A franquia de mídia Hunter x Hunter é dedicada a um universo fictício onde humanos e animais mágicos vivem. É baseado no enredo do mangá de mesmo nome, que surgiu em 1998 e ainda está sendo publicado. Todos os capítulos são de autoria de Yoshihiro Togashi, mais conhecido por seus trabalhos anteriores Nível E e YuYu Hakusho. Os primeiros 17 volumes foram filmados pela Nippon Animation. A transmissão da série começou em 2001, e em 2011 ocorreu a estreia do remake. Foi filmado por um dos mais famosos estúdios japoneses Madhouse. O mangá foi posteriormente adaptado para dois filmes de animação. Além disso, videogames, apresentações teatrais e musicais foram criados com base em Hunter x Hunter. Fãs particularmente fervorosos podem comprar lembranças: estatuetas de personagens e coisas com o logotipo da franquia de mídia.
Significado e história
Yoshihiro Togashi gostava de colecionar, então por muito tempo ele quis usar a palavra “Hunter” no final do nome do mangá (que significa “caçador de alguma coisa”). Ele cunhou a frase “Hunter x Hunter” quando assistia ao programa de variedades japonês Downtown no Gaki no Tsukai ya Arahende !!, no qual as mesmas frases eram repetidas duas vezes por diversão.
Ainda não está totalmente claro o que o autor quis dizer com o sinal “x”. Algumas pessoas pensam que se trata apenas de uma letra do alfabeto inglês, o que significa que deve ser pronunciada como “ex”. Outros ignoram completamente o “x” ao ler o nome de um mangá ou anime. Outros ainda substituem o símbolo incompreensível pelas palavras “a favor” (“por”) ou “contra” (“contra”), porque o enredo se concentra em batalhas entre caçadores. Os fãs do Rational Hunter x Hunter pensam que o “x” nada mais é do que um elemento decorativo. Eles o vêem não como uma letra, mas como um sinal matemático de multiplicação. Se esta versão for verdadeira, a pronúncia de “Hunter-Hunter” (sem o “x”) é totalmente justificada.
O nome com a palavra duplicada tornou-se a base para ambos os logotipos. Além disso, o designer brincou de forma interessante com o símbolo “x”, dividindo com sua ajuda duas partes da inscrição espelhada.
1998 – presente
Os capítulos iniciais do mangá foram publicados em 1998. Ao mesmo tempo, um emblema colorido apareceu, que no futuro enfeitou a capa do primeiro volume do tankobon e foi usado na série de anime. Ainda hoje é relevante, porque a história ainda não acabou e os quadrinhos continuam aparecendo, embora com longas interrupções.
O logotipo consiste em duas palavras “HUNTER” escritas em negrito sem serifa. A linha superior é colorida de forma desigual: um “H” verde escuro é combinado com “U”, “N”, “T”, “E” e “R” amarelo-limão. Nesse caso, o traço vertical esquerdo de “H” é mais longo que o direito e ultrapassa a borda da inscrição.
A palavra “HUNTER” na segunda linha parece ainda mais incomum. O designer o posicionou de forma que se assemelhe a uma imagem espelhada. Ou seja, cada letra permanece em seu lugar (a sequência é preservada), mas é virada de cabeça para baixo. Apenas verde escuro é usado para esta inscrição. Entre as duas metades do logotipo está uma placa retangular preta com hieróglifos brancos. Está riscado com uma cruz vermelha, que consiste em largas linhas diagonais. Foi assim que o autor brincou com o “x” em nome de Hunter x Hunter.
2011 – 2014
De 2011 a 2014, um remake da primeira série de anime foi lançado na Nippon TV. Um novo logotipo foi criado para ele, semelhante em estrutura ao anterior. Os designers mantiveram a forma e a disposição dos elementos, mas mudaram o esquema de cores. As letras têm contornos bordô em forma de moldura, dobrada em estrias peculiares. O interior da primeira palavra estava completamente branco. Um gradiente laranja-vermelho foi usado para o ponto de cabeça para baixo, e isso criou contraste. E o “x” no meio ficou azul esverdeado e adquiriu um fino contorno dourado.
Fonte e cores do logotipo
O logotipo da franquia de mídia Hunter x Hunter brinca com seu nome. Obviamente, “x” não é apenas uma letra ou um sinal de multiplicação. Muito provavelmente, isso implica uma forma indefinida de interação, ou seja, “x” denota uma relação entre caçadores, que é direcionada em ambas as direções. Neste caso, é compreensível porque este é o elemento central do emblema.
A palavra repetitiva também não passou despercebida pelos designers. A inscrição é composta de forma que cada letra tenha sua própria imagem no espelho. Eles são todos simétricos, exceto o “H” superior com diferentes comprimentos de linhas verticais.
A fonte do logotipo Hunter x Hunter lembra vagamente Arial Black, mas não são iguais. Há uma diferença notável no comprimento e na espessura dos traços, na forma das letras e no tamanho dos espaços entre as letras. Pode-se argumentar inequivocamente que os desenvolvedores usaram uma sans serif em negrito com cantos ligeiramente arredondados.
Na primeira versão, a inscrição parece muito colorida: tem muito verde, que é complementado por amarelo, vermelho, preto e branco. O logotipo do remake da série não é tão brilhante, embora tenha um gradiente. A base de sua paleta é bordô, branco, laranja, vermelho, turquesa e preto.