A Finish Line é especializada em roupas premium, calçados, relógios, óculos de sol, mochilas e equipamentos esportivos. A gama inclui produtos das marcas mais populares, incluindo produtos com a marca própria da empresa. Costumava haver cerca de mil lojas de varejo da marca, mas depois que se tornaram propriedade da JD Sports, um terço dos locais foi fechado.
Significado e história
O que é Finish Line?
A Finish Line é uma varejista de roupas esportivas que recentemente se tornou parte da organização britânica JD Sports Fashion. A fusão foi concluída em 2018. Antes disso, a rede de lojas tinha o status de empresa de capital aberto, ou seja, suas ações eram divididas entre os participantes do mercado. Agora ela possui mais de 600 lojas nos Estados Unidos.
A história real da Finish Line começou em 1981, quando David Klapper e Alan Cohen registraram a marca com esse nome. Antes disso, eles possuíam a franquia da fabricante de tênis Pé de Atleta. Eles abriram sua primeira loja de sapatos em 1976, seguida por vários outros locais em diferentes cidades. Quando os amigos iniciaram a Linha de Chegada (como subsidiária da Pé de Atleta), já tinham 10 pontos de venda. A franquia expirou em 1986, então todas as lojas foram renomeadas. Assim foram lançadas as bases para o varejista moderno, que em 2002 se tornou o segundo varejista de artigos esportivos com maior faturamento nos Estados Unidos.
O sucesso da empresa deve-se à sua ampla gama e à rápida expansão da rede comercial. A identificação visual desempenhou um papel igualmente importante, pois dela depende a singularidade da marca. E mesmo que o famoso logotipo do corredor tenha sido substituído por uma simples marca de palavra, o símbolo da linha de chegada permanece reconhecível graças ao tipo de letra e à paleta preta e azul.
1976 – 2016
Na verdade, o primeiro logotipo da Linha de Chegada não apareceu até 1981, porque antes de 1981 essa empresa simplesmente não existia: David Klapper e Alan Cohen só tinham lojas franqueadas Athlete’s Foot. Quando dois camaradas registraram sua própria marca, eles precisavam de um letreiro facilmente identificável para promover a marca no mercado de artigos esportivos. Foi assim que foi criada a inscrição preta “Finish Line”, separada por uma figura azul de um homem correndo. A silhueta consistia em um círculo e duas linhas conectadas que tinham a forma de um Nike Swoosh. O homenzinho não apenas correu, mas cruzou uma linha de chegada imaginária: a julgar por sua posição, ele conseguiu passar por cima dela com um pé.
O nome da empresa foi escrito em negrito itálico sans-serif. As primeiras letras das palavras eram maiúsculas e as demais, minúsculas. Acima do “i” havia pontos na forma de paralelogramos. O “s” era o mais inusitado: parecia um ziguezague curto. O “F” parecia exatamente um “L” invertido com um traço horizontal extra.
2016 – presente
Em 2016, dois eventos significativos ocorreram de uma só vez na história da Linha de Chegada. Primeiro, Sam Sato tornou-se o CEO da empresa. Em segundo lugar, os designers desenvolveram um novo logotipo para a rede de lojas, do qual a silhueta do corredor desapareceu. Como resultado das alterações feitas, a inscrição passou a ser bicolor: apenas a primeira palavra permaneceu preta e a segunda agora é completamente azul. Todas as letras são convertidas em maiúsculas – consequentemente, os pontos quadrangulares característicos acima do “i” desapareceram. Mas a forma em ziguezague do “S” foi preservada.
O redesenho de 2016 provocou indignação generalizada entre os clientes da linha de chegada, que estão acostumados a ver a silhueta de um homem correndo em seu logotipo. E não é à toa, porque esse personagem encarnava literalmente todos os valores da varejista: amor pelo esporte, paixão, vontade de vencer. E ele ilustrou claramente o nome da marca. Após o desaparecimento da estatueta, uma inscrição permaneceu sem elementos adicionais. Mas vale reconhecer que faz um excelente trabalho com sua principal tarefa – a identificação da empresa.
Fonte e cores do logotipo
O negrito sans-serif usado no logotipo da linha de chegada está associado à confiança, força e resiliência. Uma ligeira inclinação para a direita cria uma sensação de movimento. Todas as letras são maiúsculas, muitas têm cantos arredondados, incluindo “F”, “N”, “S” e “L”. Ao mesmo tempo, o “S” tem a forma de um “Z” invertido.
O esquema de cores preto e azul foi usado inicialmente, mas após um redesenho em 2016, os tons ficaram um pouco mais claros. Na versão atual, o preto está mais próximo do grafite (#272b2b) e o azul está mais próximo do azul (#0090dc).