A Edeka é baseada em 3.600 varejistas que formam sete cooperativas regionais. Eles atuam como atacadistas e abastecem lojas de varejo. A gama inclui tanto produtos fabricados com a marca própria Edeka, como produtos de outras marcas. Isso inclui alimentos e uma ampla gama de itens não alimentares, incluindo medicamentos e artigos de luxo.
Significado e história
O que é Edeka?
O Edeka Group é uma associação de cooperativas alemãs. Esta organização opera vários descontos e supermercados de gama completa. É líder indiscutível no ranking de varejistas de alimentos na Alemanha: detém mais de um quarto do mercado no setor de varejo de alimentos.
O nome Edeka começou a ser usado em 1911. O fato é que a abreviatura E. d. O K., do qual é derivado, parecia muito curto para os proprietários da empresa, e a versão completa (Einkaufsgenossenschaft der Kolonialwarenhändler im Halleschen Torbezirk zu Berlin) era muito longa. No entanto, o dia 25 de novembro de 1907 ainda é considerado a data oficial de criação do grupo, quando várias cooperativas comerciais se uniram em uma associação, que mais tarde se transformou na Edeka Zentrale Stiftung & Co. kg.
Agora, a organização possui vários milhares de lojas em toda a Alemanha. Muitos deles são administrados por comerciantes independentes que se ofereceram para ingressar na Edeka. Eles usam um logotipo comum chamado Block-E: um grande “E” azul em um quadrado amarelo. Mas nem sempre foi assim, pois a identidade visual da marca mudou várias vezes. Sua história pode ser dividida em cinco períodos.
1911 – 1921
A marca Edeka foi registrada oficialmente em 1911. Seu nome serviu de base para o emblema: foi retratado ali em uma antiga fonte serifada e colocado dentro de um retângulo branco. As letras eram todas maiúsculas e pretas, e os contornos finos as faziam parecer tridimensionais. E à esquerda em um círculo preto estava a abreviatura “EdK”. Os projetistas tiveram que deformá-lo para que chegasse às bordas do círculo. As inscrições foram colocadas em uma moldura figurada, composta por numerosos pergaminhos.
1921 – 1947
Em 1921, Edeka tinha um novo CEO, Fritz Borrmann, e um novo logotipo semelhante. O sinal gráfico foi chamado de “Schleife” (“Loop”) por causa de sua forma característica: a linha inferior da letra maiúscula “E” formava uma forma oval, na qual as letras minúsculas “d”, “e”, “k” e “a ” foram encerrados. Além disso, todos os personagens, exceto o primeiro, estavam conectados entre si. Para a inscrição, foi usada uma fonte manuscrita com serifas afiadas no topo. A palavra era preta e estava em um fundo amarelo. E no canto inferior esquerdo havia um losango, dividido em duas partes: um triângulo preto invertido com o nome da marca (abaixo) e um sol nascente com 13 raios (acima).
1947 – 1965
Em 1947, a cooperativa EDEKA Importe GmbH foi fundada para o negócio de importação. Enquanto isso, o emblema da empresa mudou um pouco: o diamante desapareceu e a base amarela adquiriu um tom frio de limão.
1965 – 1968
Quando as novas regras de rotulagem entraram em vigor, um grupo de cooperativas alemãs abandonou a caligrafia. O resultado foi o famoso Block-E, que a princípio parecia um “E” amarelo em um quadrilátero azul escuro. No canto superior esquerdo da letra havia um pequeno “E”: era estilizado como paralelos na grade da Terra. Um pouco mais alto estava a palavra “EUCO”. O fundo continha um retângulo horizontal amarelo com a inscrição azul “EDEKA”. O nome da marca usava uma fonte sans-serif em negrito.
1968 – presente
Pouco antes da reorganização da banda, seu logotipo foi alterado novamente. Isso aconteceu em 1968, mesmo período em que a subsidiária MK-Werbe GmbH, responsável pelo projeto conceitual da publicidade, passou a fazer parte da Edeka. O formato Block-E foi preservado, mas os desenvolvedores removeram muitos elementos, deixando apenas o “E” e a palavra “Edeka” dentro de um único retângulo vertical. Além disso, as inscrições tornaram-se azuis claras, e a base agora é amarela brilhante e tem uma borda na forma de uma fina linha azul.
A letra “E” simboliza a abreviatura E. d. K., que está na base do nome da marca. Ou seja, esta é uma homenagem ao patrimônio histórico da empresa – simples, mas não muito óbvio para os consumidores modernos. Formas geometricamente definidas criam um equilíbrio que torna o Block-E atraente.
Fonte e cores do logotipo
Se antes a palavra “Edeka” era escrita em cursiva elegante, agora seu oposto completo é usado: uma sans serif visualmente pesada com letras em negrito. É mais ou menos semelhante ao Bicyclette Black da Kostic Type Foundry ou Favela Semi Bold da BORUTTA.
A combinação de azul claro (#006cb8) e amarelo brilhante (#ffe700) tornou-se um marco no final dos anos 1960. Ele se baseia no esquema de cores anterior que apareceu em 1965 com a primeira versão do Block-E. Desde então, as lojas Edeka são reconhecidas por esta paleta atraente.