No entanto, as pernas da carta tinham uma cor verde clara, como um crescimento verde jovem em um tronco velho. Ela apontou para a preservação de parte das lojas. A cor verde da parte direita, voltada para o futuro, do logotipo mostrava o renascimento esperado. Ele deixou a cor cinza do deserto para trás.
A borda branca da metade verde empurrou esta parte da carta não apenas para a frente, mas também para a frente, separando-a do passado. Mostrar liderança está focado na reabertura do comércio e na manutenção da rede. A cor branca era um símbolo de um novo começo, um começo do zero.
Este conceito tornou o logotipo otimista apesar dos tempos difíceis.
A palavra “mercado” mudou para um campo verde na parte superior da letra K. Mostrava a atualização da faixa e dos preços.
O logotipo não foi distribuído para outros pontos de venda e deixou de existir após o fechamento da última das 5 lojas em Moreton.
2004 – presente
Em 2003, o processo de falência foi encerrado. A antiga empresa foi transformada na Kmart Holdings Corporation. Adquiriu a Sears em 2004 para se tornar a Sears Holdings em 2005. Durante a fusão, os Super Kmarts foram renomeados simplesmente Kmarts e um novo logotipo foi desenvolvido para todas as lojas.
O emblema ganhou dois níveis. No topo havia uma grande letra vermelha K. Ela mostrou que agora todas as lojas dessa marca estão unidas sob um nome. O retorno do tom vermelho é um símbolo de energia, transformação e um ritmo ativo de desenvolvimento. Abaixo, ao longo da letra de cima, em letras menores, a palavra Kmart é o nome completo da marca que os clientes estão acostumados.
Em 2018, a holding também faliu e todas as suas propriedades, incluindo as lojas Kmart, foram compradas pela empresa privada Transformco em 2019. Continuou a fechar gradualmente as lojas, deixando 33 lojas Kmart abertas em 2021.
Fonte e cores do logotipo
As cores principais do emblema são vermelho e turquesa.
- Vermelho – energia, movimento, símbolo de escala.
- Turquesa – boa sorte e superação de dificuldades. As lojas de desconto ajudaram pessoas em situações difíceis a comprar coisas baratas. E uma visita a uma loja de descontos pode se transformar em boa sorte na forma de um preço baixo em azul.
A fonte no emblema mais recente corresponde ao Univers Next Pro 740 Extended Heavy com um t ligeiramente modificado.