Evernote é um aplicativo para aumentar a produtividade e também a empresa com o mesmo nome que o criou. O programa é projetado para manter registros, gerenciar tarefas, organizar processos e arquivar notas. Nesse caso, as notas podem ser não apenas texto, mas também na forma de arquivos de som, desenhos, fotografias ou mesmo conteúdo salvo da Internet. Tudo isso está agrupado em cadernos especiais e pode ser editado, marcado, exportado, anotado, encontrado. A empresa de desenvolvimento foi fundada em 2000 por um empresário de origem azerbaijana – Stepan Alexandrovich Pachikov. E seu produto de software foi lançado em 2008. Ela está sediada em Sunnyvale, Califórnia.
Significado e história
O que é o Evernote?
É um serviço de armazenamento de notas em forma de texto impresso, áudio, imagens, páginas da web ou manuscritos. O aplicativo de escritório existe desde 2008 e tem vários tipos de contas – desde o simplificado Evernote Basic ao rico em recursos Evernote Business.
Na primeira vez após o lançamento, o nome da empresa Evernote tinha uma grafia diferente – com as letras maiúsculas “E” e “N”. Isso foi feito para destacar as palavras em um nome de duas partes e para enfatizar a finalidade do produto proposto. Mas depois perdeu a grafia antiga, dada pelo fundador da empresa, e o programa ficou mais simples de designar. Na verdade, é um aplicativo de plataforma cruzada para os sistemas mais populares, incluindo Windows, macOS, iOS, Android. Além disso, o utilitário existe em três versões: uma gratuita com restrições mensais, uma paga com restrições canceladas e uma versão mais avançada.
A empresa que o criou pertencia ao empresário da informática Stepan Pachikov, que se concentrava no desenvolvimento de utilitários para desktops, tablets e dispositivos portáteis. Esses eram o ritePen (uma ferramenta de reconhecimento de escrita manual) e o EverNote (um produto para raspar e fazer anotações na web). Existe também uma versão para Windows que salva anotações em um “rolo de papel sem fim”.
Após a mudança de liderança e a chegada de Phil Libin, a empresa mudou de foco e acrescentou a Internet, Apple Mac e smartphones à sua esfera de interesses de negócios. Especialmente para eles, ela adaptou o aplicativo em 2008. Ao mesmo tempo, a grafia do nome Evernote foi alterada para letras minúsculas.
A versão beta aberta foi lançada no verão de 2008 e, no verão de 2011, o número de seus usuários era de 11 milhões. O programa mais recente (na versão 10) é uma revisão dos clientes de desktop. Ao longo dos muitos anos de sua existência, o aplicativo mudou o logotipo que lhe foi atribuído na fase de lançamento de teste apenas uma vez. Em geral, ele possui dois emblemas.
2008 – 2018
O lançamento de estreia do programa exigia um ícone que o representasse como um produto original. Os autores escolheram um elefante para expressar sua identidade pessoal. Uma grande cabeça cinza é colocada sobre um fundo branco para criar um contraste ideal para indicar o olho e o cobertor colocado em volta do pescoço. A parte frontal da cabeça é reta, as orelhas são grandes, o olhar está abaixado, o tronco é torcido geometricamente, lembrando fragmentos de um quadrado.
No lado direito do ícone está o nome do aplicativo e a empresa que o lançou. A palavra “Evernote” é escrita em letras maiúsculas com serifa. Todos os símbolos são finos e ficam quase próximos – a uma distância mínima uns dos outros. O texto é colorido com um bom tom de verde – neon, mas ligeiramente apagado.
2018 – presente
Durante os dez anos de sua existência, os desenvolvedores o corrigiram pela primeira vez. Mudaram o formato do tronco, tornando as voltas mais suaves e arredondadas, alinharam a linha inferior do olho, retratando-a na forma de um semicírculo claro, e alargaram a parte com a manta. Além disso, os designers mudaram a tipografia. Em vez da fonte antiga, eles usaram o clássico negrito em minúsculas (exceto para a primeira letra – ela permaneceu em maiúsculas). Outra mudança foi feita na cor – agora a cabeça do elefante é verde e a inscrição é preta.
Fonte e cores do logotipo
Não há necessidade de falar em modificações sérias neste caso, porque a estrutura do logotipo, assim como seus elementos, permaneceram os mesmos: a cabeça do elefante à esquerda, a marca à direita. As correções afetaram apenas pequenos detalhes que não afetaram o conceito geral. Afinal, a principal tarefa das mudanças de design foi a vontade de modernizar a identidade, adaptá-la aos diferentes meios de comunicação, o que foi alcançado.
No logotipo de estreia, a fonte lembra Sanchez Niu Bold – uma fonte geometricamente plana com serifas largas na forma de retângulos em miniatura. No segundo, a fonte é próxima à Utopia Std Bold – uma fonte comercial da Adobe. Também tem serifas, mas pequenas e nítidas. As principais diferenças entre eles estão na depressão mais curva no topo da letra “t” e no elemento em forma de lágrima localizado mais próximo “r”. O resto é quase idêntico.
A paleta corporativa é monocromática em ambos os casos. No logotipo atual, ele consiste em uma combinação de duas cores: preto e verde brilhante # 00aa29. A primeira versão usava cinza escuro # 858585 e verde neutro # 29bf60.
Por que o logotipo do Evernote é um elefante?
O elefante no logotipo do Evernote representa a principal função do serviço - manter muitas anotações. Acredita-se que este animal tenha uma excelente memória e nunca se esqueça de nada.
O Evernote pode ser usado online?
Sim, o Evernote requer uma conexão com a internet para sincronizar as notas do usuário em todos os dispositivos móveis e computadores.
O aplicativo Evernote é gratuito?
Este serviço possui duas versões: paga e gratuita. Naturalmente, neste último caso, você não pode usar recursos avançados, ultrapassar o limite mensal de notas e sincronizar mais de dois aparelhos.