A marca de sapatos Foot Locker apareceu na Woolworth em 1974. E 14 anos depois, esta empresa abriu uma divisão da Woolworth Corporation, que mais tarde ficou conhecida como Venator Group, Inc. Após outra renomeação (em 2001), tornou-se Foot Locker, Inc. Na verdade, ele recebeu o nome da marca de maior sucesso que possuía na época.
Significado e história
O que é Foot Locker?
A Foot Locker já foi a principal marca da F.W. Companhia Woolworth. Este nome agora é Venator Group, Inc. (anteriormente Woolworth Corporation), que foi renomeada em 2001. Sua rede internacional inclui mais de 2,5 mil lojas de roupas esportivas, calçados e acessórios.
A Foot Locker se posiciona como uma marca para sneakerheads, ou seja, para quem coleciona tênis e sabe distinguir um par original de um falso. Ele afirma que tem muitos sapatos exclusivos em seu sortimento que não estão disponíveis em outras lojas. E tudo por causa de um conceito inusitado construído sobre o amor pelos tênis. Por outro lado, o catálogo não se limita a apenas uma categoria de produtos – a rede de varejo oferece uma ampla seleção de roupas esportivas masculinas, femininas e infantis.
Apropriadamente, o logotipo da Foot Locker há muito tempo apresenta um árbitro vestindo uma camiseta listrada em preto e branco. Aliás, os funcionários da loja usam exatamente o mesmo uniforme, mantendo uma identidade visual única. O árbitro esportivo ainda é o principal mascote da marca, mas não está mais na versão principal da logomarca: agora a principal é uma única inscrição em um retângulo.
1974 – 1988
Em 1974 F. W. A Woolworth Company adquiriu a marca Foot Locker. Seu nome foi colocado no centro do logotipo: os designers usaram a cor vermelha e uma fonte sans-serif personalizada para o design. Este último é muito semelhante ao ITC Bauhaus Heavy. Todas as letras, com exceção de “k”, foram arredondadas. O “e” tinha uma linha horizontal enviesada e as bordas do “c” adornavam os cortes em um ângulo incomum. A inscrição estava em um fundo branco e era cercada por uma linha verde que formava uma banheira de cabeça para baixo.
1988 – presente
Em 1988, a empresa-mãe estabeleceu uma divisão da Woolworth Corporation para operar a Foot Locker através dela. Enquanto isso, a marca de calçados mudou seu logotipo. Como resultado do redesenho, a borda verde desapareceu. Em vez disso, uma imagem de um árbitro em uma camisa com listras verticais em preto e branco e um pequeno bolso preto no lado direito apareceu acima do nome da marca. Ao mesmo tempo, os desenvolvedores tornaram a fonte mais confiante, substituindo curvas suaves por ângulos retos arredondados, apesar de a forma geral do grotesco geométrico ter sido preservada. A cor vermelha ficou um pouco mais clara e brilhante em relação à primeira versão.
2020 – presente
Em 2020, a Foot Locker (antiga Woolworth Corporation, conhecida como Venator Group, Inc. de 1998 a 2001) revisitou seu conceito de marca. Nisso ela foi ajudada pela equipe da agência Jones Knowles Ritchie. Eles desenvolveram uma nova estratégia e identidade de marca para atrair mulheres que amam sapatos esportivos.
Para estabelecer contato com o público-alvo, os especialistas optaram por um esquema discreto em preto e branco. Ao mesmo tempo, a imagem do árbitro esportivo foi removida da versão principal do logotipo. Agora, a marca nominativa contém apenas uma inscrição branca em um retângulo preto. A fonte não mudou muito: os designers mantiveram a forma original das letras, graças à qual a marca permanece reconhecível.
A equipe da Jones Knowles Ritchie traçou paralelos com os navios da era da Primeira Guerra Mundial que usavam camuflagem listrada não para se esconder, mas para evitar ser reconhecido. Assim, as revistas Foot Locker modernas podem ser identificadas por linhas pretas e brancas, como no uniforme do árbitro. O novo logotipo discreto se encaixa perfeitamente nesse ambiente. Mas o antigo emblema com o árbitro também não foi esquecido, pois o árbitro esportivo ainda é o principal talismã do Foot Locker.
Fonte e cores do logotipo
O design de letras atual foi desenvolvido em 1988. E somente em 2020, representantes da agência Jones Knowles Ritchie, juntamente com tipógrafos da fundição F37 Foundry, criaram um tipo de letra sans-serif individual baseado nele. Mais precisamente, uma família inteira com três subtipos de fontes: Classic, Standard e Stripped. A versão clássica é usada para o logotipo.
A cor da marca atual corresponde à cor do uniforme do árbitro. Os designers não repetiram as listras icônicas, mas simplesmente tornaram o nome da empresa branco e o colocaram dentro de um retângulo preto.