Just Eat é um serviço de entrega de comida britânico que cobre treze países do mundo, incluindo países da Europa, Américas e Austrália. Surgiu pela primeira vez na cidade de Kolding (Dinamarca), onde foi fundada por três empresários: Jesper Buch, Per Meldgaard, Henrik Ostergaard. A época de sua ocorrência é 2001. Agora é uma sociedade de responsabilidade limitada privada conhecida como um serviço online que atua como um intermediário entre os estabelecimentos de alimentação e seus clientes. A empresa ajuda a encontrar restaurantes, fazer pedidos, pagá-los e escolher a forma de entrega mais conveniente.
Significado e história
O que é apenas comer?
É uma empresa de entrega em domicílio com sede no Reino Unido e opera em treze países ao redor do mundo. Ela foi fundada em 2001, quando apareceu pela primeira vez em Kolding (Dinamarca). Atualmente, a matriz está localizada em Londres (Inglaterra).
Tudo começou em 2000, quando cinco empresários dinamarqueses decidiram abrir o seu próprio serviço de entrega de comida. Demorou quase um ano para resolver várias nuances jurídicas e técnicas, até que no verão de 2001 o serviço começou a funcionar com força total. Em 2005, Jesper Buch comprou as ações de investidores e fundadores, transferindo o negócio para o Reino Unido.
A partir desse momento, teve início a expansão global da Just Eat. Os primeiros da lista foram os Países Baixos e a Irlanda, onde a empresa abriu os seus próprios escritórios. Seguiu-se uma série de fusões, aquisições e expansões, que tornaram a logomarca do serviço online bem conhecida em quase todo o mundo. Em 2016, com um grande crescimento, a organização realizou o rebranding de maior escala de sua história, mudando radicalmente sua imagem. No total, ela teve cinco emblemas ao longo dos anos.
2001 – 2011
O logotipo de estreia era um texto simples em uma fonte personalizada. Não tinha serifas e as linhas fluidas criavam transições harmoniosas visualmente, inspirando um senso de confiança na empresa. Todos os cantos das letras eram arredondados e as pontas tinham cortes regulares. As letras eram vermelhas com bordas amarelas. Havia um hífen (-) entre as palavras “Just” e “Eat”. Além disso, essa opção foi a única em que foi usada.
2001 – 2014
Durante a reformulação de 2011, a empresa ganhou uma identidade completamente diferente. De agora em diante, o emblema dela trazia uma inscrição feita em símbolos brancos largos com uma linha vermelha grossa ao longo da borda. Todas as letras foram convertidas em maiúsculas e conectadas por uma faixa de contorno. O elemento-chave do logotipo era “A”, que em vez do lúmen interno de forma triangular usual apareceu uma seta em miniatura, como em um monitor. Essas mudanças reforçaram a confiança e a confiabilidade da empresa, além de mostrar que se trata de um serviço virtual de pedido de comida pela Internet.
2014 – 2016
Nesta versão, os desenvolvedores aumentaram a área de cobertura em vermelho. Eles transformaram a faixa de fronteira em um retângulo arredondado sólido com o nome do serviço de entrega. Os designers não alteraram a letra “A” com o cursor de seta, deixando o mesmo.
2016 – 2020
As mudanças realizadas em 2016 simplificaram o logotipo. A gerência aprovou uma versão com texto em itálico em uma fonte sans serif fina e elegante. As cores do plano de fundo e das letras foram invertidas, de modo que o emblema parecia um texto vermelho sobre fundo branco.
2020 – presente
Em 2020, ocorreu uma mudança radical na imagem da empresa. A combinação de Just Eat e Takeaway Com resultou em um logotipo laranja. Ele agora representa a silhueta de uma casa com um garfo e uma colher no espaço negativo. Bem ali, à direita, está a inscrição “Just Eat”, cujo estilo anterior está totalmente preservado.
Fonte e cores do logotipo
Na verdade, a identidade corporativa sempre foi baseada no nome da empresa. Mas se nos primeiros anos do serviço online era apenas uma inscrição, agora é complementada com um desenho: a imagem de uma casa e talheres. Além disso, a modernização afetou principalmente apenas o texto.
Como a Just Eat usa um logotipo verbal, ela prioriza o estilo das letras. Na versão de estreia, os personagens estavam em minúsculas, em todos os outros – em maiúsculas. As fontes predominantes foram Fuse V.2 Text Black ou Source Sans Pro Light Regular com algum refinamento, bem como Jano Round Bold Italic, Amfibia Bold Expanded Italic ou Caldina Bold Italic. A versão mais recente usa uma fonte que é o mais próximo possível de Mangerica Italic Extra Bold.
Por outro lado, a cor dos emblemas é estável. Todos os logotipos, com exceção do atual, usam uma combinação de vermelho e branco. O emblema atual é de cor laranja # ff8100 (provisoriamente – Laranja Escuro).
Por que a Just Eat mudou seu logotipo?
Just Eat mudou seu logotipo em 2020 devido à mudança para Takeaway.com, que o comprou. Após o redesenho, o emblema da marca tem a silhueta de uma casa laranja com talheres brancos em espaço negativo - com garfo e colher.
Qual é a fonte Just Eat?
Fuse V. 2 Text Black, Amfibia Bold Expanded Italic, Caldina Bold ou Jano Round Bold Itálico com pequenas alterações foram usados para as inscrições nos logotipos Just Eat em diferentes períodos.
Qual é o propósito de Just Eat?
As tarefas deste serviço incluem a prestação de serviços de encomenda de comida online para a sua casa ou escritório. Permite não só fazer pedidos, mas também pagar por eles, escolhendo opções com auto-retirada ou entrega na porta.
POR QUE O pedido Just Eat foi cancelado?
O pedido é cancelado em casos excepcionais: devido a produtos esgotados, em condições meteorológicas extremas, problemas técnicos e quando os clientes não estão disponíveis. Também será cancelado se o cliente ou o restaurante não confirmarem o pedido.