JCPenney (JCP) é uma cadeia de lojas de departamentos de médio porte agora chamada Penney OpCo. É especializada na venda de utensílios domésticos do dia-a-dia, mas também possui departamentos com joias. A empresa também alugou instalações, por exemplo, para estúdios de retratos, óticas, etc. Anteriormente, seus pontos de venda estavam localizados no centro da cidade, mas agora a maioria deles está concentrada nos subúrbios. Além disso, a administração realiza um estudo aprofundado do tráfego de consumidores, abrindo lojas onde é mais rentável. Agora a rede tem 689 pontos de venda em Porto Rico e nos EUA (em 49 estados). A localização da loja central é Kemmerer (Wyoming). A empresa foi fundada em 1902. Seus fundadores são William H. McManus e James C. Penney, que dão nome à marca.
Significado e história
O futuro proprietário de uma cadeia de lojas de departamento começou o negócio de baixo para cima. Depois de deixar a escola, ele foi trabalhar na loja Golden Rule, de propriedade de Thomas Callahan e Guy Johnson. Na primavera de 1902, o jovem abriu seu próprio ponto de venda e participou da fundação de mais dois. O jovem empresário também comprou a parte integral de seus empregadores (Callahan e Johnson) quando eles encerraram sua parceria em 1907.
Em 1909, James C. Penney já trabalhava para sua própria empresa. Ele mudou sua sede para Salt Lake City, Utah, para ficar mais perto da ferrovia e dos bancos. Em 1912, ele já tinha 34 lojas em Rocky Mountain e, 12 meses depois, uniu todos os pontos de venda em uma única rede sob um emblema. A loja mãe foi aberta em 1904 em Kemmerer (Wyoming) e ainda existe. Durante esse período, mais de uma placa mudou em sua entrada, já que as lojas de departamentos tinham um total de 25 emblemas.
1902 – 1909
No início, um simples letreiro de loja servia como logotipo. Tem uma forma retangular, alongada horizontalmente. Ele contém o nome (A Regra de Ouro) e a localização do objeto (Kemmerer, Wyoming) em duas linhas. As duas últimas palavras estão a uma grande distância uma da outra. Em ambos os casos, são usadas fontes finas: na parte superior – com serifas, na parte inferior – cortadas. O texto é emoldurado em preto.
1909 – 1916
Em 1909, o quadro desapareceu. A frase superior ficou em negrito e a inferior, ao contrário, ficou fina e pequena. Informações adicionais apareceram na placa indicando o novo proprietário – J. C. Penney.
1916 – 1917
Seguiu-se uma tentativa de fugir ao design monótono do logotipo, para o qual os artistas adicionaram uma linha encaracolada de cor diferente, direcionada para baixo. A inscrição diz: “125 lojas ocupadas”. A linha superior recebeu um estilo cursivo com “Regra de Ouro” enfatizada, enquanto o artigo “O” foi movido para a esquerda e reduzido.
1917
Após o rebranding, o conteúdo do emblema mudou drasticamente. Está inscrito em letra cursiva semi-coesiva “J.C. Penney Co.”, e abaixo está a palavra “Incorporado”. O número “125” na terceira linha foi alterado para “175”.
1917 – 1920
Os designers continuaram a brincar com as fontes. Eles fizeram a linha de cima ousada, grande, contornada e levemente diagonal. Cada letra tem uma linha de borda fina, localizada não perto do preenchimento sólido preto. A fila do meio é pequena e está localizada entre duas pistas. A linha inferior foi movida para o canto direito. Agora diz “279 Lojas”.
1920 – 1929
Muitas informações adicionais apareceram no emblema, que foi colocado à direita e à esquerda da inscrição central, alinhado ao longo das bordas externas. Embora o estilo de design do logotipo tenha permanecido o mesmo, o texto tornou-se mais significativo. A parte cortada do nome também foi sublinhada, então “J.C.P” é meio que separado de “enney Co.”.
1926 – 1929
Até 1929, outro emblema era usado em paralelo. Não há sublinhado nele, todas as palavras estão exatamente. A abreviatura “J.C.P” está no tipo grande e ligeiramente alongado. O resto do nome é colocado aproximadamente no meio e começa sob a tampa “P”. O número de lojas na rede desapareceu.
1929 – 1933
Minimalismo é como você pode caracterizar o logotipo deste período. Os desenvolvedores sombrearam o retângulo com linhas finas e sólidas, deixando apenas a inscrição branca “J.C. Penney Company Inc.” Eles colocaram os pontos nas iniciais no meio entre as letras.
1933
Em 1933, o logotipo foi usado por um curto período com letras grandes e serifas finas. O fundo do retângulo ficou cinza sólido.
1933 – 1938
Após as alterações, o nome das lojas recebeu um estilo de escrita radicalmente diferente: em letras cortadas em caixa alta. Além disso, em “E”, os designers arredondaram e estenderam o traço do meio, para que ele cruze a linha vertical e saia pelos dois lados.
1934 – 1937
Este emblema tem um design incomum: os símbolos são redondos e em negrito, as palavras são escritas em uma mistura de letras minúsculas e maiúsculas. A parte superior e inferior do sinal são separadas por uma faixa branca sólida.
