A Iowa State University é uma das universidades mais antigas dos Estados Unidos, localizada na região Centro-Oeste. Recebeu a mais alta qualificação educacional – R1, o que lhe confere o direito de se posicionar como uma universidade de doutorado com trabalho de pesquisa ativo. Sua estrutura inclui oito faculdades ministrando 100 programas de graduação, 112 programas de mestrado e 83 programas de doutorado. Também oferece educação profissional na área de medicina veterinária. Além disso, a universidade possui um departamento de esportes chamado Cyclones, que joga na primeira divisão da NCAA. Além disso, hoje é a terceira maior instituição educacional representada na conferência Big 12. O ano de sua abertura é 1858. Local: Ames, Iowa.
Significado e história
Antes de se tornar uma universidade de pleno direito, a instituição educacional se chamava Iowa Agricultural College and Model Farm. Foi esse nome que lhe foi dado na época de sua fundação em 1856, quando a Assembléia Geral de Iowa assinou a ordem correspondente. Mas a abertura oficial ocorreu apenas em 1858. Até aquela época, edifícios estavam sendo construídos no terreno da fazenda, cobrindo 648 hectares. Agora a universidade é uma infraestrutura desenvolvida com muitos edifícios, entre os quais existem até obras arquitetônicas e históricas.
Ao contrário da imprensa, o emblema universitário não possui elementos gráficos, portanto é textual e consiste apenas no nome da instituição de ensino superior. A inscrição ocupa duas linhas: na parte superior – “Estado de Iowa”, na parte inferior – “Universidade”. As palavras são digitadas em fonte serif maiúscula. Todos os símbolos estão localizados separadamente, com exceção de “V”. Ele está conectado aos sinais vizinhos – “I” e “E”.
Selo
O selo acadêmico tem formato redondo e vários anéis concêntricos de diferentes larguras. Por isso, parece um disco de vinil com trilhas sonoras e uma gravadora. No meio do letreiro da universidade há uma coroa de louros conectada na parte inferior. Tem seis folhas emparelhadas de cada lado e uma no topo. Envolve o lema, escrito em inglês – “Ciência com Prática”. Isto é seguido por cinco listras brancas finas, seguidas pelo nome abreviado da universidade e a frase “Of Science and Technology”. À direita e à esquerda estão separados por estrelas de cinco pontas. Inscrições internas com serifas, externas – cortadas.
Iowa State Cyclones Logo
O departamento de esportes da Iowa State University recebeu seu nome incomum em 1895, quando em uma das competições fora de casa derrotou os rivais com um placar de 36-0. No dia seguinte, o Chicago Tribune comparou os atletas de Iowa aos ciclones que assolavam o estado na época. Sob o signo pessoal da universidade, 16 equipes competem em 12 esportes. Eles fazem parte da Big 12 Conference e da NCAA Division I (futebol). Ao longo da longa história do clube, ele acumulou 16 logotipos.
1894
O emblema de estreia apresenta um monograma composto pelas primeiras letras das palavras “Iowa”, “College” e “Model”. Em suas tramas, também se adivinha “A”, que significa “Agricultural”. Os símbolos são feitos grandes, intimamente entrelaçados.
1894 – 1895
Quase imediatamente, o logotipo assumiu uma forma diferente, pois a primeira versão era completamente ilegível. Para deixar a inscrição clara, os designers separaram as letras, organizando-as uma a uma. Eles escolheram as abreviaturas “I”, “A” e “C”, derivadas da frase “Iowa Agricultural College”. Os sinais são simples, geométricos, picados, complementados com pontos no lado direito.
1896 – 1899
O emblema de texto com três letras maiúsculas pertence a este período: “I”, “S”, “C”. Esta é uma abreviação do novo nome da instituição educacional – “Iowa State College”. Leves arredondamentos nos cantos, que estavam presentes na versão anterior, os designers retiraram.
1900 – 1908
Após o redesenho, os atletas competiram sob um grande “A”. É único, sem molduras, decorações e acréscimos. Caracteriza-se por um topo plano, não pontiagudo e um corte diagonal das pernas, o que faz parecer que a letra está nas bordas internas.
1909
O departamento de esportes adotou um novo sinal – o clássico “A” em um fundo bordô com uma moldura dourada. Esta opção se parece com uma impressão.
1910 – 1929
A direção da universidade decidiu se afastar do tradicional vínculo “nome – universidade”. Aprovou um novo letreiro com a palavra “Ames”. O nome da cidade onde a Universidade Estadual de Iowa está localizada é colocado com um arco e digitado em fonte maiúscula com serifa. A forma das letras é estrita, geométrica.
1930 – 1941
O logotipo parece um monograma complexo. Consiste em uma abreviação do nome Iowa State College. Os símbolos estão tão entrelaçados que não fica claro qual letra vem primeiro. Portanto, os designers os fizeram diferentes em altura: o mais alto é “I”, o do meio é “S”, o menor é “C”.
1942 – 1947
As letras do logotipo são repintadas de dourado para bordô e colocadas contra o pano de fundo de um chifre. O estilo da inscrição é como em 1896.
1948 – 1956
As próximas mudanças afetaram tudo: os designers alongaram e repintaram o bocal, quase todas as letras foram abolidas, deixando apenas o “I” maiúsculo. É muito grande, em forma de coluna, com serifas retangulares.
1957 – 1959
A buzina e a letra foram substituídas pela familiar abreviatura “ISC”. Uma inscrição marrom de letras maiúsculas é colocada em um oval achatado dos lados.
1965 – 1977
Após uma longa pausa, o emblema recebeu uma grande mudança. Agora retrata um cardeal – o mascote das equipes. Está pintado na cor do mesmo nome (Cardeal). Um pássaro antropomórfico segura uma bandeira com o texto de contorno “ISC” em seu bico. Ela é determinada e se move para a esquerda.
1978 – 1983
Os artistas enobreceram e “com raiva” o talismã um pouco. O cardeal tem dentes cerrados, penas levantadas na cabeça e cauda eriçada. Botas amarelas apareceram nas patas e um grande “I” com um contorno preto apareceu no peito.
1984 – 1994
Os designers propuseram focar no nome do departamento de esportes e desenharam um redemoinho que simboliza um tornado, ecoando perfeitamente a palavra “Ciclones”. O sinal consiste em cinco fragmentos de diferentes comprimentos e a frase “Estado de Iowa” escrita em fonte arredondada.
1995 – 2006
O emblema mostra uma simbiose de um tornado e um cardeal. O punho direito do pássaro está cerrado e com a “mão” esquerda ele segura o nome do clube esportivo universitário. É pintado de branco e colocado na diagonal.
2007
A próxima reformulação trouxe um logotipo completamente diferente: nele, no fundo de um grande “I”, há uma inscrição em arco “Estado”. Todas as letras são maiúsculas, tridimensionais, assim como o caractere de fundo. Cada elemento é enquadrado em uma cor contrastante.
2008 – presente
Os desenvolvedores clarearam os tons de vermelho sem alterar mais nada.
Fonte e cores do logotipo
A identidade da Iowa State University é unida por uma paleta de cores comum, onde predomina o bordô. Caso contrário, os sinais são completamente diferentes em estilo, forma e componentes.
Dois tipos de fontes são usados nos logotipos: ITC Berkeley Old Style (grotesco) e Univers (serifado). De acordo com os regulamentos da universidade, eles vão bem um com o outro. As cores oficiais do emblema são o vermelho cardinal e o amarelo ouro. A universidade deles usa identidade visual em todos os signos.