Grifinória é uma das quatro casas de Hogwarts onde jovens bruxos vivem e estudam. Este é um tipo de comunidade para onde as crianças vão quando entram na escola. Em qual corpo docente o novo aluno será admitido é decidido pelo Chapéu Seletor – uma relíquia de Godric Gryffindor. Acredita-se que cada casa tenha traços de caráter próprios, aprovados por seu fundador. Por exemplo, para a Grifinória, são masculinidade, devoção, coragem e força. As qualidades listadas estão incorporadas na imagem de um leão – o principal símbolo do corpo docente.
Significado e história
De acordo com o enredo da franquia de mídia Harry Potter, a Grifinória foi fundada junto com o resto das casas na Idade Média profunda, quando quatro amigos poderosos decidiram ensinar artes mágicas às crianças. Seu criador direto é Godric Gryffindor, que queria que até mesmo os bruxos não-puro-sangue entrassem na escola. Devido à diferença de pontos de vista, ele se desentendeu com Salazar Slytherin. Outros fundadores também tiveram divergências, o que no futuro afetou a relação entre as faculdades. O espírito competitivo é exacerbado pelo fato de que os alunos competem pelo prêmio anual da Copa das Casas. É concedido à comunidade com mais pontos durante os estudos.
As casas têm uma divisão clara: cada uma delas tem seu próprio dormitório com sala de estar e seu próprio horário de aulas. Além disso, eles podem ser distinguidos por seu sistema simbólico tradicional. As cores oficiais da Grifinória são ouro e vermelho, o que se reflete literalmente em tudo, desde designs de salas de estar até roupas de escola e crachás para alunos.
Grifinória tem um fantasma de Nick Quase sem Cabeça: pelo que sabemos, ele tinha muito medo da morte, então ele decidiu passar toda a sua vida após a morte na Torre da Grifinória. Outro mascote do corpo docente é o leão – um animal valente e forte que representa as melhores qualidades dos alunos. Este nobre predador é apresentado no logotipo: ele segura uma pata levantada, como se estivesse fazendo um juramento de lealdade. Os artistas tornaram o desenho bastante realista. Eles prestaram atenção aos detalhes, detalhando os elementos de crina, pele e cabeça. Graças à combinação de vários tons, a imagem ficou tridimensional.
O leão tem um fundo vermelho, mas a base não é uniformemente colorida – ele é contornado com linhas irregulares que lembram línguas de fogo. E isso não é uma coincidência. É assim que os designers brincaram com o fato de a Grifinória pertencer ao elemento fogo. O relacionamento deles é evidenciado pela natureza irrestrita e irascível dos alunos que ingressam no corpo docente vermelho e dourado.
O leão é representado dentro do escudo heráldico porque o logotipo representa o brasão oficial da casa. O formato da orla é ondulado: as bordas cinza, apesar de seu design “metálico”, parecem um pergaminho com cantos enrolados. Este motivo é freqüentemente encontrado em artes decorativas e arquitetura. É chamado de cartucho e possui diversas variedades surgidas durante o período barroco. A moldura do escudo no logotipo da Grifinória é estilizada como um elemento forjado. Brilha nas bordas, principalmente nas dobras, e aparece tridimensional devido à combinação de tons escuros e claros.
O emblema do corpo docente reflete em certa medida seu nome, embora a conexão entre eles não seja óbvia. Existe uma teoria de que a palavra “Grifinória” vem do nome da criatura mitológica Griffin. De acordo com as ideias antigas e medievais, esses animais têm cabeça e asas de águia, e seu corpo, cauda e patas traseiras são semelhantes aos de um leão. Os grifos são freqüentemente encontrados nos brasões de diferentes cidades. Nas tradições heráldicas, eles simbolizam força, velocidade, poder e força, o que corresponde parcialmente aos traços de caráter de Godric Gryffindor.
Traduzida do francês, a palavra “Griffe” significa “garra”, ou seja, mesmo aqui associações semânticas com leões podem ser rastreadas. Quanto à última parte do nome do corpo docente (“ou”), pode ser associada a tinturas heráldicas. Estamos falando de tintas que são usadas para pintar brasões. “Ou” é folheado a ouro. É assim que todos os tons de amarelo são denotados.
Fonte e cores do logotipo
A falta de inscrições no logotipo da Grifinória é compensada pela imagem brilhante de um leão contra o fundo do escudo. Os artistas escolheram as cores principais da casa – dourado e vermelho – para a decoração do desenho, apresentando-as em várias cores. Coincidentemente, essa é a base da paleta heráldica junto com a cor branco / prata. Mas quase não há branco no brasão do corpo docente. Os designers tornaram a moldura larga em cinza e para torná-la mais volumosa, eles misturaram tons escuros e claros.