Ghostbusters Logo

Ghostbusters Logo

Ghostbusters é uma franquia multimídia baseada no filme de mesmo nome. A primeira comédia foi lançada em 1984, seguida pela segunda parte (1989) e um remake com mulheres nos papéis principais (2016). Outro filme está programado para lançamento no final de 2021. Todos os quatro filmes focam em uma equipe de parapsicólogos excêntricos. Eles desenvolvem seu negócio de caça aos fantasmas e se encontram em uma variedade de situações dignas de cinema. O sucesso de Ghostbusters fez com que a ideia original se tornasse uma marca popular. Agora, a franquia de mídia inclui desenhos, séries de TV, videogames, quadrinhos e até passeios em parques de diversões.

Significado e história

Ghostbusters Logo Historia

O que é Ghostbusters?

Ghostbusters é uma comédia fantástica sobre seres sobrenaturais, eventos e fenômenos. Ele apareceu pela primeira vez em 1984 e foi dirigido por Ivan Reitman. O filme foi escrito por Harold Ramis e Dan Aykroyd.

O primeiro filme foi lembrado pelos telespectadores por seus efeitos especiais caros, um único atemporal e um emblema clássico do No-Ghost. O ícone icônico merece atenção especial porque zomba dos fantasmas e ensina a tratá-los como algo mundano, embora pareçam intimidantes em episódios de Ghostbusters. Um gráfico bonito compensa o frenesi. Além disso, foi usado não apenas em cartazes, mas também na própria comédia – como um logotipo comercial para os personagens principais.

Este emblema foi inventado pelo roteirista original Dan Aykroyd. Ele trabalhou no projeto por vários anos, inspirado por um artigo sobre parapsicologia e física quântica. Dan originalmente queria estrelar o filme com seu amigo John Belushi, mas ele não viveu para ver as filmagens. A história foi completamente refeita mais tarde para se tornar o mundialmente famoso Ghostbusters.

Deve-se notar que no roteiro o logotipo foi descrito com apenas algumas frases, e o diretor de arte Michael C. Gross teve que detalhá-lo. Ele trabalhou com seus colegas do departamento de arte para trabalhar vários conceitos infelizes. Como resultado, Gross mudou apenas ligeiramente a forma do fantasma, após o que ele pediu ajuda ao artista Brent Boates, que era um consultor no design de criaturas de outro mundo. Brent propôs imediatamente a versão final.

Agora, o símbolo No-Ghost é o elemento mais reconhecível da franquia de mídia. Ele praticamente não mudou após o lançamento dos filmes seguintes.

1984

Ghostbusters Logo 1984

Inicialmente, foi assumido que o logotipo será usado apenas na trama de Ghostbusters, ou seja, o espectador o verá nos uniformes especiais dos personagens principais e na lateral do carro Ecto-1. Mas quando o primeiro teaser foi necessário, o estúdio Columbia não tinha os direitos sobre o nome do filme: a marca Ghostbusters pertencia a um programa de TV impopular. Para que o pôster não ficasse vazio, os desenvolvedores decidiram retratar o emblema final nele, que deveria decorar o cenário, o figurino e os adereços dos personagens principais.

Os criadores da comédia estavam tão ansiosos para evitar problemas legais e encontrar um substituto temporário para o título do filme que omitiram um detalhe importante. No final das contas, o fantasma no logotipo se parecia muito com o Fatso do desenho animado de Casper. O departamento de arte não deu importância a isso, pois ninguém imaginava que o símbolo seria usado para uma campanha publicitária. Como resultado, o estúdio Columbia recebeu uma ação judicial da Harvey Comics. A corte estava do lado da equipe de filmagem, já que os direitos autorais dos personagens expiraram do editor Casper.

Foi assim que No-Ghost se tornou o logotipo do filme e apareceu em seu título: um fantasma preso dentro de uma placa de proibição substituiu a letra “O” na palavra “GHOSTBUSTERS”. Os designers escureceram as letras e optaram por uma fonte elegante sem serifa.

2016

Ghostbusters Logo 2016

Em 2016, foi lançado o terceiro filme Ghostbusters, não relacionado ao enredo dos dois primeiros. Seus criadores tentaram preservar o símbolo original, apenas o tornaram tridimensional usando gradiente e reflexos brancos. O sinal de proibição tem uma borda prateada e a inscrição tem amplas sombras cinza. Ao mesmo tempo, as próprias letras ficaram brancas e o espaçamento entre elas diminuiu significativamente.

Os criadores do logotipo inspiraram-se no sinal de proibição universal, que consiste em um anel vermelho e uma linha diagonal da mesma cor. Este símbolo foi desenvolvido pela Organização Internacional de Padronização. Mas os designers do logotipo Ghostbusters não usaram a versão original com uma faixa que vai do canto esquerdo inferior ao canto superior direito, mas sua versão espelhada e invertida. A marca “correta” só aparece em pôsteres de filmes na Europa.

Um fantasma de desenho animado é representado dentro do círculo. Seu nome é Mooglie. O apelido foi dado a ele por Dan Aykroyd (autor da ideia, intérprete de um dos papéis principais) e Ivan Reitman (diretor, produtor).

Fonte e cores do logotipo

Ghostbusters Emblema

O emblema é usado na marca nominativa em vez da letra “O”. O resto das letras é em fonte personalizada com serifa curta. Quanto ao esquema de cores, o sinal de proibição é sempre vermelho e o fantasma é branco. Apenas a cor da palavra “GHOSTBUSTERS” é diferente. No início, o título do filme era preto, mas depois os designers o tornaram do mesmo branco que Mooglie, decorando as bordas com sombras cinza.

Ghostbusters Simbolo

Qual é o nome do fantasma no logotipo Ghostbusters?

O diretor Ivan Reitman e o roteirista Dan Aykroyd deram o nome de Mooglie.

De onde veio o logotipo Ghostbusters?

O logotipo do filme Ghostbusters foi desenhado e desenhado pelo designer gráfico Michael C. Gross.

O que significa o símbolo Ghostbusters?

A imagem no logotipo Ghostbusters transmite a ideia de que todos os fantasmas serão derrotados e que os lutadores fantasmas os limparão de todos os territórios. Na verdade, este símbolo ecoa o título do filme e reflete seu conceito.

Quem criou o logotipo Ghostbusters?

O logotipo foi criado por Michael C. Gross, um designer gráfico e renomado autor de ilustrações de paródia para a revista National Lampoon.