Acredite ou não, o maior varejista do Reino Unido, John Lewis & Partners, já foi uma pequena loja de tecidos. Seu criador, John Lewis, esteve na vanguarda dos secos, pois estamos falando de 1864. Com o tempo, expandiu o negócio, adquirindo várias lojas de departamento em diferentes cidades.
Em 1928, a empresa foi adquirida pelo filho do fundador, John Spedan Lewis. O novo líder usou um modelo de negócios incomum, tornando os funcionários permanentes co-proprietários de ações e ações. Agora, a rede John Lewis continua operando no mesmo formato e é considerada o melhor lugar para trabalhar.
Significado e história
O que é John Lewis?
John Lewis é uma rede de lojas de departamentos de uso geral sediada no Reino Unido. Tem mais de cem anos, desde que apareceu em 1864. Seu fundador é John Lewis, de quem recebeu o nome.
Os emblemas da John Lewis & Partners sempre tiveram algo de aristocrático – mesmo em 1864, quando a primeira loja de tecidos foi aberta. É um reflexo do estilo britânico contido que se manifesta em tudo sobre a marca vintage.
1864 – 1930
No início, a empresa era conhecida como John Lewis & Co. e isso se tornou a base para seu logotipo. Uma fonte manuscrita coerente foi usada para o nome, onde cada letra foi conectada a suas vizinhas. Abaixo, sob a linha diagonal, estava o endereço da primeira loja de departamentos: OXFORD ST., LONDRES W. I.
1925 – 1940
Em 1925, apareceu outra versão do emblema, mas sem endereço. A frase “JOHN LEWIS & Co.” foi escrito em um elegante tipo de letra com linhas variadas e pesos serifados.
1940 – 1956
Em meados do século 20, a marca mudou novamente, embora o conceito permanecesse o mesmo. As primeiras letras (“J” e “L”) foram alongadas e alinhadas em altura. Na parte inferior estava a inscrição “AND COMPANY LIMITED”, dividida em duas partes.
1956 – 1960
Outra mudança do emblema ocorreu em 1956. Para a frase “JOHN LEWIS”, os designers escolheram uma fonte estritamente em negrito com grandes serifas retangulares. A segunda linha (“OF OXFORD ST., LONDRES W. I.”) foi escrita em minúsculas letras sem serifa.
1960 – 1972
Em 1960, o endereço desapareceu e a serifa geométrica foi substituída por uma imitação de uma fonte manuscrita. Todas as letras, exceto “J” e “L”, tornaram-se minúsculas.
1972 – 1990
No logotipo de 1972-1990. a fonte para as letras “John Lewis” foi revisada. Desta vez, os desenvolvedores usaram o clássico Gill Sans Bold.
1990 – 2000
No final do século 20, o nome da empresa passou a ser escrito em maiúsculas com serifas curtas. Preto foi substituído por verde, que agora é conhecido como Parceiro Verde. Spedan Lewis costumava assinar documentos com tinta desta tonalidade.
2000 – 2018
A empresa de design Pentagram mudou ligeiramente o estilo do personagem. Ela trouxe de volta o Gill Sans Bold como no emblema de 1972-1990, mas fez as linhas mais finas, arredondou o ponto acima do i e cortou as bordas das primeiras letras de cada palavra. A clássica cor verde foi preservada.
2018 – presente
Em junho, a rede varejista anunciou uma mudança de nome. Os executivos acrescentaram a palavra “Parceiros” ao nome para chamar a atenção para a estrutura de negócios única que torna os colaboradores da empresa coproprietários. O rebranding foi seguido pela modernização do logotipo. Harry Pearce do estúdio Pentagram ofereceu sua visão de um novo estilo.
O trabalho de design durou mais de três anos. O resultado é um sinal gráfico com as palavras “John Lewis & Partners” em um quadrado preto. À esquerda, existem três quadrantes de larguras diferentes. Enfileirados, eles lembram um código de barras, o que está de acordo com o conceito de rede de lojas.
Fonte e cores do logotipo
O emblema atual, chamado Brandlines, é baseado em um design original da década de 1960 que Peter Hatch e Hans Schleger projetaram especificamente para a parceria John Lewis. Os designers do Pentagram tentaram manter a proporção de aspecto para fazer os retângulos parecerem vintage. A abstração apresenta a John Lewis como uma marca universal e não está vinculada a nenhum produto em particular.
Os logotipos mais recentes da rede de lojas usam várias modificações da fonte Gill. A versão final se distingue por traços finos e grande espaçamento entre letras. A tipografia foi criada pela Pentagram. Ela também escolheu uma paleta de cores, preferindo os clássicos – preto e branco monocromático.
O que significa o logotipo da John Lewis?
John Lewis deu um significado duplo e muito profundo ao seu logotipo. O sinal gráfico é o código de barras da mercadoria, e o acréscimo ao nome na forma da palavra sócios denota seu estatuto jurídico, uma vez que determinada parcela das ações é repartida entre os funcionários.
John Lewis Ltd é?
A rede de varejo John Lewis tem o status legal de um PLC, que significa Public Limited Company.
Qual fonte é John Lewis?
O logotipo da John Lewis usa uma fonte clássica e elegante sem serifa da categoria Gill Sans.
John Lewis é um PLC ou parceria?
O nome completo desta empresa é John Lewis Partnership PLC. Conclui-se que Parceria faz parte do nome e seu status legal é PLC.