Indiana University Logo

Indiana University Logo

A Universidade de Indiana não é uma universidade separada, mas todo um sistema de instituições educacionais. Inclui diversas instituições de ensino superior, cujos campi estão distribuídos geograficamente por todo o estado. Existem duas divisões principais em Bloomington e Indianápolis, sendo as outras sete regionais. A data de estabelecimento da IU é considerada 20 de janeiro de 1820, quando foi aprovada a lei de abertura do Seminário Estadual. Foi ela quem se tornou a base da Indiana University Bloomington.

Significado e história

Indiana University Simbolo

 

As primeiras menções da Universidade de Indiana datam de 1839. O nome foi alterado pelo primeiro presidente da universidade, o teólogo e acadêmico Andrew Wylie. Depois dele, seis padres se revezaram nesse cargo, até que o professor de biologia David Starr Jordan assumiu a liderança. Melhorou a imagem da universidade e resolveu o problema financeiro. Assim que Jordan se tornou presidente, ele teve que construir um novo campus nos arredores de Bloomington porque o antigo foi destruído pelo fogo.

O logotipo principal da universidade consiste em duas partes: um monograma e uma inscrição. Além disso, a combinação estilizada de letras “IU” parece um tridente. De acordo com outra versão, é semelhante ao Psi do alfabeto grego. A marca entrelaçada remonta a 1898 – pelo menos a versão mais antiga encontrada remonta a esse ano. Ela é destaque na revista Arbutus na seção de esportes e é assinada pelo autor: Claude McDonald Hamilton. Acontece que o famoso monograma foi criado por um estudante que recebeu uma educação econômica, combinando estudo com futebol e edição de Arbutus. Não se sabe se ele mesmo o inventou ou o espionou em algum lugar.

Evidências de arquivo sugerem que o tridente foi usado por equipes esportivas por muito tempo antes de se tornar parte do logotipo oficial da Universidade de Indiana. Em sua versão atual, contém “I” e “U” com grandes serifas retangulares, com as bordas inferiores do “U” à direita e à esquerda sendo cortadas. Anteriormente, as pontas eram iguais, para que o símbolo pudesse realmente ser confundido com a letra Psi.

O nome da universidade está localizado ao lado do monograma estilizado. Os designers fizeram preto para contrabalançar o ícone carmesim. As letras, assim como as IUs cruzadas, usam uma fonte serifada, mas aqui são finas e alongadas. Os traços principais e adicionais nas letras são contrastantes. A espessura variável das linhas dá às palavras uma dinâmica visual.

O logotipo é parte integrante da marca da Indiana University e é utilizado por todos os campi que estão localizados em diversas cidades do estado. Ele pode ser encontrado em materiais cerimoniais, documentos oficiais e papelaria.

Selo

Indiana University Seal Logo

No século 20, a IU começou a expandir ativamente e abrir filiais adicionais em outras cidades do estado. Agora são oito, e todos estão unidos por um sistema comum de identificação visual. Baseia-se no logotipo e na estampa, que apareceram em momentos diferentes. O principal símbolo visual da Universidade de Indiana é o tridente formado pelas letras “I” e “U”. As versões de estreia do monograma foram usadas apenas para fins esportivos. Mais tarde, este elemento gráfico foi combinado com a assinatura tradicional da instituição de ensino.

Tanto quanto sabemos pelos documentos de arquivo, o selo da universidade foi adotado em 1841. Naturalmente, evoluiu ao longo de um século e meio, mas mesmo na primeira versão havia a imagem de um livro aberto. Agora é um retângulo vertical com duas colunas de “linhas” improvisadas, que são feitas de tiras de diferentes comprimentos. Duas linhas paralelas são desenhadas ao longo dos lados para indicar as bordas das páginas.

