O Corpo de Bombeiros é um serviço de combate a incêndios na maioria das vezes financiado por impostos locais. Nos EUA, suas filiais podem ser responsáveis não apenas pela proteção contra incêndios, mas também pela prestação de primeiros socorros às vítimas. Os funcionários da organização começaram a usar o moderno carro de bombeiros em 1906, um ano após sua invenção. Os bombeiros da cidade de Springfield foram os primeiros a receber este privilégio.
Significado e história
Nos Estados Unidos, existem muitos corpos de bombeiros estaduais que operam dentro do país, estado, distrito ou localidade individual. Além disso, existem organizações especializadas e privadas. As equipes podem ser compostas por voluntários ou profissionais. A única coisa que os une a todos é o logótipo do bombeiro em forma de cruz.
Hoje é geralmente aceito que o emblema do Corpo de Bombeiros representa a cruz de Malta: uma figura de oito pontas de quatro elementos em forma de V ligados no centro por cantos vivos. Esta cruz foi emprestada dos Cavaleiros Hospitais, que adornavam suas armaduras com ela para se distinguirem no campo de batalha. Os rostos dos soldados estavam completamente cobertos com placas de metal, então eles não entendiam quem estava na frente deles – um companheiro de armas ou um inimigo.
Durante as batalhas, os cavaleiros involuntariamente tinham que apagar incêndios, porque seus principais oponentes, os sarracenos, aprenderam a usar o fogo como arma. Então eles ganharam o título de bombeiros, e a cruz de Malta se tornou um símbolo de proteção. De acordo com registros históricos, foi adotado pela primeira vez como o emblema do Corpo de Bombeiros de Nova York em meados da década de 1860.
De acordo com outra versão, um sinal completamente diferente é retratado no logotipo do bombeiro – a cruz de Florian. É mais consistente em forma porque consiste em quatro “pétalas” alinhadas ao longo de um centro redondo. Esta cruz de oito pontas surgiu no século IV, quando o oficial romano Floriano, em nome da liderança do exército, criou vários bombeiros. Eles não eram os únicos, mas os melhores da cidade. Por causa de suas opiniões religiosas, Florian foi executado, e depois os cristãos o reconheceram como um santo. Agora é um santo padroeiro mundialmente famoso dos bombeiros.
Fonte e cores do logotipo
O símbolo do Corpo de Bombeiros é mais semelhante em estrutura à cruz de Florian do que à cruz de Malta. Consiste em quatro partes desconectadas, cada uma contendo dois cantos arredondados. A palavra branca “FIRE” está escrita na parte superior, “DEPT” na parte inferior com um ponto quadrado no final. Um hidrante elevado é representado à esquerda, e uma escada e um arpão estão localizados na “pétala” direita.
O círculo central é ocupado por todo um conjunto de equipamentos de combate a incêndios, incluindo capacete, machado e corneta, que antigamente eram utilizados para alertar sobre incêndios. Ao fundo, um gancho e uma escada cruzados são visíveis, mas não se parecem com os elementos semelhantes do lado direito. Primeiro, eles não são tridimensionais, mas bidimensionais. Em segundo lugar, eles não têm ganchos pretos nas extremidades.
O nome do Corpo de Bombeiros está escrito em grandes letras brancas sem serifa. Há uma leve aparência de uma serifa apenas na parte inferior do “R”. A fonte está em negrito, maiúscula, de baixo contraste. O traço horizontal inferior do “F” é ligeiramente encurtado, assim como a linha do meio do “E”.
Vermelho e branco são as cores tradicionais do corpo de bombeiros dos EUA. No logotipo, eles são complementados por dourado e preto, sendo este último usado principalmente para contornos, para que os elementos fiquem mais visíveis e não se fundam.