Doctor Who é uma série de televisão de ficção científica produzida pela British Broadcasting Corporation desde 1963. Ela segue as aventuras de um alienígena do planeta Gallifrey, que viaja no tempo na TARDIS viva.
Significado e história
Existem mais de 10 versões dos logotipos Doctor Who: fontes, estilos e paleta mudam regularmente com as novas séries. Todas as marcas gráficas e nominativas são propriedade da BBC.
1963 – 1967
O primeiro logotipo apareceu em 1963, quando William Hartnell fez o papel do Doutor. No centro está o título da série em Grotesque One Three. Letras sem serifa, branco transparente. A palavra “Quem” é esticada verticalmente. Manchas brancas são visíveis ao fundo, que aparecem através da inscrição. O fundo geral é preto.
Este emblema é relevante há 4 temporadas. Ela também aparece nos romances de Frederick Muller e na revista em quadrinhos Doctor Who Annual. Uma versão atualizada foi usada para o especial de 50 anos do Dia do Médico.
1967 – 1970
Em The Macra Terror (Episódio 5, Temporada 4), os espectadores viram pela primeira vez o segundo logotipo. As principais alterações foram feitas na inscrição: sua escala aumentou, embora as proporções permanecessem as mesmas. As palavras se tornaram menos transparentes. As letras agora têm serifas características da fonte Times New Roman. O fundo é desfocado, branco e cinza.
1970 – 1973
Depois que Jon Pertwee apareceu, os diretores atualizaram o logotipo. Enormes inscrições apareciam nele – pretas, largas, em negrito. O agrupamento permanece o mesmo: “Doctor” e “Who” estão localizados exatamente, em duas linhas horizontalmente. A palavra de cima é menor, a palavra de baixo é maior para criar o efeito de correspondência visual entre elas. Ao mesmo tempo, os designers mudaram o estilo das letras: para “D” a perna dianteira é cortada em ângulo, para “C” as partes salientes são encurtadas, “T” é feito em forma de martelo, “O” parece uma rosca perfeitamente redonda e para “N” há uma conexão em arco barra. Esta versão foi usada por várias temporadas – desde a série Spearhead from Space até The Green Death.
1973 – 1980
Na temporada final do Terceiro Doutor, o “logotipo do diamante” apareceu. Ele recebeu seu nome não oficial por causa do losango azul que está no fundo da inscrição. A parte superior da forma geométrica é ligeiramente cortada, o que a faz parecer um diamante lapidado. Além disso, existe uma versão “sem diamante” – sem diamante. As letras da palavra “Doutor” estão dispostas em semicírculo dentro de um retângulo curvo. No fundo, há reflexos coloridos saindo do centro.
1980 – 1984
A nova interpretação de Peter Howell de Doctor Who resultou em um logotipo redesenhado. É feito no estilo de sinalização de tubos transparentes dobrados. Além disso, a inscrição é conectada, onde cada próximo elemento é conectado ao anterior. A transição do ponto superior para o inferior é projetada como um trapézio invertido. A segunda parte do nome é destacada com contorno de letras em negrito. Todas as linhas têm traços duplicados de comprimentos diferentes.
1984 – 1987
Na temporada 18, a série usou um logotipo radicalmente novo. As letras parecem que foram alinhadas com tubos de néon curvos. O fundo é um céu estrelado profundo. No início, as palavras eram coloridas em azul claro, mas com a chegada do Sexto Doctor (na temporada 22), a paleta ficou roxa. Na 23ª temporada: The Collection, os designers substituíram o céu noturno pelos reflexos roxos do Vortex of Time.
1987 – 1989
Nos episódios do Sétimo Doctor, os desenvolvedores introduziram um emblema 3D. “Quem” é uma fonte com cantos arredondados. Cor – cinza metálico com gradiente. Os reflexos vermelhos são perceptíveis ao longo do contorno. A palavra “Doutor” parece ter sido escrita à mão. Além disso, é amarelo e está posicionado em ângulo.
1996
Em 1996, o filme Doctor Who foi lançado, e com ele um novo logotipo. A fonte é a mesma de 1970. As letras “W”, “R”, “T”, “C” foram ligeiramente alteradas. O texto é azul brilhante com gradiente e brilho. O fundo representa o espaço sideral com pequenas estrelas.
2005 – 2010
A BBC marcou o retorno da série com outro emblema. Desta vez, a inscrição é horizontal e localizada em um escudo longo achatado. Ao longo de várias séries, o design mudou. Todas as versões são semelhantes em conceito, mas diferem no esquema de cores. Principalmente uma paleta amarelo-vermelho com reflexos verdes e pretos prevalece.
2010 – 2012
O logotipo da série 5 consiste em duas partes. O primeiro é o título da série de televisão. A segunda é a abreviatura “DW”, que se encontra entre as palavras “Doctor” e “Who”. Simboliza a máquina do tempo TARDIS. O fundo é uma névoa vermelho-amarela. No episódio 6, o rótulo BBC aparece abaixo.
2012 – 2013
O emblema “DW” foi usado separadamente do logotipo principal, então os designers o removeram. Tudo o que resta é a frase “Doctor Who” em uma fonte estritamente sans-serif. A paleta era constantemente atualizada – do vermelho-dourado ao cinza metálico.
2014 – 2018
Dos episódios 8 ao 10, o logotipo era cinza azulado. As letras são as mesmas de antes – com destaques e gradientes. A fonte não mudou muito. Essa versão ocorre em 39 episódios, o que é considerado um recorde absoluto.
No episódio Sleep No More (Episódio 9), um emblema especial pisca na tela, consistindo de muitas palavras e números em um fundo azul escuro. No texto, distinguem-se as letras “D”, “O”, “C”, “T”, “O”, “R” e “W”, “H”, “O”, que se somam ao nome da série.
2018 – presente
Em 20 de fevereiro de 2018, a BBC anunciou o aparecimento de um novo logotipo do Doctor Who. Foi desenvolvido pelo Little Hawk Studio. A inscrição é originalmente estilizada: as letras “D”, “H” e “O” são decoradas com linhas horizontais finas. Uma fonte exclusiva criada especificamente para a série de TV. Pertence à família Gotham de grotescos geométricos. Acima está o sinal da BBC. O fundo é uma espiral de nuvens rodopiantes com um centro brilhante, de onde os raios irradiam em todas as direções. Este é um Vórtice do Tempo que leva a outras dimensões.
Fonte e cores do logotipo
A transformação frequente do logotipo está associada a uma abordagem criativa do projeto de televisão, porque quase todas as temporadas exigiam um pôster criativo. As modificações diziam respeito a três coisas: fonte, fundo e contagem de linhas. Até 2005, o nome era organizado em duas linhas e depois em uma. Atualmente, uma inscrição horizontal é usada com caracteres finos e traços alongados, riscando “D” e “O” no meio. O fundo é neutro – branco, sem adições de design.
A variedade de tipos de fontes é surpreendente porque, na verdade, houve muitos desde 1963. De um modo geral, quase não há fontes com serifa. A exceção é o período 1967-1970, quando as letras eram complementadas com pequenos traços nas pontas.
A cor do logotipo também é diversa, pois nessa época seu fundo conseguiu ser não só um branco neutro, mas também cosmicamente colorido. Mas na maioria das vezes prevalecia o monocromático: uma combinação de duas cores. Portanto, todos os tons de azul, bege, preto, rosa, verde, cinza foram usados no emblema.