Flash é o nome de super-herói de vários personagens que apareceram em quadrinhos em várias ocasiões na editora americana DC Comics. O primeiro deles foi chamado Jason Peter “Jay” Garrick. Ele fez sua estreia em 1940 em Flash Comics # 1. Foi inventado pelo escritor Gardner Fox e retratado no papel pelo roteirista e cartunista Harry Lampert.
Significado e história
O emblema do Flash reflete a habilidade de um super-herói, assim como o símbolo do morcego indica a imagem do Batman. O raio simboliza a habilidade do personagem de desenvolver a velocidade da luz. Seus reflexos sobre-humanos e movimento superluminal contradizem as leis existentes da física.
Quatro pessoas estavam escondidas sob o pseudônimo de Flash. O primeiro é Jay Garrick, um estudante universitário que ganhou superpoderes enquanto trabalhava em um laboratório. Ele não usava máscara porque podia se mover rapidamente e sem ser notado. Este personagem estava vestindo uma camisa vermelha com um zíper amarelo simples.
O próximo Flash é o policial Bartholomew Henry “Barry” Allen. Ele se tornou um super-herói em 1956 e desapareceu em 1985. Seu emblema parecia um raio amarelo em um círculo branco.
Na edição de dezembro de 1959, o segundo Flash tinha um assistente, seu sobrinho Wallace Rudolph “Wally” West. Após a morte de Barry Allen, ele adotou o pseudônimo e o traje de seu mentor. Assim, o raio permaneceu praticamente inalterado.
O quarto Flash apareceu pela primeira vez nas páginas da história em quadrinhos em 1994, mas foi originalmente chamado de Impulse. Foi Bartholomew “Bart” Allen II, que herdou superpoderes de seu avô Barry Allen. Crescendo, ele seguiu os passos de parentes famosos e também se tornou Flash.
Todos os quatro personagens são unidos por um emblema, apenas no primeiro não foi colocado em um círculo. Os símbolos de relâmpagos também adornavam os trajes do Flash episódico do futuro e de realidades alternativas. Havia muitas variantes do mesmo logotipo: o número de curvas do zíper, sua cor, forma e tamanho variavam. Na maioria dos casos, o ziguezague saiu do círculo.
A versão moderna tem um contorno fino de ouro na borda do círculo, embora existam versões com um anel preto. Às vezes, o distintivo é colocado dentro de um retângulo vermelho que corresponde à cor do terno. Existem relâmpagos 3D com um gradiente. Na maioria das vezes, o círculo é branco, mas vinho também é encontrado.
O símbolo de relâmpago captura perfeitamente a essência dos superpoderes do Flash. É uma representação gráfica da frase “velocidade da luz” que caracteriza o personagem icônico da DC Comics. O formato do logotipo mudou tão frequentemente quanto o alter ego do Flash. A variante, mais semelhante à moderna, apareceu pela primeira vez no Showcase # 4 em 1956. Antes disso, o círculo estava ausente: Jay Garrick tinha um ziguezague diretamente no terno vermelho.
Fonte e cores do logotipo
Não há inscrições e letras no emblema do super-herói – apenas relâmpagos. Já a marca nominativa comum “FLASH”, que tem sido usada em quadrinhos e em capas, sempre foi escrita em uma fonte personalizada com letras estilizadas.
A paleta de cores é instável: o zigue-zague é amarelo, laranja ou dourado com um gradiente. O círculo de fundo geralmente é branco, embora o vermelho também seja aceitável. Às vezes, ele é colocado em um anel da mesma cor do relâmpago. No entanto, esse elemento pode ser preto ou totalmente ausente.