2012 foi o aniversário do movimento internacional Giving Tuesday, quando foi realizado pela primeira vez nos Estados Unidos. A ação consistiu na organização de um evento que permitisse às pessoas demonstrar a sua generosidade para com os necessitados. O desejo de encorajar as pessoas, independentemente de sua origem social, família, empresa, organização, a compartilhar algo com os outros recebeu ampla resposta dos americanos, transformando o evento solitário em uma celebração anual.
A ideia tornou-se uma tradição que já dura 9 anos em muitos países ao redor do mundo, continuando a atrair cada vez mais novos seguidores. O reconhecimento do próximo evento é fornecido pelo logotipo, que foi originalmente criado especificamente para o evento de 2012 na América. Seu principal sinal era uma imagem estilizada de um coração composto por elementos da bandeira do estado americano. Quando este evento de caridade cruzou as fronteiras da América um ano depois, este sinal sofreu alterações, tornando o logotipo não um tesouro nacional, mas internacional.
Significado e história
A última terça-feira de novembro após o Dia de Ação de Graças é a escolhida para celebrar a Giving Tuesday, ao contrário dos dias do perfil do consumidor – Black Friday e Cyber Monday. Na origem dessa ideia estava Henry Timms, presidente do Centro Cultural 92nd Street Y, cuja missão é criar eventos e programas que incentivem as pessoas a participar de atividades comunitárias. Sua iniciativa foi imediatamente apoiada pela Fundação das Nações Unidas, UNICEF, Google, Skype, Microsoft, Unilever, Sony e outras organizações internacionais proeminentes como parceiros fundadores. Graças à publicidade massiva na mídia e na televisão, bem como nas páginas do blog oficial da Casa Branca, o evento reuniu um grande número de pessoas em todas as localidades da América, tornando-o verdadeiramente em grande escala.
O conceito principal de tal evento era a popularização da generosidade não como “benevolência” dos ricos para com os pobres, mas como desejo de expressar respeito mútuo, solidariedade comum de todos a todos, independentemente da condição social. Na verdade, trata-se de uma tentativa de reduzir o crescimento da tensão entre estratos da população com diferentes níveis de bem-estar.
Hoje, o Giving Tuesday se tornou um movimento filantrópico global que já abraçou mais de 150 países ao redor do mundo. Com sua ajuda, centenas de milhões de dólares foram redirecionados para bons propósitos. Graças ao uso de tecnologias modernas e à divulgação massiva da ideia nas redes sociais, blogs, portais da Internet, a utilização generalizada do logotipo deste evento beneficente, que já se tornou reconhecível em todo o mundo, a generosidade tornou-se verdadeiramente “viral “, “infectando” cada vez mais pessoas com sua ideia em todo o mundo, demonstrando na realidade que não há restrições para boas ações! O emblema apenas confirma que a humanidade é caracterizada pelo amor e compaixão, misericórdia e simpatia, unidade e a capacidade de se unir não apenas diante de uma ameaça universal, mas também na alegria, no desejo de fazer o bem. É exatamente isso que simboliza o símbolo do “coração”, que é a figura central da logomarca do movimento.
O emblema do movimento é lacônico, simples e compreensível para todos, sem exceção. É o texto do nome da ação em inglês, executado em letras maiúsculas em um único esquema de cores – um tom azul escuro. O mais atraente no texto e em toda a imagem, o símbolo de acento é o coração estilizado, que os desenvolvedores substituíram pela letra “V” na primeira palavra. Na criação do símbolo, foi utilizada a cor magenta ardente, que, com seu brilho contra o fundo das letras azuis escuras do restante do texto, se destaca visualmente. Em sua execução, o coração é representado por linhas arrojadas em vermelho (magenta ardente) – três de cada lado, com cantos arredondados na parte superior, formando uma correspondência visual com as formas de um coração estilizado. Os espaços entre eles são da mesma espessura. As linhas se cruzam na parte inferior do símbolo, criando um quadrado na parte superior que é dividido em setores uniformes.
Essa imagem ecoa o primeiro logotipo do movimento, assemelhando-se condicionalmente à bandeira americana, que foi então usada como símbolo de pertencimento ao país da ação. Hoje, muitos países usam um movimento semelhante, preenchendo o elemento inferior do sinal com a imagem de sua bandeira nacional. O próprio coração é usado como ícone para serviços móveis e é usado de forma independente em mídias publicitárias, em recursos da Internet associados a um evento beneficente, simbolizando a participação dos proprietários e seu apoio.
Fonte e cores do logotipo
O texto é feito em fontes diferentes. A primeira palavra é “Giving” – a fonte Clown Regular está posicionada acima da segunda. O segundo é feito no RyuGothic Medium. Ambos são alinhados às bordas, criando uma consistência visual em toda a composição.
Diversas variações de logotipo foram utilizadas no anúncio, devido às condições e localização. As letras são em branco sobre um fundo azul escuro. O texto foi apresentado horizontalmente como uma palavra. O coração também foi feito em branco, como a fonte. Mas a generalidade e a unidade do estilo escolhido sempre foram preservadas.