A infame empresa Herbalife foi processada muitas vezes, mas isso não a impediu de expandir sua presença no exterior e se tornar a empresa privada que mais cresce nos Estados Unidos. Ela geralmente era responsabilizada pela manipulação de dinheiro e por enganar os compradores. Este último deve-se ao facto de os produtos da empresa serem publicitados como medicinais, embora na realidade não tenham propriedades medicinais. A gama inclui misturas desportivas de hidratação, vitaminas, barras de proteína e batidos de emagrecimento. Eles são distribuídos por uma rede de distribuidores contratados, razão pela qual a organização tem sido repetidamente acusada de criar uma pirâmide financeira.
Significado e história
O primeiro produto Herbalife chamava-se Fórmula 1. Era uma bebida de soja substituta de refeição que Mark R. Hughes distribuía nas ruas. O criador do produto para perda de peso alegou tê-lo desenvolvido por causa do vício insalubre da mãe em perder peso. Como resultado de dietas exaustivas, sua mãe morreu e Mark decidiu ajudar outras pessoas com um problema semelhante. A Fórmula 1 surgiu em 1980 e ainda é líder em vendas.
A maioria das formulações da Herbalife contém ingredientes à base de plantas. Os extratos mais usados são mirtilo, brócolis, camomila e guaraná. Antes de chegar à produção, as matérias-primas passam por testes obrigatórios. A naturalidade dos produtos se reflete no logotipo da empresa, que retrata um trevo de três folhas verde.
1980 – 2018
O logotipo inicial continha a palavra verde escuro “HERBALIFE” com grandes serifas triangulares. O traço cruzado da letra “A” foi suavemente curvado. O mesmo vale para a perna direita “R”, só que estendida para baixo e projetada além da linha. As linhas sinuosas eram como brotos de grama. Acima da inscrição havia outro símbolo de planta – um trevo de três folhas em um círculo branco com um amplo contorno verde. O anel emoldurava três elipses afiadas.
2018 – presente
Em 2018, a empresa de suplementos nutricionais mudou seu nome para Herbalife Nutrition Ltd. e ao mesmo tempo atualizou o logotipo. O gráfico do trevo foi movido para a esquerda para dar espaço à inscrição. Assim, a frase “HERBALIFE NUTRITION” está localizada à direita e está dividida em duas linhas. A primeira palavra é preta e a segunda é verde, assim como o padrão no anel. As letras não têm serifas; todos os traços têm aproximadamente a mesma espessura.
Fonte e cores do logotipo
Até onde sabemos, apenas o trevo de quatro folhas pressagia boa sorte, e o trevo é considerado o símbolo da Irlanda. Mas a Herbalife claramente não a estava usando por causa de sua conexão com um país europeu. No caso dela, isso nada mais é do que uma tentativa de refletir a composição natural de produtos feitos a partir de extratos vegetais.
A versão inicial do logotipo parecia incomum graças a um tipo de letra com serifas triangulares e linhas curvas. Em seguida, os designers mudaram para um grotesco ousado – Helvetica Neue 55 Roman. Esta é a espinha dorsal da tipografia corporativa. Todas as letras na inscrição são maiúsculas, negrito e de baixo contraste.
O anel de trevo e a palavra HERBALIFE são verdes claros (# 7BC143) e NUTRITION é preto (# 000000). O primeiro sinal gráfico era completamente verde escuro (# 387C2B), que indicava a origem natural dos componentes do suplemento alimentar. Além disso, o verde está associado à saúde, bem-estar, meio ambiente e paz de espírito.