Hoje, provavelmente, não há pessoa no mundo civilizado que não saiba quem é Harry Potter. O nome desse personagem fictício sacudiu os lábios em 1997, quando o primeiro livro da escritora inglesa Joan Rowling sobre uma escola incomum de magia, seus professores e alunos ficou fora de catálogo. Agora, a imagem do garoto de óculos e com uma varinha mágica na mão, bem como a grafia incomum de seu nome, é tão reconhecível quanto, por exemplo, o logotipo do McDonald’s ou da Adidas.
Significado e História
O primeiro livro de Harry Potter foi publicado em 26 de julho de 1997. Como a própria Rowling mais tarde admitiu, ela ofereceu o manuscrito a muitos editores por vários anos, mas foi recusada em todos os lugares. A história de mágicos e heróis estranhos parecia desinteressante para o leitor.
Mas após o lançamento da primeira parte, o livro imediatamente se tornou um best-seller. Até o momento, 7 livros foram lançados e 10 filmes de Potteriana foram filmados (8 para livros, mais spin-offs e uma sequência). Livros e filmes foram traduzidos para 80 idiomas, quase 700 milhões de cópias foram vendidas – este é o trabalho literário mais lido na história. O número de visualizações de filmes não pode ser calculado exatamente – nas salas de cinema, as bilheterias são de quase US $ 2 bilhões.
A marca registrada de Harry Potter foi patenteada em 1997 para cobrir o livro. A autoria, infelizmente, não está indicada.
1997-presente
Na primeira edição em inglês, o nome foi feito em uma apresentação bastante minimalista – o nome do herói, escrito na fonte gótica Cochin Bold com um pequeno arranjo gradual de letras.
Após o primeiro sucesso na Europa, o livro foi republicado nos EUA – em seguida, apareceu uma grafia especial da letra P – um raio em zigue-zague foi adicionado abaixo, simbolizando o poder mágico que emana da varinha mágica. Outra associação é a cicatriz na testa de Harry Potter, que ele recebeu aos 1 anos de idade pelas mãos do mágico das trevas Volan de Mort. A cor das letras no logotipo é preta.
Um emblema curto foi criado ao mesmo tempo. Consistindo nas letras reconhecíveis H e P, cercadas por uma forma oval descontínua e uma bola voadora com asas. Tudo feito na cor ouro.
2001-2002
Em 2001, com o lançamento do primeiro filme, o logotipo mudou de cor para dourado com sombras que criam a impressão de volume. O efeito da folha triturada também é usado.
2004-2011
O logotipo novamente mudou de cor – para cinza-prateado com um tom preto colocado aleatoriamente. Isso deu às palavras um mistério especial, misterioso e enfatizou a atmosfera sombria do que está acontecendo na 3ª parte do filme. Esta decisão foi tomada pelo seu diretor Alfonso Cuaron. O símbolo TM foi adicionado no canto inferior direito – um sinal de que a marca registrada está oficialmente registrada e protegida. Posteriormente, toda a filmografia de Potteriana foi realizada com esse logotipo.
Fonte e cores do logotipo
Desde 2011, as cartas mudaram novamente a cor e uma pequena proporção delas. Atualmente, as letras brancas são sobre fundo preto e também pode ser usada grafia em preto, branco, amarelo, ouro e prata. Como disseram os proprietários das etiquetas, o esquema de cores não é uma parte exclusiva do logotipo. A fonte de Cochin Bold foi ligeiramente alterada – as letras ficaram um pouco mais largas, os cantos afiados foram suavizados – desde então, recebeu o nome individual Harry Potter.
O logotipo de Harry Potter permanecerá para sempre na história em sua ortografia única, e o autor dos livros promete outras 5 partes.
As letras de Harry Potter parecem reconhecíveis. Os designers usaram serifas longas e curvas, traços quebrados e letras saltando para transmitir o clima do mundo mágico. A fonte personalizada apresenta um “t” superior triangular, um “P” maiúsculo com zíper em zigue-zague e um “H” assimétrico com linhas verticais que lembram colunas de alturas variadas.
Agora, um logotipo simples em preto e branco é usado, embora antes houvesse versões mais brilhantes: a inscrição era estilizada primeiro em ouro e depois em prata. Os designers tentaram transmitir o brilho e a textura de materiais preciosos usando um gradiente. Mas a imitação do metal não se enraizou e os desenvolvedores voltaram para a versão em preto e branco.