A cadeia de lojas Dollar General existe desde 1939, mas não recebeu seu nome atual até 1955. Costumava ser uma empresa familiar conhecida como JL Turner and Son e construída no atacado de mantimentos. Com o tempo, os donos da empresa mudaram o formato de trabalho, passando para o comércio varejista de artigos para o lar, armarinho e vestuário. O varejista possui suas próprias marcas de têxteis, utensílios de mesa, produtos químicos domésticos, cosméticos, produtos para animais de estimação e produtos alimentícios.
Significado e história
A Dollar General recebeu esse nome em homenagem ao novo conceito, que envolvia a fixação de todos os preços no nível de 1 dólar. A inspiração para essa ideia veio do Dollar Days, um truque de marketing popular usado por outras lojas de departamento para atrair clientes.
Quanto ao próprio Dollar General, ele permanece reconhecível graças a um sistema de identidade que não mudou muito desde 1984. Todos os seus logotipos necessariamente contêm uma inscrição composta de grandes letras em negrito. A disposição das palavras e o plano de fundo são variáveis. Recentemente, o texto está dentro do retângulo amarelo, que distingue a rede de lojas de varejo dos concorrentes.
1955 – 1972
Em 1955, os proprietários da JL Turner and Son renomearam sua empresa familiar como Dollar General e finalmente garantiram o status de varejistas para lojas de departamento. O emblema introduzido na época refletia um novo conceito, pois os artistas representavam uma nota de dólar, que podia ser identificada pelo retrato de George Washington e pelos números nos cantos inferiores. Para realismo, o projeto de lei tinha um número de série e assinaturas. E do outro lado estava a frase “LOJAS GERAIS”, escrita em uma fonte geométrica sem serifa. A palavra “DÓLAR” estava no topo – em cinco moedas com a denominação correspondente.
1966
Em 1966, outra marca apareceu. Continha a inscrição “DOLLAR GENERAL STORES” em caixa alta. Apesar de todas as letras serem maiúsculas, o primeiro “D”, “G” e “S” tinham quase metade do tamanho do resto dos caracteres. O texto em preto ocupou espaço dentro do retângulo com borda cinza. Em dois cantos havia pequenas cruzes que faziam a logomarca parecer uma tabuleta, fixada nas bordas.
1966 – 1967
No mesmo ano, as letras foram niveladas e repintadas de branco. O retângulo de fundo ficou preto e muito estreito para que não houvesse espaço livre ao redor da inscrição.
1967 – 1972
Os designers fizeram a base cinza escuro e o texto cinza claro. Além disso, eles mudaram um pouco a fonte, esticando as letras verticalmente e adicionando um traço extra “G” na parte inferior.
1972 – 1984
Em 1972, o retângulo desapareceu, não havendo necessidade de uma inscrição compacta. A palavra “DOLLAR” foi ampliada e movida para cima, e a frase “GENERAL STORES” ficou na segunda linha. As letras “D” e “R” foram decoradas com pequenas serifas triangulares. As curvas de ambos os “S” do lado direito formavam um ângulo reto.
1984 – 1995
O nome da rede de varejo voltou a ter uma base em forma de retângulo com cantos arredondados, então as palavras foram reagrupadas. “DOLLAR” foi movido para a esquerda, enquanto “GENERAL” e “STORES” foram movidos para a direita e, para economizar espaço, estão localizados um sob o outro. O fundo ficou amarelo e adquiriu uma fina moldura preta.
1995 – 2009
Após um leve rebranding, o logotipo foi simplificado. O desaparecimento da palavra “LOJAS” possibilitou colocar a frase “DOLLAR GENERAL” em uma linha. A cor preta da inscrição se transformou em cinza. Buscando o minimalismo, os designers removeram o contorno escuro, enquanto os cantos da base ficaram retos.
2009 – presente
Em 2009, uma nova era começou na história da Dollar General. Seu início foi marcado por um redesenho que deu ao logotipo um visual moderno. Em primeiro lugar, a fonte mudou: nas proporções das letras, apareceu a simetria, que antes faltava. Os desenvolvedores mantiveram a serifa tradicional no “D”, embora agora não seja triangular, mas retangular. A base amarela tornou-se irregular: não tem apenas cantos arredondados, mas também um meio côncavo.
Fonte e cores do logotipo
A marca de palavra Dollar General se assemelha a um sinal, por isso é ótimo para uma cadeia de lojas. Ao longo dos anos, evoluiu para eventualmente assumir uma forma incomum que se assemelha apenas vagamente ao retângulo original. Tudo isso foi feito com um objetivo de marketing, porque cantos arredondados devem inspirar a confiança do consumidor subconsciente.
A fonte atualmente usada para o logotipo da Dollar General é chamada FS Lola Bold. Seu desenvolvedor, Phil Garnham, tentou criar um sans-serif sans-serif, mas no processo ele percebeu que estava obtendo uma espécie de “semi-antiguidade” – letras com semi-serifas. O tipógrafo foi ainda mais longe e combinou elementos contrastantes representados por curvas suaves e arestas angulares.
O amarelo é a cor tradicional da rede de varejo desde 1984. Na identidade da Dollar General, esse tom brilhante é combinado com seu antagonista sombrio – preto, usado para escrever o nome da empresa.