A FSU (Florida State University ou simplesmente Florida State) é a principal representante do Sistema de Universidades Estaduais da Flórida e a instituição educacional mais antiga dos Estados Unidos. Em 2021, a organização americana News & World Report classificou-a como a melhor universidade pública na categoria de instituições educacionais nacionais e a classificou em 19º. A universidade surgiu em 1851 e desde então cresceu para mais de 110 centros, institutos e laboratórios, bem como para 16 faculdades, onde o treinamento é realizado em 360 programas. Sua localização é Tallahassee, Flórida. FSU tem sua própria divisão de esportes chamada Florida State Seminoles, cujos membros competem sob o NCAA e ACC.
Significado e história
O que é FSU?
FSU é a abreviatura de Florida State University, uma das universidades mais antigas dos Estados Unidos. Foi formado em 1851 e está localizado em Tallahassee, Flórida. Inclui 16 faculdades e mais de 110 centros, institutos, laboratórios e outras instituições que oferecem aos alunos mais de 360 programas. Agora, a universidade ocupa o 19º lugar na lista das universidades mais bem-sucedidas do país.
Após a transferência do território da Flórida pela Espanha para os Estados Unidos, surgiu ali a pré-condição para a formação de um Estado em grande escala. Esta decisão foi tomada em 1823 pelo Congresso americano. Em 1838, o sistema recebeu terrenos destinados a escolas. Quando a Flórida se tornou o vigésimo sétimo estado dos Estados Unidos (em 1845), as autoridades puderam implementar seu plano. Como resultado de ações oficiais em 1851, surgiram duas instituições de ensino.
Posteriormente, a escola para meninos, localizada em Tallahassee, reivindicou o título de seminário, o que a aproximou do ensino superior. Em 1856, o então prefeito do estado ofereceu ao Legislativo prédio e terreno para o instituto. A decisão foi acertada e a instituição passou a oferecer ensino superior ao sexo masculino. Em 1858, a Tallahassee Female Academy, que existia desde 1843, juntou-se ao seminário. Este foi o início da história da FSU moderna.
Durante esse tempo, a identidade da universidade mudou várias vezes – tanto acadêmica quanto esportiva. Além disso, o selo atua como um emblema, por isso é utilizado em todos os lugares: em documentos oficiais, meios de publicidade, ordens internas, etc. O sinal consiste em um círculo sólido, no meio do qual há três tochas acesas. Eles são completamente idênticos, embora o elemento central pareça maior do que os laterais. Uma fita larga com contorno escuro é torcida entre as alças. Está dividido em três segmentos, onde se inscrevem palavras latinas: “Vires”, “Artes”, “Mores”. Este é o lema de uma instituição de ensino superior.
Mais adiante na faixa circular está o nome expandido de FSU – “Florida State University”. Tem a forma de um arco com fundo aberto. O ano de fundação da universidade – “1851” também está localizado lá. Uma borda tripla corre ao longo da borda do sinal, consistindo em uma faixa larga e duas estreitas. Graças a esta estrutura, o logotipo parece um rondel clássico. Está pintado em vários tons de dourado, a cor oficial da universidade.
Logotipo da Florida State Seminoles
O nome do departamento de esportes foi escolhido pelos alunos. Eles votaram nele em 1947. Em seguida, a administração da universidade concordou com os representantes da tribo Seminole da Flórida e recebeu a aprovação. As equipes do time do colégio fazem parte da Conferência da Costa Atlântica e competem na Divisão Um da NCAA. Ao longo da história da universidade, eles conquistaram 20 campeonatos nacionais.
1947 – 1975
O logotipo de estreia está associado ao povo nativo americano Seminole, que deu origem ao nome do clube. O homem é retratado de perfil olhando para a direita. Ele está usando um cocar nacional com três penas altas. O rosto está focado, os olhos se estreitam, os lábios se fecham. Há uma linha fina em torno dela, que forma um anel aberto com a inscrição interna “Florida State University”. Abaixo, em uma placa retangular preta, está escrito “Seminoles” em letras brancas. O retrato é feito com traços de contorno – contém apenas contornos, não há preenchimento de cor.
