O FBI é um dos serviços de segurança americanos que lida com inteligência e combate ao crime dentro do país. Ao mesmo tempo, seus agentes especiais estão dispersos em escritórios no exterior, onde, se necessário, realizam atividades secretas. A principal missão do Federal Bureau of Investigation é proteger a integridade da nação, do presidente e do estado dos Estados Unidos.
Significado e história
Essa organização era originalmente chamada de Bureau de Investigação e estava subordinada ao Departamento de Justiça. Quando apareceu (em 1908), não possuía insígnia própria – apenas um selo do Ministério da Justiça.
O serviço de segurança adquiriu seu próprio selo em 1935, após receber o nome atual. No entanto, as mudanças foram pequenas, porque os designers adicionaram apenas dois novos elementos à versão antiga do logotipo. Tratava-se da inscrição “BUREAU FEDERAL DE INVESTIGAÇÃO” e o slogan “FIDELIDADE, BRAVADEIRA, INTEGRIDADE”, cuja autoria é atribuída ao inspetor W. H. Drane Lester, então vice-diretor do FBI Edward Allen Tamm.
Em 1940, outra reformulação foi realizada. O agente especial Leo Gauthier propôs sua própria versão do selo, para a qual ele fez mais alguns ajustes no original. Ele usou elementos da bandeira do FBI, projetados por ele, e os conectou dentro de um círculo azul.
No centro do logótipo encontra-se um escudo heráldico, dividido em duas partes. Na parte inferior, há cinco linhas verticais alternadas em cores: duas brancas e três vermelhas. Essa relação quantitativa não é acidental, pois se trata de uma referência à bandeira nacional dos Estados Unidos, onde há mais uma listra vermelha do que branca. Na parte superior do escudo existem escamas – um símbolo de justiça. As tigelas estão congeladas no mesmo nível, o que indica equilíbrio.
O lema “FIDELIDADE, BRAVAGEM, INTEGRIDADE”, que antes estava localizado no ringue, agora está escrito em um pergaminho desdobrado dentro do círculo. Ele descreve resumidamente as qualidades morais dos agentes especiais do FBI. Os ramos de louro são representados em ambos os lados da inscrição – a personificação da glória, do respeito e da honra. Os designers detalharam as folhas para que possam ser contadas. As 46 folhas correspondem ao número de estados na época em que o Federal Bureau of Investigation foi fundado.
Os elementos centrais estão contidos em uma cadeia de 13 estrelas amarelas de cinco pontas. Eles estão localizados a uma distância equidistante um do outro e simbolizam a união de esforços para atingir um objetivo comum. Atrás das estrelas estão dois anéis amarelos de diâmetros diferentes. No espaço livre entre eles está escrito o nome completo da organização (“BUREAU FEDERAL DE INVESTIGAÇÃO”) e o nome da estrutura a que pertence (“DEPARTAMENTO DE JUSTIÇA”).
Externamente, o círculo é coberto por um ornamento de polígonos amarelos. Eles são dobrados de tal forma que seus lados pontiagudos apontam para fora. É a personificação dos problemas, dificuldades e obstáculos que se colocam no caminho dos funcionários do FBI.
Fonte e cores do logotipo
Existem duas fontes diferentes na impressão. O primeiro – fino, com serifas curtas – é usado para o lema. A segunda fonte também é antiga, mas é em negrito e com serifas retangulares grossas. É chamado de Serifa Black.
Tudo é simbólico no logotipo do FBI, incluindo as cores. O ouro transmite a importância do serviço de segurança, o branco personifica a paz, a franqueza e a pureza e o vermelho representa a força moral e física. Verde é a cor tradicional do louro. Ao mesmo tempo, a paleta é dominada por um tom de azul escuro, que denota a luta pela justiça.