Grey’s Anatomy tem muitos fãs porque estreou em 2005 e ainda não terminou. É assistido por milhões de telespectadores, com pessoas de 18 a 49 anos sendo o principal grupo demográfico. Este é um típico programa de TV médico, visto que a ação se passa em um hospital. O enredo é construído em torno da vida do pessoal médico e fala sobre o trabalho de cirurgiões-internos, que aos poucos vão se tornando médicos. Uma temporada – um ano acadêmico.
Significado e história
Grey’s Anatomy teve altas classificações desde sua estreia. Apesar de sua orientação de gênero, ele não se concentra nos problemas de ética médica. Revela aspectos completamente diferentes que dizem respeito às relações em equipa, ao crescimento profissional e às situações do quotidiano.
Os criadores da série de televisão abordaram de forma muito responsável a questão dos nomes. Eles pegaram emprestado o nome da famosa obra científica Grey’s Anatomy, relacionando-o tanto com o tema hospitalar quanto com o nome da personagem principal Meredith Gray. Assim, o livro didático de anatomia, escrito pelo jovem cirurgião Henry Gray em meados do século XIX, tornou-se famoso fora do público estudantil. É verdade que muitos telespectadores não estão cientes da verdadeira origem do nome.
A frase “GREY’S ANATOMY” consta do logo principal da série. Os designers fizeram as letras pretas e grandes para que possam ser vistas em cartazes publicitários. A fonte é grotesca em negrito, alongada verticalmente. A primeira palavra está levemente elevada porque há uma linha vermelha em negrito abaixo dela. A largura do sublinhado é a mesma largura da maioria dos traços nas letras. As letras parecem envelhecidas devido a manchas brancas e arranhões. Às vezes, o texto é complementado com um emblema representando uma cidade distante no horizonte.
As introduções dos episódios usam uma versão diferente do logotipo – mais fino e mais preciso. Os designers escolheram uma fonte serifada para a frase “ANATOMIA DE CINZA” e aumentaram o primeiro “G” e “A”, embora todas as letras sejam maiúsculas. Ambas as palavras estão na mesma linha. Eles estão imprensados entre duas longas linhas horizontais.
O logotipo da série retrata os edifícios mais altos de Seattle, pois, de acordo com o enredo, o hospital está localizado nesta cidade. Os artistas tomaram como base o famoso horizonte, que é visível da colina do Parque Kerry. O centro da composição é a famosa torre de observação Space Needle. O arranha-céu de 55 andares, anteriormente conhecido como Washington Mutual Tower, e o Columbia Center de 76 andares também são facilmente reconhecíveis pelos contornos. Todos os edifícios não são detalhados, mas delineados ao longo do contorno com uma linha preta comum.
Fonte e cores do logotipo
O logotipo usado nos cartazes publicitários é em negrito, tipo sans serif, com aproximadamente a mesma espessura de traço. Assemelha-se ao Helvetica Ultra Compressed. As letras têm uma forma desproporcional: são comprimidas nas bordas e alongadas para cima. A marca nominativa para os protetores de tela é feita em um estilo diferente. Os designers escolheram para ele uma fina fonte antiga de Cheltenham, criada no final do século XIX.
A identidade de Grey’s Anatomy é dominada pelo preto. Em um dos logotipos, ele é envelhecido com manchas brancas e complementado por uma tonalidade vermelha brilhante (# EF0000). Esse contraste fica bem em um fundo branco ou claro, especialmente em pôsteres de publicidade, e chama a atenção para o título da série.