DPD juntamente com as marcas Seur (Espanha) e Chronopost (França) fazem parte do grupo DPD. É um serviço multinacional que fornece serviços de EMS em todo o mundo.
É propriedade da empresa francesa La Poste S.A., que foi criada em 1576 para entregar correspondência escrita privada e comunicações internas entre diferentes níveis de governo.
La Poste era um monopólio. Conseguiu assumir o mercado de transporte expresso após estabelecer a Chronopost em 1985. E em 1999, comprou o transitário alemão DPD Deutscher Paketdienst e cedeu todas as ações adquiridas à sua subsidiária GeoPost.
Significado e história
Os predecessores do DPD moderno são três serviços ao mesmo tempo: Deutscher Paketdienst (Alemanha), Interlink (Irlanda), Parceline (Grã-Bretanha). Em janeiro de 2008, todos eles foram renomeados como Distribuição Dinâmica de Pacotes. Um pouco mais tarde, em 2015, GeoPost fundiu as filiais Seur, Chronopost e DPD sob o telhado do grupo DPD, que mais tarde incluiu BRT (Itália) e Lenton (Ásia). Apesar de tantas marcas, a alemã DPD, que data de 1977, foi e continua a ser a principal gestora da empresa.
O logotipo do serviço mostra a abreviatura DPD. No início, representava três palavras em alemão: Deutscher Paket Dienst. Este nome foi mantido quando o despachante mudou-se para La Poste. Mas após renomear em 2008, a sigla começou a significar Dynamic Parcel Distribution.
1977 – 2015
Até 2015, a marca DPD usava um logotipo que lhe passou de seu antecessor alemão. A abreviatura estava escrita em letras maiúsculas sans-serif pretas e estava à esquerda. À direita, havia um cubo branco com bordas pretas, emoldurado por três linhas vermelhas. A figura geométrica tridimensional simbolizava a encomenda postal.
2015 – presente
O DPD, junto com outros serviços de entrega, foi fundido em uma rede DPDgroup internacional integrada. Isso aconteceu em 2015 após a reestruturação da GeoPost. O nome, o logotipo e a cultura corporativa da nova holding foram desenvolvidos pela agência Lippincott. Antes disso, especialistas analisaram 15 áreas de negócios para entender melhor a essência da empresa.
Eles criaram um posicionamento de marca flexível, adaptando-o a todas as partes do grupo DPD. Portanto, DPD e Chronopost têm emblemas muito semelhantes: à esquerda – um cubo estilizado, à direita – uma inscrição cinza escuro. Apenas a unidade alemã possui um polígono vermelho, enquanto a unidade francesa possui um azul.
A figura multifacetada simboliza a conexão entre as várias empresas dentro do grupo DPD. No emblema, tem a forma de um hexágono com dois recortes profundos à direita e à esquerda. Linhas brancas criam volume para deixar claro que este é um cubo e não um objeto 2D plano.
Outra associação está diretamente relacionada às parcelas e indica a ocupação do DPD. A figura se parece com uma caixa ou caixa – a carga principal de uma transportadora expressa. O mesmo logotipo foi usado no logotipo anterior, mas Lippincott o alterou visivelmente para refletir a abordagem pragmática do grupo. O cubo evoluído é um tributo à tradição da Deutscher Paketdienst e um passo em direção ao futuro da Distribuição Dinâmica de Pacotes.
Fonte e cores do logotipo
Os designers converteram as letras para minúsculas, querendo tornar a inscrição mais convidativa e “humana”. Eles também desenvolveram uma nova tipografia que é radicalmente diferente da versão anterior. A fonte é semelhante à Explora Explora do tipógrafo Benoît Sjöholm, exceto na palavra “dpd” as bordas superiores de ambos os “d” s não são cortadas em ângulo. O segundo análogo é Canaro SemiBlod do estúdio alemão Rene Bieder. Independentemente de como os criadores do logotipo se orientaram, eles modificaram a fonte, separando a parte inferior do semicírculo da linha vertical da letra “p”.
O esquema de cores também evoluiu. As letras pretas ficaram cinza (tom # 403F41) e a forma geométrica em preto e branco se transformou em um cubo vermelho com uma transição gradiente de cereja (# C30030) para rosa e vermelho (# DD002E).