1976 – 1989
O redesenho do logotipo trouxe um estilo completamente diferente. Os designers ampliaram a cabeça do representante da tribo Seminole, de forma que ocupa quase todo o círculo. Em toda parte há listras triplas – a pintura de guerra nacional na bochecha, no nariz, no cabelo e na pena que vai da orelha para baixo. Os olhos da pessoa estão fechados, e a boca, ao contrário, está aberta, como se ela soltasse um grito de guerra. Cabelo, sobrancelhas e sombras são pretos, rosto e penas são rosa-bege, linhas são amarelo-granada. No lado esquerdo, o anel não é sólido e é interrompido por longos fios, bem visíveis contra um fundo claro. O nome abreviado da instituição educacional está escrito na caneta – “Estado da Flórida”. As letras estão borradas, tracejadas.
1990 – 2013
Após a atualização, a cor amarela desapareceu do emblema – foi substituída por uma bege claro. O rosto do índio também ficou diferente – o branco, o que possibilitou aproximar a imagem da modernidade. Pelo contrário, os desenvolvedores intensificaram a cor granada.
2014 – presente
A atual insígnia do clube esportivo FSU foi completamente redesenhada. A aparência do representante da população nativa americana agora é mais realista – com características faciais claramente representadas, embora a cabeça e outros detalhes permaneçam os mesmos. É que os artistas adicionaram clareza a eles. Dentes apareceram na boca, rugas foram adicionadas ao redor dos olhos, a pintura de guerra tornou-se uniforme. Os designers removeram o nome longo da universidade da caneta e inseriram uma abreviatura ali, colocando-a atrás da orelha. Nos cabelos da testa e das têmporas, fios grisalhos são visíveis.
Fonte e cores do logotipo
A identidade visual da Florida State University reflete sua herança e visão. A imprensa acadêmica transmite seus princípios educacionais, reflete o lema e a seriedade da abordagem do processo educacional. A parafernália esportiva denota uma conexão territorial com o povo indígena – a tribo Seminoles, que dá nome ao departamento.
Para as letras nos logotipos, os desenvolvedores escolheram fontes clássicas, mas simples. Recomendados para uso são Benton Sans ou Adobe Garamond Pro. As opções válidas são Arial ou Times New Roman.
A paleta universitária é dominada por duas cores: granada (Hex 782F40) e ouro (Hex CEB888). Eles são combinados com branco (Hex FFFFFF) e preto (Hex 2C2A29).
Por que a FSU mudou seu logotipo?
A FSU mudou sua logomarca para melhorar a identidade e torná-la mais moderna e clara. Para fazer isso, a universidade deu uma estrutura clara com linhas precisas e imagens corrigidas. Além disso, as mudanças, por sua vez, afetaram quase todas as designações universitárias (emblema esportivo, símbolo acadêmico), com exceção do selo. Manteve a estrutura original.
O que é o logotipo da FSU?
O antigo logotipo das equipes esportivas da FSU retrata um representante da população indígena da América, feito em linhas difusas - com bordas borradas. A atualização mais recente (2014) tornou mais suave e compreensível. Os designers arredondaram o emblema, removendo os fios salientes na cabeça e encurtaram o nome longo da universidade, denotando-o com uma abreviatura em uma placa redonda.
A FSU mudará seu logotipo?
Devido à política de proibir o uso de imagens nativas americanas em logotipos, muitas instituições educacionais e seus departamentos de esportes redesenharam os emblemas. No entanto, a FSU recusou-se a fazê-lo e ainda usa o símbolo de cabeça de semiol. A propósito, representantes da universidade consultaram previamente o líder e receberam sua aprovação.