Existem mais de uma centena de lojas Falabella no mundo. Eles estão localizados na América Latina e oferecem uma ampla gama de produtos, incluindo cosméticos, joias, móveis, eletrodomésticos, calçados e roupas. Estas são as principais lojas de departamentos da empresa chilena S.A.C.I. Falabella, que também possui muitos hipermercados, supermercados, agências de seguros, bancos de várias marcas.
Significado e história
O que é Falabella?
Falabella é a rede de lojas de departamento mais antiga não só do Chile, mas de todo o continente sul-americano. Faz parte do conglomerado com o mesmo nome, que presta uma vasta gama de serviços nas áreas de seguros, banca, imobiliário e retalho.
Antes de se tornar a maior rede de lojas de departamentos da América do Sul, a Falabella era uma alfaiataria completa. Empregava Salvatore Falabella, que veio da Itália para o Chile e fundou seu negócio em 1889. Na segunda metade da década de 1930. Alberto Solari juntou-se ao alfaiate, sob cuja liderança o atelier começou a vender roupas e utensílios domésticos. Em 1958, ele transformou a Falabella na primeira loja de departamentos do Chile.
Então a rede de lojas começou a se expandir e se internacionalizar. Sua área de distribuição atual abrange Chile, Peru e Colômbia, os três países onde estão localizadas todas as lojas de departamentos da Falabella. Eles estão bem cientes de seu logotipo, que contém uma inscrição verde clara com um ponto no final. As mudanças na marca de palavras ocorreram gradualmente: os designers experimentaram fontes e paletas até chegarem a uma opção visualmente atraente. Foi aceito em 2007.
O rebranding realizado em 2021 afetou apenas a plataforma web e o aplicativo: a empresa decidiu combinar todas as suas plataformas digitais e criou um novo logotipo laranja para elas. Ao mesmo tempo, a identidade das próprias lojas de varejo não mudou: a marca Falabella, que não está relacionada ao e-commerce, continua usando a palavra verde.
1889 – 1952
Em 1889, foi aberta a oficina de costura Sastrería Hermanos Falabella, que mais tarde se tornou a base de uma loja de departamentos. Seu logotipo continha inscrição preta, dividida em duas linhas, centralizada. No topo estava a palavra “Sastrería” – “estúdio” em espanhol. Foi decorado com uma escrita imitando caligrafia caligráfica. Todas as letras, exceto a primeira, eram minúsculas e conectadas umas às outras. Apenas o “S” maiúsculo ficou sozinho.
A segunda linha continha duas palavras: “FALABELLA” e “HNOS” em caixa alta. Ressalta-se que as letras “NOS” foram reduzidas, levemente elevadas e sublinhadas com uma linha horizontal curta. Para esta parte da inscrição, foi utilizada uma antiqua com serifas retangulares. Das fontes modernas, Hanch Regular de Roger White, Non Solus Medium de K-Type, Battlefin Regular de Kostic Type Foundry e Prumo Text Medium de DSType são aproximadamente semelhantes a ela.
1952 – 1967
Em 1952, a loja de roupas foi renomeada para Falabella, deixando apenas uma palavra preta em seu logotipo oficial. Desta vez, os designers optaram por uma tipografia manuscrita que parecia elegante e elegante. Eles mantiveram uma ligeira inclinação para a direita, mas mudaram o estilo das letras, engrossando todas as linhas principais. As junções entre os símbolos se projetavam um pouco, o que os fazia parecer picos curtos. Este signo de palavra tornou-se o principal em 1952, embora tenha aparecido muito antes.
1967 – 1992
Quando a empresa se cansou de usar o logotipo elegante, mudou a fonte caligráfica para um script que imita a caligrafia desleixada. A palavra estava ilegível devido às linhas desproporcionalmente largas e pequenas lacunas entre as letras. O preto foi substituído pelo verde escuro.
1992 – 2001
No início dos anos 1990 a marca da palavra é preta novamente. Todas as letras, incluindo o primeiro “f”, eram minúsculas. Ao mesmo tempo, uma fonte geométrica de alto contraste com serifas longas e finas no topo do “l” e do “b” foi usada para a inscrição. As extremidades do “f” foram decoradas com pontos salientes em forma de lágrima. Os análogos mais próximos desta serifa são Ingeborg Heavy Italic da Typejockeys, lançado em 2011, e Century Modern FS Bold Condensed Italic da FontSite Inc., lançado em 2010.
2001 – 2002
Com o advento do século XXI, a rede de lojas Falabella adquiriu um novo logotipo, muito semelhante ao anterior. Os designers aumentaram ligeiramente a inclinação das letras para o lado direito, removeram as serifas e alteraram o “f”, dando-lhe a forma de uma longa linha curva. Por causa das extremidades pontiagudas, o “f” parecia uma espada ou punhal com um cabo grande.
2002 – 2007
Em 2002, a empresa começou a usar um wordmark com uma fonte moderna. A elegância suave desapareceu de seu nome: se antes as extremidades inferiores dos traços eram direcionadas para cima, na nova versão elas eram cortadas. Com o mesmo objetivo, os designers fizeram todas as linhas aproximadamente da mesma espessura e suavizaram as bordas opostas do “f”. Um grande ponto redondo apareceu no final da inscrição. A cor preta clássica foi alterada para verde – não a mesma de 1967, mas um pouco mais clara. A única coisa que permanece inalterada é a inclinação das letras para a direita.
2007 – presente
A versão moderna do logotipo foi desenvolvida em 2007. Difere da anterior apenas no esquema de cores: os designers deram ao verde um tom amarelo para deixar o nome da marca mais brilhante.
Como o logotipo da Falabella é usado principalmente como sinal de loja, ele contém o nome da marca. O único detalhe incomum é o ponto no final da palavra. Foi adicionado não para seguir as regras da gramática, mas para mostrar que as lojas de departamentos da rede têm tudo o que você precisa. No contexto do emblema, o sinal de pontuação representa a completude, a estabilidade, o absoluto.
Fonte e cores do logotipo
A fonte usada no logotipo é aproximadamente semelhante à Grenale # 2 Cond Demi Italic da Insigne Design. Mas surgiu em 2014, ou seja, muito depois do símbolo da empresa de varejo. O nome da marca está escrito em elegantes letras sem serifa inclinadas. Algumas linhas são cortadas e arredondadas. O “f” esticado diagonalmente parece o mais incomum. Apesar de sua posição inicial, é minúscula como todos os outros caracteres.
Verde é a cor de assinatura da Falabella. Na versão moderna, tem um tom amarelo quente (#c3d200). A rede de lojas usa o verde para mostrar sua produção e venda de mercadorias ambientalmente conscientes. É também a cor da calma, confiança, harmonia e renovação.