1935 – 1943
A identidade atualizada tornou-se mais simplificada: a inscrição é estrita, até geométrica. O retângulo de fundo é recolorido em preto. Tem a palavra “Penney’s” nela, denotando um número considerável de lojas que compõem a rede principal. Há um grande espaçamento de letras entre os caracteres, e eles próprios são decorados com grandes serifas.
1940 – 1949
Depois de experimentar ordenar o conteúdo do sinal, os desenvolvedores optaram pela opção “pinceladas”. Portanto, as bordas das letras estão rasgadas, com pequenas listras. O título está escrito descuidadamente, como se estivesse com pressa. O estilo não conservador indica a proximidade das lojas com as pessoas e sua acessibilidade a todos. Apenas a primeira letra da palavra “Penney’s” é maiúscula, as demais são minúsculas.
1949 – 1951
Apesar do estilo livre, a placa anterior era difícil de ler, então a administração decidiu mudar para um design estrito. Agora no emblema as letras são impressas, grandes, em negrito, próximas umas das outras.
1951 – 1963
O logotipo anterior é tirado em uma moldura preta, que destaca claramente o nome em um fundo branco. Na parte inferior da barra escura está a frase “Sempre Primeira Qualidade!”.
1963 – 1971
O nome da rede de negociação recebeu um design incomum. É feito com linhas largas, então parece que foi escrito à mão com uma caneta de pôster plana. A metade superior do “P” é de cor turquesa escura.
1969 – 2006
O redesenho foi feito pelo melhor artista gráfico italiano, Heinz Waibl. Ele ofereceu uma opção concisa, simples e visualmente compreensível. Para fazer isso, o artista removeu os pontos de separação após as abreviações do nome e conectou as letras. Acabou sendo inovador, porque o nome e o sobrenome do dono das lojas de departamentos permaneceram no lugar. Todos os símbolos são finos e alongados. E o desenvolvedor removeu o apóstrofo e “s”.
2000 – 2006
No ano 2000, o quadrado de fundo apareceu próximo à inscrição, pintado de vermelho. Chama bem a atenção o nome branco das lojas, que fica no centro em uma linha.
2006 – 2008
Os designers mudaram a fonte fina para negrito, mantendo o estilo principal do logotipo. Eles adicionaram um gradiente ao quadrado e uma onda que separa o tom claro do vermelho do escuro.
2008 – 2011
A base desapareceu: em vez de um quadrado, apareceu um fundo branco vazio com uma inscrição vermelha.
2011-2012
Este logotipo foi apresentado no 83º Oscar. Sua estrutura inclui novamente um quadrado vermelho, mas cobre apenas as três primeiras letras do nome – “jcp”, e o restante está localizado em um espaço em branco. Aliás, a fonte foi alterada de maiúscula para minúscula, o que parecia muito mais moderno para a administração.
2012 – 2013
Com o advento de um novo líder, o emblema foi corrigido. Um quadrado reapareceu nele. No entanto, desta vez é contornado: a linha vermelha contorna o espaço em branco. No canto superior esquerdo há outro quadrado – miniatura, azul. Indica o nome da rede de negociação. Os designers usaram a fonte Gotham em vez de Helvetica, mas mantiveram a ortografia em minúsculas.
maio a setembro de 2013
Experimentar o logotipo trouxe uma opção que os compradores não gostaram. Esta é uma inscrição simples em minúsculas com uma ampla divisão de letras, localizada em um fundo branco.
2013 – 2019
Tendo recebido ardente indignação dos consumidores, a empresa devolveu o antigo logotipo – 2008.
2019–presente
No final do outono de 2019, a rede de lojas JCPenney aprovou uma versão revisada de 2013, que já havia causado protestos entre os clientes. Os designers mudaram as três primeiras letras para maiúsculas e deixaram o resto para minúsculas. Ao mesmo tempo, a cadeia de lojas de departamentos entrou com pedido de falência devido à pandemia do COVID-19.
2019–presente
Tomando o antigo nome de Penney’s, a empresa fundou uma nova loja. Ele está localizado em Hurst, Texas e tem um conceito completamente diferente. Agora, o mesmo prédio também abriga uma barbearia, cafeterias, um estúdio de ioga, uma miniloja adicional do Dallas Cowboys e várias outras instalações. Isso influenciou seriamente o logotipo: ficou muito mais elegante. O título é escrito em letra cursiva, manuscrita e ascendente na diagonal. Em geral, parece uma assinatura pessoal.
Fonte e cores do logotipo
A evolução do logotipo desta marca passou por muitas modificações e passou de uma versão complexa para uma simples. Anteriormente, continha muitas informações e detalhes textuais, mas agora há apenas o nome real.
Algumas das fontes mais recentes do logotipo da JCPenney são Helvetica e Gotham. Nas primeiras versões, a fonte era larga, com serifas. Sutileza na escrita, ele apareceu no ano 1969. A paleta de cores é mais estável: todos os primeiros logotipos têm preto, os posteriores têm vermelho. Usado uma vez azul.