A Dollar Tree é uma cadeia de lojas de varejo que vende mercadorias por um dólar ou menos, razão pela qual anteriormente era chamada de Apenas $ 1,00. Agora é a maior estrutura comercial, abrangendo os 48 estados da América do Norte e o vizinho Canadá. Tem 15.115 lojas chamadas Dollar Tree e Dollar Bills. Ela também tem mais de 8.000 pontos de venda Family Dollar localizados nos Estados Unidos. O serviço comercial dedica-se principalmente à venda de louças, doces, material didático, panificação, eletroeletrônicos, limpeza e detergentes, artigos para animais de estimação, decoração, salgadinhos, congelados, brinquedos, papelaria, produtos de beleza e saúde, carros, livros, leite , pizza, atributos para bordado, utensílios domésticos, etc. A empresa foi formada em 1986 e agora faz parte da Fortune 500. Está sediada em Chesapeake, Virgínia.
Significado e história
A popular cadeia de varejo tem várias empresas predecessoras. O primeiro é o K&K 5 & 10, inaugurado em 1953 por K. R. Perry no centro de Ben Franklin, Norfolk, Virgínia. A segunda é a K&K Toys, fundada em 1970 por três empresários (K. R. Perry, Macon Brock e Doug Perry). Inclui mais de 130 lojas na região da Costa Leste. E somente em 1986 apareceu a versão real da rede comercial. Em seguida, chamava-se Only $ 1,00 e consistia em cinco pontos de venda na Virgínia, Tennessee e Geórgia. Foi fundada por Doug Perry, Ray Compton, Macon Brock.
Anteriormente, a expansão das lojas “dollar” era feita em paralelo com a rede K&K Toys, localizadas principalmente em shopping centers. Mas em 1991, a empresa decidiu focar exclusivamente em apenas R$ 1,00 e vendeu a K&K para a KB Toys. Dois anos depois, os proprietários mudaram o nome, usando Dollar Tree Stores em vez da antiga opção, a fim de planejar a futura abertura de um grande número de lojas com diferentes estratégias de preços.
Para o logotipo, que também serviu de sinal, foi escolhida uma imagem que corresponde ao nome da marca – uma árvore do dólar. Até então, uma placa de neon com a designação “SÓ >>> $ 1,00” pairava sobre as entradas. Após a decisão de migrar para a rede recém-formada, a gestão passou a aprimorar apenas seu emblema.
1986 – 1991
A princípio, foi utilizado um logotipo baseado no antigo nome das lojas. Consistia na palavra vermelha “Somente” e na designação azul “$ 1,00”. Entre eles estavam três ponteiros curtos. Todos os elementos consistiam em pequenos traços verticais correndo em paralelo. Além disso, a letra “O” e o número “0” eram completamente idênticos em forma e diferiam apenas na cor.
1991 – 2006
Depois que a rede foi renomeada para Dollar Tree, a empresa-mãe passou por uma reformulação completa da marca. Ela mudou tudo, desde a estrutura até o logotipo. Desde então, uma árvore do dólar está pendurada na placa acima da entrada de cada rede de lojas. O desenho consiste em uma unidade (número 1), que funciona como um tronco. Ela é negra. Em contraste, há uma coroa verde redonda feita de notas de dólar dobradas no topo.
A árvore é ramificada e poderosa, como evidenciado pela “folhagem” caindo quase no chão. O lado esquerdo dos “ramos” é um semicírculo uniforme colocado em um leve ângulo (inclinado). Possui cinco listras verdes claras. À direita está um quarto verde escuro do círculo. Abaixo deles estão os novos nomes das lojas em Peignot, com letras suaves e aerodinâmicas arredondadas nos cantos.
2006 – presente
Neste momento, o logotipo é usado com a decoração alterada do nome. Tem um declive à direita, lembrando o itálico claro. A frase é digitada em fonte geométrica em caixa alta com linhas perfeitamente retas: as bordas das letras são claras, os cantos são sem arredondamento. As exceções são “O” e “R”, que são tradicionalmente inclinadas. Os demais elementos são os mesmos.
Fonte e cores do logotipo
Como o nome da rede de varejo Dollar Tree é muito marketing e atrai compradores, a direção decidiu focar nele. Para isso, os designers tomaram como base para uma marca de identidade visual e desenvolveram um logotipo correspondente. Como resultado, foi aprovado um símbolo com uma unidade e uma moeda redonda (coroa) composta por listras estreitas (presumivelmente das bordas das notas de dólar).
Para o emblema, foi escolhida uma fonte próxima ao Chorus Bold com mudanças significativas. Mais tarde, foi substituído pelo tipo de letra Helvetica Neue Black Italic, desenvolvido pelo designer sueco Max Miedinger em colaboração com Eduard Hoffmann. Apareceu pela primeira vez em 1957.
O esquema de cores está relacionado ao tema monetário: o verde está em toda parte – a cor das notas de papel de dólares americanos. Também são usados preto (número 1) e branco (fundo).