Significado e história
O logotipo de estreia do futuro gigante industrial era um leão deitado no fundo de uma roda dentada. Esta versão foi usada até 1907, quando surgiu a ideia de um oval vermelho geometricamente claro. Em 1920, foi adicionado o nome da empresa, que consiste no sobrenome do fundador.
Uma revisão radical do design remonta a 2002, quando a corporação fez um rebranding total. A próxima mudança aconteceu em 2011.
1920 – 1950
O logotipo de estreia consistia em três partes iguais: a primeira é o nome, a segunda é uma elipse e a terceira é um retângulo. O elemento central era o texto. A palavra “Henkel” foi escrita em letras alongadas do tipo grotesco. O tamanho de suas linhas correspondia exatamente à largura da moldura oval. O fundo principal era um retângulo verde semelhante a um rótulo.
1950 – 1954
Em 1950, os donos da marca abandonaram o retângulo. Portanto, os designers deixaram no emblema apenas a parte central – uma oval vermelha com debrum e uma inscrição interna.
1954 – 1959
O próximo redesenho trouxe pequenas mudanças. Os desenvolvedores achataram a elipse nas laterais e deram-lhe uma forma arredondada, e a palavra “Henkel” foi reduzida, deixando muito espaço desperdiçado ao redor.
1959 – 1965
Após a renovação de 1959, a inscrição no emblema tornou-se maior e a oval tornou-se mais alongada.
1965 – 1985
Durante este período, ocorreu uma transformação significativa do logotipo, à medida que os designers alongaram a oval, adicionaram duas listras de borda a ela e mudaram a fonte da inscrição.
1985 – presente
A versão atual do logotipo parece o oposto de todas as versões anteriores. Para fazer isso, os desenvolvedores apenas trocaram as cores: o vermelho ficou branco e vice-versa. Eles também removeram a borda dupla e desenharam uma faixa larga ao redor da oval.
Fonte e cores do logotipo
O rótulo atual da empresa mundialmente famosa surgiu em 2011 e ainda não foi modernizado. É um oval claro, delineado ao longo do contorno por uma faixa vermelha brilhante. O nome da empresa está pintado na mesma cor, que fica dentro da elipse sobre um fundo claro.
A ideia básica do logotipo é modernidade, relevância, novidade. Portanto, possui um alcance visual simples, um esquema de cores dinâmico, uma referência clara à pureza. As fontes são simples, sem serifa, o que confere à palavra a clareza e estabilidade necessárias.