Um representante proeminente da música coreana Olympus é o grupo musical sul-coreano-chinês Exo, com sede em Seul. Ela se anunciou pela primeira vez em 2011, quando a programação estava totalmente formada. O fundador da boy band é a SM Entertainment, que começou a formar o grupo desde 2006 como parte da seleção de membros através da audição deles durante o estágio subsequente e treinamento adicional. É composto por 9 participantes do sexo masculino. A música é executada em três idiomas – japonês, coreano e chinês. O estilo é bastante diversificado – pop, hip-hop, R&B, house, trap. Em 29 de dezembro de 2011, o grupo fez sua primeira aparição na televisão no programa da SBS Gayo Daejeon. Para poder atingir o maior número de públicos possível, dois grupos foram formados – Exo-K e Exo-M. Isso possibilitou a participação em eventos realizados simultaneamente em diferentes locais e a realização de trabalhos em coreano e mandarim.
Uma das características da banda é a atitude criativa do fundador da SM Entertainment em relação à marca musical que criou. Atenção séria é dada à elaboração da imagem e design de cada um dos álbuns com um logotipo especial memorável do Exo.
Significado e história
O primeiro participante foi o futuro líder do Exo-K, que fez o teste em 2006, Suho. O processo de seleção terminou em 2011, quando as duas equipes foram recrutadas. O anúncio oficial da criação de uma formação musical masculina em maio de 2011 foi feito pelo fundador da SM Entertainment, Lee Soo Man, em um seminário realizado na Universidade de Stanford. Foi aqui que foi anunciada a estratégia da empresa para a formação de dois subgrupos musicais sob um nome comum. O nome oficial de Exo foi confirmado em dezembro do mesmo ano antes de sua apresentação na cerimônia SBS Gayo Daejeon.
Em 8 de abril de 2012, ambas as equipes estrearam com o single “Mama”, após o qual um mini-álbum foi gravado e lançado.
O sucesso comercial veio já em 2013 após o lançamento do álbum conjunto XOXO em duas línguas em junho. Em agosto, o álbum foi expandido com 3 novos lançamentos, alcançando o 3º lugar na Billboard K-Pop Hot 100 e o 2º no Gaon.
A primavera de 2014 viu o lançamento do terceiro álbum do grupo, Overdose, que se tornou o álbum mais encomendado na história não apenas da música coreana-chinesa.
Em 2015, o grupo já estava em 95º lugar na Billboard 200 dos EUA e 98º na Billboard Canadian Hot 100. Nenhum grupo musical coreano jamais alcançou tanto sucesso.
A terceira rodada em 22 de julho de 2016 já aconteceu sem a participação de Chris e Luhan.
Em 28 de maio de 2017, a equipe fez seu show histórico no Estádio Olímpico de Seul, completando outra turnê. Este período de tempo é caracterizado pelo início de concertos solo de artistas.
Desde 2018, o grupo continua sua marcha de sucesso pelo musical internacional Olympus, recebendo certificação de ouro em 9 de fevereiro pelo álbum Countdown. Um destaque histórico para Exo foi sua performance no encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018.
A partir de maio de 2019, os membros do grupo começam a ser convocados para o exército. Neste momento, o resto da equipe lançou seus álbuns solo. Ao mesmo tempo, novos subgrupos são criados com base nos restantes – CBX e SC. Em novembro, eles gravaram um álbum intitulado Obsession, o primeiro a ser criado em uma formação menor, marcando mais um marco na história da banda.
A cada nova etapa, a próxima turnê fixa o álbum gravado por eles no design original, mantendo o estilo desenvolvido e adotado durante o lançamento do primeiro single “Mama”. Sua originalidade está na possibilidade de criar um design único a cada vez e, ao mesmo tempo, na formação do reconhecimento visual.
2012
A capa do primeiro álbum do Mama era um retângulo preto com um hexágono branco inscrito dentro. Suas laterais e linhas dividindo o espaço compunham uma imagem estilizada do texto – o nome do grupo. Este símbolo torna-se o emblema distintivo da marca. De uma forma ou de outra, ela se repetirá em todos os álbuns subsequentes, “escondida” nos contornos, contornos das composições, figuras e imagens.
2013
Álbum ХОХО – o primeiro deste ano, teve 2 letreiros em seu design. O primeiro é na forma de um coração “angular” estilizado. O segundo estava localizado à direita dele, feito em forma de círculo. Cada um deles continha letras estilizadas do nome. Desta forma, foi alegado que foi gravado simultaneamente por ambos os grupos Exo.
