The Grateful Dead começou na década de 1960, quando o rock psicodélico começou a surgir na América. As atuações desse grupo são reconhecidas como cult, pois os músicos foram os primeiros a usar efeitos visuais vívidos. Eles puderam ser reconhecidos por pôsteres coloridos e shows de luzes, que combinaram com a improvisação criativa. Cada apresentação ao vivo era única e, graças à presença de dois bateristas ao mesmo tempo (em 1967), o som era surround. As letras eram cínicas, embora a espinha dorsal cultural do Grateful Dead seja o movimento hippie e tudo associado a ele. O estilo das composições musicais parecia uma mistura de rock, country, blues, reggae e jazz – na verdade, jam rock.
Significado e história
O que é o Grateful Dead?
Esta é uma banda de rock dos Estados Unidos, fundada em San Francisco em 1965. Grande fama veio para ela em 1967-1969, após se apresentar no Festival Internacional de Música Pop de Monterey e na Woodstock Music & Art Fair.
Em 1965, The Warlocks foi formado nos Estados Unidos. Mas não poderia ser chamado assim, porque naquela época existiam outros The Warlocks (agora Velvet Underground). Portanto, os criadores decidiram renomear a equipe e, para não se repetir, escolheram uma frase muito inusitada: Grateful Dead. Este não é apenas um jogo de palavras, mas um reflexo de histórias místicas de diferentes culturas. De acordo com a crença popular, se uma pessoa enterrar um falecido, a quem todos se recusam a enterrar, o falecido definitivamente o ajudará. Nesse caso, o morto torna-se “morto agradecido”.
O grupo abordou a escolha do logotipo de forma tão criativa quanto a nomenclatura. Ela tinha uma iconografia rica com diferentes símbolos, mas a caveira Steal Your Face sempre foi considerada a principal. Surgiu em 1969 e foi usado até o colapso do coletivo em 1995.
Apesar da aparência assustadora do emblema, não há nada de sinistro em sua história. O autor do projeto é Bob Thomas, que foi contratado para guardar o armazém. Ele conhecia o engenheiro de som do grupo Owsley “Bear” Stanley, que alcançou a fama como um dos primeiros produtores em massa de LSD. Foi Owsley quem lhe pediu para criar algum tipo de símbolo para tornar mais fácil distinguir o equipamento musical do Grateful Dead nos bastidores.
O engenheiro de som já tinha algumas ideias. Ele viu na beira da estrada uma placa redonda laranja e azul dividida em duas por uma faixa branca e decidiu usá-la como base. Owsley queria simplesmente pintar novamente a metade laranja de vermelho e substituir a linha cruzada por um zíper em zigue-zague. Bob Thomas fez um estêncil, após o qual Ernie Fischbach desenhou as caixas. Mas depois de alguns dias, Owsley achou que o símbolo poderia ser complementado. Ele se virou para Bob novamente em busca de ajuda. No decorrer das discussões, o conceito se expandiu: decidiu-se adicionar uma caveira, na qual, segundo Owsley, o nome do grupo é criptografado. Bob levou várias horas para criar o novo estêncil. Foi essa versão que se tornou o logotipo.
O símbolo enfeitou a frente da embalagem de History of the Grateful Dead, Volume em 1972. Antes disso, foi usado no interior da capa de outro álbum, que foi lançado em 1970. Mas naquela época o emblema não era de uso comum e não tinha nome. O termo Steal Your Face foi retirado da música He’s Gone: os músicos a gravaram para “glorificar” o ex-empresário que roubou o dinheiro que eles ganharam do Grateful Dead. E em 1976 apareceu o álbum Steal Your Face – foi ele quem deu ao logotipo um nome tão incomum.
Steal Your Face (abreviado como Stealie) se parece com um crânio humano com pequenas órbitas e um osso frontal largo. A parte superior serve de base para um círculo vermelho e azul com um zíper branco diagonal. Também há um círculo no fundo, mas as cores nele são invertidas: a metade esquerda é azul e a metade direita é vermelha.
O logotipo tem vários significados. De acordo com uma versão, ele simboliza a “explosão cerebral” ao ouvir música. Outros acreditam que treze pontos de luz representam as colônias dos Estados Unidos. Outros ainda estão convencidos de que esta é uma referência aos treze estágios da preparação do LSD no laboratório químico Owsley “Bear” Stanley.
Fonte e cores do logotipo
O logotipo do Grateful Dead não tem letras e o esquema de cores é bastante pobre, embora brilhante. Ele contrasta com o vermelho e o azul. O branco serve como seu “separador” neutro. Esta paleta foi escolhida por Owsley durante a fase de desenvolvimento do conceito. Ele foi inspirado por uma placa de estrada que viu enquanto dirigia de Oakland a Novato.
O que significa o parafuso Grateful Dead?
O símbolo do Grateful Dead é chamado Steal Your Face. É uma caveira vermelha e azul perfurada por um raio branco com 13 projeções pontiagudas. Segundo alguns, eles representam as 13 colônias originais dos Estados Unidos. Outros acreditam que esses são os estágios da criação do LSD, do qual também existem 13.
O que o Grateful Dead representa?
The Grateful Dead é um grupo musical que abrange vários estilos de rock. Ele também executa música nos estilos de jazz, folk, gospel, country, bluegrass, psicodélico, blues. Ou seja, o gênero de suas canções é incrivelmente eclético.
Como é chamado o logotipo do Grateful Dead?
O logotipo do Grateful Dead foi chamado de Steal Your Face por sua combinação incomum de caveira e relâmpago. Ela tem um número tão grande de ziguezagues que cobre o crânio em quase 2/3.
É o Grateful Dead ou apenas o Grateful Dead?
O nome completo da banda de rock americana é Grateful Dead, abreviado como Dead. Ela se tornou o epítome do movimento psicodélico que floresceu em São Francisco na década de 1960.