Kaiser Permanente é um consórcio médico dos EUA, uma organização de saúde sem fins lucrativos. Reúne três grupos independentes que interagem entre si por ocupação. Estes incluem a Kaiser Foundation Health Plan Corporation com empresas operacionais nas regiões, as associações médicas Permanente e os Hospitais da Kaiser Foundation. No momento, a empresa tem mais de 12 milhões de membros, 300.000 funcionários, quase 40 hospitais e 800 pequenas instalações médicas. A principal região de sua ação é 8 estados dos EUA. A sede está localizada em Oakland, Califórnia. Os fundadores do serviço são Sidney Garfield e Henry J. Kaiser. O ano oficial de sua aparição é 1945.
Significado e história
A história do maior consórcio médico dos Estados Unidos começou em 1933 com um pequeno hospital na cidade californiana de Desert Center. Em seguida, o empresário Henry J. Kaiser, junto com um grupo de empreiteiros, criou a comunidade de seguros de Indenização Industrial para indenizar os trabalhadores contratados que trabalhavam em seus canteiros de obras. E Sidney Garfield na época se formou no Los Angeles County-USC Medical Center e firmou um contrato de trabalho com essa organização, que prestou assistência a 5 mil construtores.
Mais tarde, surgiu a ideia de segurar todos os trabalhadores insolventes para compensar os custos do tratamento e pagar quantias suficientes por lesões graves. Com a conclusão do projeto do Aqueduto do Rio Colorado, a necessidade de um médico não era mais necessária. Mas depois de algum tempo, Edgar (filho de Henry Kaiser, com quem Garfield já havia colaborado) o convidou para trabalhar juntos, já que ele tinha um objeto grandioso (Grand Coulee Dam) delineado. Sidney assinou o contrato e imediatamente gastou US $ 100.000 para reconstruir o Mason City Hospital e contratou 7 médicos. Tudo isso serviu de base direta para a Kaiser Permanente.
O médico então fundou sua própria firma, Sidney R. Garfield & Associates, para supervisionar a recuperação e o tratamento de pacientes pobres. No processo, a família Kaiser firmou vários outros contratos de serviço com ele. Como resultado, eles se tornaram amigos e criaram uma empresa conjunta. Gradualmente, o setor de serviços da organização se expandiu e abrangeu não apenas funcionários de empresas específicas, mas também representantes de suas famílias. Então toda a população começou a receber serviços médicos.
Agora é o maior centro associado às principais estruturas de saúde do país. Seu logotipo é amplamente reconhecido, pois os serviços da empresa são utilizados por representantes de oito estados. O logotipo é composto por gráficos e texto, cuja função é o nome do serviço. É derivado do nome do fundador Kaiser e do nome do Permanente Creek, que flui na Califórnia, onde o fundador viveu.
1991 – 1998
O logotipo contém uma figura branca de um homem, cuja silhueta surge do espaço negativo. Um homem está em frente a um fundo listrado com as mãos levantadas, que forma a letra “K”. Significa a palavra “Kaiser”, sendo o primeiro caractere no nome do consórcio. Seu lado esquerdo é liso e reto, o lado direito é arqueado e chanfrado em ângulo. O texto é feito em um design moderno e elegante. Letras sem serifas, lisas, com cantos amolecidos. A inscrição traz o nome da empresa e está localizada abaixo do ícone.
1998 – 1999
Os designers mantiveram o estilo do texto, mas mudaram os gráficos. Agora o emblema mostra três pessoas de diferentes alturas, a mais alta está localizada no meio. Esta imagem simboliza a família: pai, mãe e filho. Ou seja, a logomarca reflete um novo conceito de serviço de convênio médico e diz que pode ser acessado não apenas pelos colaboradores, mas também por seus familiares. Um sol nascente com raios longos e finos é desenhado na frente das figuras. É branco e formado a partir do espaço negativo contra silhuetas negras.
1999 – presente
O redesenho tocou principalmente na parte verbal. Ela pegou uma fonte diferente: grande, geométrica, angular. Algumas letras ainda estão conectadas. Por exemplo, “KA”, “ER”, “ENT”, enquanto anteriormente mais caracteres eram escritos juntos. A cor do logotipo também mudou: em vez de preto, é usado o azul, que mais se aproxima da área de serviços médicos e atendimento às pessoas.
Fonte e cores do logotipo
Desde a sua criação até os dias atuais, o logotipo do consórcio Kaiser Permanente sofreu poucas modificações. Apenas o número de elementos mudou, não seu agrupamento. O conteúdo ideológico do emblema permanece inalterado, o que reflete a preocupação abrangente das pessoas com sua proteção, saúde e prosperidade. Na versão inicial, há apenas uma pessoa na imagem, na versão posterior há três. Isso indica a ampliação da abrangência dos serviços de planos de saúde abrangendo uma parcela considerável da população.
Mas o logotipo foi polêmico no início e não apareceu por muito tempo por causa do nome: as agências de design e marketing o consideraram inadequado para uma organização de apoio médico, então se opuseram fortemente e pediram que ele fosse alterado. Mas a empresa não cedeu e finalmente nossa profissional adequada que conseguiu incorporar seu conceito de misericórdia, cordialidade, cuidado e parceria. Era Douglas Boyd, da Boyd Communications. O protótipo da versão moderna apareceu pela primeira vez em 1984.
O estúdio de consultoria e design Landor Associates trabalhou na modificação de 1999. Ela reduziu o número de raios de sol de dezessete para quatorze para que as figuras das pessoas pudessem ser vistas com mais clareza. Em seguida, a fonte foi alterada. O logotipo foi aprimorado ainda mais por Kate Keating and Associates, que o corrigiu para uso em aventais médicos, placas e rótulos de farmácias.
Desde o início, a administração escolheu uma fonte personalizada, cujo análogo aproximado é Kohinoor Latin Medium, desenvolvido pela Indian Type Foundry. O esquema de cores contém uma agradável combinação de azul e branco. Eles alegoricamente insinuam pureza, confiança, esperança, misericórdia.