A organização de caridade Goodwill Industries International Inc. empregou milhões de pessoas nos EUA e Canadá. Cria empregos para os necessitados que não são levados a lugar algum devido a deficiência, falta de educação ou outros motivos. É uma rede de empresas sociais autônomas que operam em diferentes cidades e contratam empresas locais para fornecer uma ampla gama de serviços comerciais. Estes últimos incluem, por exemplo, a preparação de alimentos ou a embalagem de mercadorias. Os funcionários fazem cursos de treinamento avançado, de modo que os empregadores também se beneficiam. A maior parte do dinheiro vai para apoiar programas sociais.
Significado e história
Segundo dados oficiais, a Boa Vontade começou a fazer o bem em 1902, mas na verdade não existia na época: naquela época havia apenas um jovem missionário, Edgar Helms, que decidiu ajudar os imigrantes pobres na comunidade de South End. Ele sentia pena das pessoas que não conheciam a língua e não tinham meios de subsistência, então andava pelas casas dos moradores locais e pedia para lhe dar coisas desnecessárias. Mas os visitantes se mostraram orgulhosos demais para aceitar apenas doações. Portanto, o monge instruiu o pessoal da capela a consertar e limpar todos os itens, e depois os vendeu para os necessitados a um preço acessível. O lucro foi gasto em salários para aqueles que trouxeram as coisas para uma apresentação. Posteriormente, a renda foi gasta na educação dos imigrantes.
Assim nasceu a primeira loja Goodwill. Com o tempo, ela se transformou em uma rede inteira de empresas independentes, não apenas nos Estados Unidos, mas também no exterior. Por mais de cem anos, os princípios da organização não mudaram – apenas sua abordagem ao emprego mudou. Agora, as pessoas são oferecidas uma ampla gama de atividades com a possibilidade de melhorar suas habilidades profissionais. E embora a atividade principal tenha ultrapassado há muito o comércio a retalho, a empresa continua a vender as coisas que lhe são doadas e a gastar os rendimentos no seu próprio desenvolvimento.
O logotipo da Goodwill também evoluiu. O que costumava parecer uma impressão em preto e branco com inscrições agora parece completamente diferente: é um sinal gráfico quadrado com um rosto sorridente e benevolente. A última versão foi introduzida em 1968 e ainda está em uso, o que fala de seu culto e atemporalidade.
1902 – 1968
Até 1968, a organização usava um símbolo redondo com uma figura cruciforme no centro, que aliás lembrava a cruz de ferro – a ordem militar da Alemanha. A palavra “GOODWILL” foi escrita na barra horizontal. Suas letras se expandiram e contraíram junto com a base. Na parte vertical da cruz estava a frase “O CAMINHO”, dividida ao meio. O slogan “NÃO CARIDADE, MAS UMA CHANCE” ocupava a parte superior e inferior da moldura do anel, e padrões simétricos de linhas curvas paralelas eram retratados nas laterais.
1968 – presente
O letreiro gráfico de 1968 foi desenvolvido pelo maior designer do nosso tempo – Joseph Selame. Ele é um gênio da marca que criou dezenas de logotipos famosos para empresas como Kodak e CVS.
O logotipo da Goodwill é apelidado de Smiling G porque apresenta um “g” minúsculo que imita metade de um rosto sorridente. A letra está no canto superior esquerdo do retângulo vertical. Além disso, o próprio retângulo é estilizado para se assemelhar a uma fotografia antiga: é colocado em uma moldura com uma extensão na parte inferior, onde está escrita a palavra “boa vontade”. Todos os elementos de texto (incluindo “g”) são brancos, o centro é azul e os contornos e bordas são pretos.
O lendário logotipo ainda é usado hoje. Em 29 de março de 2018, ele completou 50 anos e, durante esse período, conseguiu visitar não apenas publicidade, mas também programas de TV populares. A empresa não tem pressa em abandoná-lo, pois sem uma identidade visual reconhecível corre o risco de perder a confiança de todos.
Fonte e cores do logotipo
A frase “Sorrindo G” fala por si. Joseph Selame brincou com o nome e a essência da Boa Vontade de uma forma interessante, transformando uma simples carta em um rosto benevolente. E há um significado oculto aqui, porque um sorriso amigável deve atrair a atenção, inspirar esperança e demonstrar boas intenções. É um símbolo da ajuda que a organização sem fins lucrativos presta a todos os necessitados.
A fonte usada no logotipo da Goodwill tem muito em comum com a ITC Tetra Bold. Esta fonte geométrica sem serifa foi criada pelo tipógrafo Tomi Haaparanta em 2005. É representada por letras quadradas com cantos arredondados. Mas é óbvio que o designer Joseph Selame criou glifos personalizados, porque ele queria que o “g” parecesse meio rosto. O lúmen circular dentro da letra parece um olho, e o espaço entre os dois g’s conectados (superior e inferior) lembra uma boca sorridente.
O interior do logotipo é pintado em um azul conhecido como Pantone Reflex Blue (# 171796). O nome da empresa e o “g” estilizado são brancos, enquanto seus contornos e moldura base são pretos. Esta é uma combinação de cores clássica da Goodwill desde 1968.