I Love New York é um verso de uma música que se tornou um slogan e logotipo patriótico. É usado como elemento de marketing para atrair turistas. Hoje, essa placa é considerada o slogan oficial da cidade e do estado. Foi usado pela primeira vez por Wells Rich Greene, um estúdio de publicidade dirigido por Mary Wells Lawrence. Isso foi em 1977. Mas ela não é a autora, mas Milton Glaser, um designer gráfico que pintou um protótipo do logotipo um ano antes em um pedaço de papel em um táxi. Agora é uma marca registrada separada de propriedade do Departamento de Desenvolvimento Econômico do Estado de Nova York. O símbolo original é mantido em Manhattan: está no Museu de Arte Moderna. A música de onde a frase é tirada é escrita por Steve Karmen. Ele o apresentou ao Estado.
Significado e história
Este emblema tornou-se tão popular que pode ser visto em todos os lugares: em cartazes publicitários, folhetos, brochuras, canecas, bandeiras, camisetas, bonés de beisebol e muitos outros tipos de lembranças. Além disso, o logotipo existe em grandes e pequenas instalações espalhadas pelo estado de Nova York. Ele tinha um enorme exército de seguidores, então emblemas semelhantes (mas com nomes diferentes de pontos administrativos) podem ser vistos em qualquer lugar do mundo.
Tudo começou com uma promoção organizada pelo Departamento de Comércio regional. Foi anunciado por William S. Doyle, contratando a agência de marketing Wells Rich Greene. O artista gráfico Milton Glaser também esteve envolvido no processo. O esboço original apareceu espontaneamente – durante uma corrida de táxi. O autor assumiu que esta era uma campanha de curto prazo por alguns meses, então ele fez o trabalho de forma voluntária. Mas o ícone inovador foi tão amado que se transformou em uma marca independente e se tornou um símbolo integral da cidade de Nova York. Um esboço conceitual, juntamente com materiais de apresentação, foram transferidos para o Museu de Arte Moderna, onde ainda estão guardados.
A segunda onda de popularidade do ícone com uma declaração de amor por Nova York ocorreu após os trágicos acontecimentos de 11 de setembro de 2001. Então, em solidariedade às vítimas, os americanos começaram a comprar e usar roupas com o logotipo I Love New York para expressar seu apoio. Durante este período, Glaser modificou ligeiramente o logotipo, pintando uma pequena mancha preta no coração vermelho – um símbolo de tristeza. Correspondia à localização cartográfica do shopping destruído na zona baixa da ilha de Manhattan. O logotipo foi apresentado em um pôster e impresso no jornal local Daily News, que arrecadou fundos para apoiar as vítimas dos ataques.
O emblema consiste em uma letra abreviada que simboliza o afeto pela cidade e evoca um sentimento de unidade entre os habitantes da metrópole. O ícone mostra a letra “I”, um coração vermelho, como está pintado em cartões postais com cupido, e a abreviatura “NY”, formada a partir da frase “New York”. Inicialmente, todos os elementos estavam localizados em uma linha, mas depois foram divididos em duas. Agora cada signo é colocado proporcionalmente acima do outro. As letras são grossas, grandes, decoradas com grandes serifas, alongadas horizontalmente.
Fonte e cores do logotipo
O logotipo é escrito em American Typewriter Medium – liso e arredondado nas partes salientes das letras. Seus autores são os designers Joel Kaden e Tony Stan. A fonte apareceu pela primeira vez no ITC.
A paleta oficial é discreta, com destaque para o coração, que substitui a palavra “amor”. É o único pintado em vermelho brilhante. O resto dos sinais são pretos. O fundo é geralmente neutro – branco.