Um logotipo de texto simples da Duracell carrega uma carga significativa de informações. A ausência de cantos vivos simboliza a segurança absoluta dos produtos da marca. Esquema de cores pensativo – preto, branco e cobre simbolizam durabilidade, confiabilidade e superioridade.
Duracell é marca registrada de uma empresa que fabrica células eletroquímicas, acumuladores e baterias. A empresa foi fundada em 1930, a época do registo oficial é 1964. Lugar de apresentação – a cidade de Bethel (EUA). Os primeiros proprietários são Samuel Ruben e Philip Mallory, o atual é Berkshire Hathaway.
Significado e história
Este logotipo tem, na verdade, duas datas de origem: a primeira está associada à abertura da empresa, a segunda – ao seu registo oficial. A diferença entre eles é de mais de 30 anos. A identificação visual final apareceu ainda mais tarde – em 1971, quando o esquema de cores foi aprovado. O mascote corporativo (coelho) está em uso desde 1973.
1964 – 1977
O emblema contém algumas palavras: indica o fabricante e o tipo de bateria produzida (alcalóide).
1977 – 1985
Depois de expandir o sortimento, os desenvolvedores deixaram apenas Duracell no retângulo preto.
1985 – 1988
Os designers mudaram a cor e o tamanho da palavra. Removido o fundo escuro. As letras maiúsculas foram arredondadas e os cantos arredondados.
1988 – 1999
Naquele ano, apareceu a fonte atual com caracteres sans serif largos.
1999 – 2013
A grafia da palavra foi revisada: os caracteres agora estão em negrito.
2013 – presente
Em 2013, foi lançada a versão atual do logotipo com fonte maiúscula.
Fonte e cores do logotipo
O nome da marca vem da frase “célula durável” (“célula forte”, “célula confiável”). O simbolismo de uma marca é um nome executado em fontes diferentes dependendo do ano.
Como a ênfase do emblema está no texto, sua evolução é uma mudança no estilo da inscrição. Como resultado, as primeiras versões do logotipo são dominadas pela fonte Futura, enquanto as últimas são dominadas pela Delta Bold com um “R” curvo característico. O que essas fontes têm em comum é que elas são grotescas e sem serifas. A paleta de cores é monocromática e consiste na combinação clássica de preto (letras) e branco (fundo).
A ausência de cantos agudos simboliza a segurança das baterias, enquanto as cores preto, branco e cobre transmitem sua força, confiabilidade e superioridade.