Os pesquisadores sugerem que o livro no centro da imprensa é de natureza religiosa. Isso é confirmado pelas palavras de um dos presidentes da IU – William Daily. Falando em 1856, ele a chamou de bíblia divina e comparou os raios ao seu redor com a luz da verdade. Com o desenvolvimento da universidade, o significado dos signos gráficos mudou. Na interpretação moderna, o livro é a fonte de conhecimento que os alunos recebem. Ela destaca a importância de aprender e ensinar.

O sol, por sua vez, personifica a iluminação, um súbito conhecimento da verdade. Alternativamente, pode estar relacionado ao luminar retratado no selo do estado de Indiana. Esta versão é confirmada por uma alternância semelhante de feixes curtos e longos. O sol no selo da universidade não está nascendo – já está no zênite, porque a luz dele se espalha em todas as direções. Isso fala da maturidade e influência da instituição educacional. E também este símbolo se opõe à escuridão da ignorância, como o lema “Lux et Veritas”. A frase em latim escrita ao lado do livro expressa o objetivo principal da IU – transmitir conhecimento aos alunos para que eles possam vivenciar a verdade.

O livro, os raios e o lema são colocados em um círculo com uma moldura em forma de anel. Contém o seguinte texto: “INDIANENSIS UNIVERSITATIS SIGILLUM”. É separado por duas estrelas de cinco pontas do número romano “MDCCCXX”, que traduzido em algarismos arábicos significa “1820” – o ano em que a universidade foi fundada.

O selo da Universidade de Indiana é usado apenas em circunstâncias excepcionais. Por exemplo, em documentos oficiais (acordos, diplomas) ou durante eventos de nível histórico. É controlado pelo presidente, que decide se o símbolo pode ser reproduzido em diferentes mídias.

Indiana University Logo

Indiana Hoosiers Logo Historia

Indiana Hoosiers é o programa de esportes da Indiana University Bloomington. Suas equipes participam de vinte e quatro esportes da NCAA Division I e fazem parte da Big Ten Conference desde 1899. As cores oficiais da universidade são creme e carmesim escuro. Não há mascote como tal: pelo menos o apelido Hoosiers não está associado a ele. Esta palavra tem sido usada há muito tempo para se referir aos habitantes do estado de Indiana – tanto aborígenes quanto pessoas modernas.

O monograma, que serviu de protótipo para o atual emblema do Indiana Hoosiers, é a marca registrada da Indiana University Bloomington há mais de um século. Sua versão mais antiga é apresentada em Arbutus 1898 sob Atletismo. O desenho é assinado com o nome de Claude McDonald Hamilton. Ele é um ex-aluno da universidade, editor da Arbutus e membro do time de futebol da IU. É verdade que não se sabe se ele mesmo criou o monograma ou o copiou de outra fonte.

1976 – 1981

Indiana Hoosiers Logo 1976-1981

O emblema, aprovado em 1976, parece um tridente. É composto pelas letras “I” e “U” com grandes serifas retangulares. O “I” na parte inferior cruza com o “U”, dividindo-o em dois fragmentos iguais.

1982 – 2001

Indiana Hoosiers Logo 1982-2001

No início dos anos 1980. os artistas delineavam as letras acrescentando largas linhas pretas. Como resultado, eles conseguiram tornar a imagem tridimensional, mas por causa disso, o monograma deixou de parecer um único símbolo.

2002 – presente

Indiana Hoosiers Logo 2002-presente

Outro redesenho foi associado a uma mudança no esquema de cores da Indiana University Bloomington. Por muito tempo incluiu tons simples de branco e vermelho, mas em 2002 a universidade voltou aos tons de creme e framboesa. Depois disso, a direção da instituição de ensino recorreu ao designer Michael-Osborne para modernizar o logotipo de acordo com suas instruções. Um pouco mais tarde, o desenho foi finalizado por Paul Kagiwada – ele simplificou o monograma, dando-lhe uma aparência clara e limpa.

As marcas registradas da Indiana University Bloomington e Indiana Hoosiers são as mesmas. De fato, as equipes esportivas pegaram emprestado o emblema de sua universidade, sem alterar nada nele. Ao longo das décadas, os desenvolvedores experimentaram várias vezes a largura e a cor das linhas, mas a estrutura básica permaneceu a mesma: no centro estavam as letras conectadas “I” e “U”.

