Eddie Bauer era uma pessoa real – um ávido caçador e pescador, um fã de esportes de tiro, um talentoso comerciante, inventor e empresário. A marca que leva seu nome também se mostrou muito versátil. Ele mudou muitos proprietários, e cada um deles tinha sua própria estratégia. No início, o sortimento era baseado em produtos para atividades ao ar livre, depois foram adicionados jaquetas e, durante a guerra, o fabricante começou a produzir equipamentos para o exército. Em algum momento, Eddie Bauer se tornou uma marca de roupas esportivas femininas. Mais tarde, o cross-branding permitiu que a empresa entrasse no mercado com roupas de cama, artigos de decoração, louças, móveis, copos, mountain bikes e até caminhões próprios.
Significado e história
O que é Eddie Bauer?
Eddie Bauer, que já foi um fornecedor líder de equipamentos esportivos e ao ar livre, agora é uma cadeia de lojas de roupas com mais de 370 locais. O criador desta empresa inventou e patenteou jaquetas acolchoadas com padrão de diamante. Era uma jaqueta que foi usada pelo primeiro americano que conquistou o Everest.
Eddie Bauer está sediado em Bellevue, Washington. Mas tudo começou em Seattle, onde um entusiasta do ar livre abriu uma loja de tênis em 1920. No início, ele simplesmente fabricava e consertava raquetes de tênis, depois passou para equipamentos de badminton e golfe. Apenas alguns anos depois, Eddie inventou a jaqueta, quando viu em primeira mão a ineficiência das roupas de lã. E tudo porque quase morreu de hipotermia durante a pesca de inverno: ele, já congelado, foi encontrado e acordado por um amigo. O resultado foi a primeira jaqueta acolchoada do mundo. Sua produção foi descontinuada em 1995.
Durante a guerra, Eddie Bauer foi o único fornecedor de equipamento militar autorizado a marcar os produtos com seu próprio logotipo. Ele forneceu ao exército parkas e calças rotuladas “Eddie Bauer Seattle U.S.A.” Graças a isso, ele tinha uma ampla base de clientes: os soldados viam as etiquetas e sabiam onde suas roupas favoritas eram feitas. Eles eram tão ativos em encomendar mercadorias pelo correio que o empresário fechou a loja de varejo em Seattle e se concentrou apenas na entrega.
Novos locais de Eddie Bauer começaram a aparecer depois de 1968, quando William Niemi comprou metade do negócio. Ao mesmo tempo, a empresa mudou de equipamentos expedicionários para roupas casuais – principalmente para mulheres. No futuro, a marca mudou várias vezes de proprietários, continuando a expandir sua rede de distribuição. Desde maio de 2021, pertence ao Grupo SPARC e aos Authentic Brand Groups. Por cem anos, a empresa conseguiu atualizar sua identidade várias vezes, mas os períodos exatos da história dos logotipos são desconhecidos.
Velho
A antiga marca de palavra Eddie Bauer continha o nome da marca em preto. Foi escrito em negrito tipo sem serifa contra uma longa linha escura que imitava os picos das montanhas. A banda começou no ponto inferior esquerdo, subiu e depois caiu no canto direito. Mas não era contínuo – a inscrição cercava o espaço branco vazio.
Os contornos das montanhas simbolizavam as principais atividades da empresa nas décadas de 1950 e 1960. Naqueles anos, ela forneceu expedições turísticas e científicas e até forneceu equipamentos para o primeiro americano a conquistar o pico mais alto da Terra. Tudo começou quando Eddie Bauer foi abordado por uma equipe de alpinistas que queriam parkas americanas. Eles iam escalar Kara Koram, mas devido às condições climáticas difíceis, não puderam fazê-lo. Mas jaquetas quentes salvaram suas vidas.
A empresa também usou um emblema de ganso voador no passado. Ele estava em um anel preto com a inscrição “EDDIE BAUER” e cobriu parcialmente as letras com uma asa e pescoço. Na parte inferior do anel havia uma fita branca com o texto “SINCE 1920”, e logo abaixo dela – a frase “TRADE MARK”, dividida em duas partes por um diamante branco. Grandes letras pretas “E” e “B” foram colocadas dentro do losango. Sob a asa direita do ganso havia uma pequena cunha de pássaros.
Por que os designers colocaram um ganso no centro do emblema? O fato é que Eddie Bauer usava penas de ganso para jaquetas. Tendo recebido hipotermia em uma viagem de pesca, ele se desiludiu com roupas de lã e se lembrou de seu tio, que usava jaquetas durante a guerra entre a Rússia e o Japão. Mas a penugem era muito volumosa, então o inventor começou a experimentá-la até criar uma jaqueta acolchoada com um padrão de diamante.
Novo
O logotipo atual, como o antigo, consiste no nome da marca. Mas a nova versão usa um script – uma fonte que imita a caligrafia. Todas as letras estão conectadas: existe até uma linha de conexão entre o último “e” da palavra “Eddie” e o primeiro “B” de “Bauer”. A inscrição parece descuidada, como se fosse uma assinatura pessoal. Os designers tornaram a marca universal removendo os contornos da montanha. Afinal, agora a empresa não produz jaquetas acolchoadas e os equipamentos para alpinistas não são mais a base da linha.
A marca Eddie Bauer é licenciada para uma variedade de produtos, incluindo veículos de duas e quatro rodas, móveis, óculos de sol e muito mais. Nessas condições, ela precisava de um logotipo simples, não vinculado em significado a um grupo específico de produtos. Nem a marca nominativa do pico da montanha nem o emblema do ganso atenderam a esse critério. Por isso, agora a marca apresenta uma inscrição manuscrita, que é colocada em rótulos e etiquetas.
Fonte e cores do logotipo
A julgar pela tipografia, o logotipo da rede de lojas foi concebido como uma assinatura pessoal de Eddie Bauer. Não se pode dizer que os designers usaram alguma fonte específica para isso. Este é provavelmente um conjunto individual de glifos com uma inclinação direita e laços decorativos. As primeiras letras das palavras são maiúsculas e os demais caracteres são minúsculos. A coisa mais incomum é o grande “E”, em que a linha superior se estende ao longo de um caminho diagonal até o canto inferior esquerdo. Para melhor legibilidade, a inscrição está em um fundo branco e emoldurada em preto universal.