Coringa é um filme americano de suspense psicológico. É baseado na história do personagem de mesmo nome, criado por Bob Kane, Bill Finger, Jerry Robinson e apareceu pela primeira vez na DC Comics. O roteiro original do filme foi escrito por Scott Silver e Todd Phillips, que também dirigiu e produziu. Além disso, vários estúdios de primeira linha atuaram como produtores. O filme foi distribuído pela Warner Bros. O personagem principal foi interpretado por Joaquin Phoenix. A data de lançamento do filme é 2019.
Significado e história
A história se passa em 1981, quando o palhaço Arthur Fleck, demitido de seu emprego, inicia um confronto violento na cidade em ruínas de Gotham. Ele começou uma batalha feroz com os poderosos deste mundo. O escritor teve a ideia pela primeira vez em 2016 e, no ano seguinte, Phillips e Silver trabalharam no conteúdo. Eles foram inspirados em personagens de quadrinhos dos anos 70 do século passado, bem como na obra de Martin Scorsese. O filme também tem motivos do filme do Batman de 1988.
As filmagens ocorreram em três cidades: Nova York, Newark, Jersey. A principal época de trabalho no filme é setembro-dezembro de 2018. Os retoques finais tomaram conta do resto do período e, em agosto de 2019, o filme foi exibido no Festival Internacional de Cinema de Veneza, onde ganhou o prêmio mais alto. Foi lançado em distribuição cinematográfica em outubro e foi recebido com uma recepção calorosa. O fato é que todos notaram a atuação, a encenação, o acompanhamento musical, a direção no mais alto nível, mas encontraram negativamente a exibição de doenças mentais e violência. Um dos cinemas que anteriormente teve um tiroteio depois de mostrar O Cavaleiro das Trevas Ressurge até se recusou a mostrar o Coringa.
Apesar da radical divergência de opiniões, o filme foi um sucesso retumbante e arrecadou mais de US$ 1 bilhão, tornando-se o filme mais visto em outubro de 2019. Ficou em sexto lugar nas bilheterias. Além disso, o thriller psicológico recebeu muitos prêmios de prestígio. Agora seu logotipo é conhecido em todo o mundo, trazendo horror tanto para fãs quanto para adversários. Porque além do emblema principal, há um adicional – com um sorriso místico e insidioso do protagonista.
Apresenta o rosto do Coringa como se fosse uma impressão escura em papel claro. Olhos que aparecem do nada parecem estranhamente carrancudos. Pupilas pretas em órbitas brancas são realmente assustadoras, e a maquiagem preta ao redor delas é percebida como uma máscara com bordas rasgadas. Abaixo você pode ver o nariz, desenhado em contorno com alguns traços. A ênfase principal está na boca, esticada como um palhaço, literalmente de orelha a orelha. O ícone assustador está localizado à direita do título do filme.
Fonte e cores do logotipo
O logotipo principal é textual – contém apenas a palavra “Coringa”. É feito com símbolos largos esticados para cima. A fonte é grotesca, lisa, uniforme, estampa clássica e está em caixa alta. As letras pretas têm uma cor irregular: o “ruído” estranho é retratado em um fundo preto, o que acontece em fotografias antigas. Portanto, os signos parecem envelhecidos: são cobertos por uma rede de mini traços, listras e arranhões, mostrando que de fato nem tudo neste mundo é tão perfeito quanto os outros imaginam. Que tudo tem defeitos, lacunas, erros, imperfeições, problemas.
Para transmitir a atmosfera misteriosa do filme e sua ideia principal, os desenvolvedores escolheram uma fonte chamada Gothic Joker para o emblema. Seu autor é a agência KELGE Fonts.
A paleta do logotipo oficial, composta por preto, cumpre a mesma tarefa. Ela não apenas cria uma atmosfera sombria, mas também a suporta perfeitamente, traduzindo em subconsciente jogando não apenas o personagem principal, mas aqueles ao seu redor.