Esse compromisso com a tradição faz com que alunos e funcionários da instituição acreditem que o logotipo seja impecável. Não há elementos adicionais, porque a universidade não possui um mascote que possa ser retratado ao lado do monograma.

O Indiana Hoosiers ficou famoso por seu programa de basquete, que em 2018 foi reconhecido como o segundo mais importante dos Estados Unidos. Na temporada 1975-1976. A equipe masculina ficou em primeiro lugar no Torneio da I Divisão Masculina da NCAA. Além disso, ela conquistou 66 vitórias no Torneio da NCAA e 22 no Big Ten Conference Championships. O sucesso da equipe feminina também é impressionante: as jogadoras de basquete conseguiram vencer o Torneio Nacional de Convite Feminino e o Torneio Big Ten.

O time de beisebol competiu em oito torneios da NCAA, incluindo uma aparição única no College World Series. Ao mesmo tempo, ela se tornou a vencedora de sete campeonatos regulares.

O time de futebol Indiana Hoosiers apareceu em 1884. Durante sua existência, ganhou o Campeonato Big Ten duas vezes: em 1945 e 1967. Além disso, os jogadores de futebol participaram do Rose Bowl de 1968 e outros jogos semelhantes.

Futebol – Este é um dos maiores programas da história da competição esportiva intercolegial. Foi lançado em 1973 e durante este tempo conseguiu vencer a concorrência em muitos jogos de futebol. A equipe masculina recebeu 52 prêmios All-America, 11 torneios Big Ten e 8 torneios de futebol masculino da NCAA Division I.

A equipe de hóquei Indiana Hoosiers participa da Central States Collegiate Hockey League (Divisão I) desde 2010. Ela teve um bom desempenho nos campeonatos GMHL, MCHL e Big Ten Hockey League. Seus jogos em casa acontecem na arena Frank Southern.

Fonte e cores do logotipo

Indiana University Emblema

Existem muitos elementos simbólicos na imprensa de uma instituição de ensino, e todos eles, de uma forma ou de outra, estão associados à luz. É mencionado no lema “Lux et Veritas” e é encarnado como um sol com 48 raios na forma de cristais de quartzo facetados. O livro, por sua vez, simboliza a saída das trevas da ignorância para a luz da verdade.

Ao mesmo tempo, o sinal mais reconhecível da Universidade de Indiana é o tridente, que apareceu no século retrasado. Esta figura aparentemente simples consiste nas letras “I” e “U”. Mas há muito mais sentido nisso do que em um monograma comum. Ela se tornou um símbolo poderoso e icônico que é familiar para quase todos os residentes do Centro-Oeste dos Estados Unidos. É usado por campi acadêmicos, organizações estudantis e equipes esportivas, e é destaque em lembranças e roupas. Assim, o tridente pode ser considerado uma espécie de cartão de visita da universidade.

O “IU” no monograma é uma reminiscência daqueles na fonte Hoosier Bold. Eles são semelhantes principalmente em seus traços largos e serifas retangulares. E também ali, e ali as partes inferiores do “U” são cortadas em um ângulo de 45 graus. O nome da universidade no logotipo é um tipo de letra antigo semelhante ao Telemaque FY Medium da FONTYOU ou ao Bodoni Serial Medium da SoftMaker. Apenas o “N” não tem serifa superior esquerda. A fonte do texto no selo é negrito sem serifa.

Indiana University Simbolo

As principais cores da Universidade de Indiana desde 1888 são o carmesim (# 990000) e o creme (#EDEBEB). Mas agora apenas o primeiro deles é usado e o segundo não aparece em nenhum lugar. Esqueceram porque não se reproduz bem. Na identidade da marca, o tom de vermelho é combinado com o branco, embora em casos excepcionais a estampa e o logotipo possam ser simplesmente preto e branco.