Jamiroquai Logo

Jamiroquai Logo

Jamiroquai é um grupo musical sediado em Londres que surgiu em 1992. No início de sua carreira, ela executou composições de acid-jazz e jazz-funk, e seu sensacional álbum Traveling Without Moving chegou ao Guinness World Records. Mas os músicos não param por aí. Eles dominaram outros gêneros, como reggae, disco, pop-funk e eletrônico.

Significado e história

Jamiroquai Simbolo

A maioria das capas de Jamiroquai apresenta o emblema original do Homem Buffalo. Ele apareceu em 1992, pouco antes do lançamento do single When You Gonna Learn. Acredita-se que o esboço do desenho foi inventado por Jason Kay, o vocalista e compositor. Este é o seu autorretrato com seu chapéu de chifre de búfalo que é sua assinatura.

Além disso, há um texto no logotipo – a inscrição “Jamiroquai”. A fonte única pertence a Jakub Degorski e tem o nome da banda. Consiste em letras minúsculas arredondadas.

Mas a tipografia nem sempre foi assim. No lançamento do single de estreia When You Gonna Learn (1992), a palavra é mais angular, com linhas finas. No disco promocional Everyday (1996), há estrelas acima do “i” em vez de pontos. Na capa de Funk Odyssey (2001), a fonte está esticada verticalmente.

A imagem do Homem Búfalo mudou de maneira semelhante. Sua aparência dependia totalmente do tema do álbum. Certa vez (para a composição Virtual Insanity de 1996) foi usado um emblema com o rótulo Ferrari, no centro do qual foi desenhado um homem com uma cabeça de bisão em vez de um cavalo. Foi assim que Jason Kay expressou seu amor por carros esportivos.

Fonte e cores do logotipo

Jamiroquai Emblema

O estilo do logotipo é minimalista. O principal elemento gráfico é Buffalo Man, um homem com chifres de bisão. O personagem não é detalhado – apenas uma silhueta monocromática é visível no desenho. Vem em preto ou branco dependendo do fundo.

O nome da banda funk está escrito na parte inferior. “J” parece uma letra minúscula, embora não haja nenhum ponto acima dele. A fonte é semelhante à escrita à mão, conforme indicado pelo traço de conexão entre “r” e “o”.