No final do mesmo ano, o álbum estendido Miracles foi lançado. Sua capa era ocupada por um símbolo feito em linhas vermelhas, que era representado pela linha do meio da Letra “E”, ligada à interseção das linhas que formam a letra “X”. Seus elementos superiores e inferiores foram conectados por linhas espelhadas simetricamente, formando uma letra estilizada “O” – a terceira do nome do grupo.
2014
O lançamento da versão estendida do álbum Overdose foi um pouco diferente em sua composição das anteriores. Consistia em uma figura em forma de hexágono, feita para se assemelhar a uma representação esquemática de um labirinto.
2015
O trabalho de estúdio do EXODUS apareceu diante dos fãs nessa versão do hexágono, cujos contornos eram feitos em preto, e a interseção das linhas dentro dele permitia “ver todas as letras do nome do grupo. Ao mesmo tempo, a angústia da interseção dos elementos da letra “X” foi apresentada em forma de diamante.
No mesmo ano, os fãs da música da boy band ouviram o novo álbum Sing for You, no qual uma placa com borda preta foi usada como desenho, com o nome do álbum na margem interna, digitado em letras maiúsculas pretas. Acima dele, por meio de uma barra, o texto foi digitado em letras pequenas pretas – 2015 / INVERNO / EXO.
2016
O lançamento de Ex’Act foi acompanhado por uma versão original de sua capa, que apresentava um hexágono tradicional. Era formado pelas letras do nome do grupo e do álbum, cada uma marcando o topo da figura. Eles foram conectados por linhas pretas curtas, repetindo a inclinação dos lados do elemento geométrico. Alguns dos traços tinham uma seta no final indicando a direção de uma letra para outra. Se você seguir os sinais, obterá as palavras certas para os nomes. Bem no centro estava a letra “X”. Ao mesmo tempo, essas próprias linhas formaram a assinatura do EXO quando vistas de um ângulo específico.
2017
O álbum, cujo título fala por si – The War, tornou-se dono de uma imagem semelhante a uma explosão. Os raios divergentes do centro criam o efeito de perceber a figura geométrica e as letras do nome do grupo nos setores que não estão preenchidos de preto.
2018
Dois álbuns são lançados este ano – Don’t Mess Up My Tempo e Love Shot. O primeiro com a imagem do velocímetro, no setor direito do qual, ao longo do arco, a letra designação do nome do grupo. Na parte inferior, os nomes dos intérpretes estão em negrito vermelho com transição degradê, como a execução da seta. Tudo está em um fundo preto. O segundo álbum é feito na forma de um diamante facetado, cujas faces frontais formam um hexágono com uma parte ligeiramente alongada do meio. Tradicionalmente, também contém o nome do grupo.
2019
O primeiro álbum criado com uma formação reduzida. O emblema consiste em duas bandeiras pretas cruzadas. Seus mastros cruzados formam sua percepção visual como as letras “X” – a letra do meio do nome do artista. As bordas superior e lateral das bandeiras criam o contorno do hexágono e, ao mesmo tempo, as primeiras e últimas letras do nome do grupo. Para manter essa correspondência, a bandeira da esquerda possui uma linha diagonal que não é preenchida com nenhuma cor. Forma visualmente o elemento central da letra “E”, cujos outros lados permitem representar dois lados da bandeira.
Fonte e cores do logotipo
O principal emblema do grupo musical, cujo tema está sendo trabalhado no design de cada novo álbum, é um hexágono geométrico equilátero, cujos lados e intersecção de linhas internas formam a percepção visual das letras que compõem o nome da marca. . Apenas 2 cores contrastantes são usadas na imagem – branco e preto (uma interpretação adicional da variante será aplicada). A execução baseia-se no contorno da composição e na necessidade de olhá-la de um determinado ângulo. O nome do grupo “EXO” pretende ser um componente de um hexágono oco inscrito em 2/3 do espaço no topo de um retângulo preto.
Sob a figura no resto do retângulo, o nome EXO é repetido em letras maiúsculas brancas no estilo do alfabeto grego antigo. A concisão do emblema ao usar a visualização oculta não é apenas atraente. Este método faz a imaginação “ligar”, o que proporciona o grau máximo de influência sobre o espectador, forçando-o a olhar de perto e resolver espontaneamente o problema de encontrar letras escondidas. Uma técnica única e eficaz para aumentar a memorização, garantindo o reconhecimento obrigatório da marca.