Disneyland é o nome comum para vários parques temáticos e resorts de entretenimento ao redor do mundo. O primeiro deles apareceu na cidade de Anaheim em 1955. O próprio Walt Disney supervisionou sua construção. Ele começou a desenhar na década de 1940 depois de visitar o Griffith Park. O grande cartunista queria criar um lugar onde não só as crianças, mas também os adultos pudessem se divertir. Ele foi capaz de realizar seu sonho apenas em meados da década de 1950. Mais tarde, complexos semelhantes foram construídos em Tóquio, Paris, Hong Kong e Xangai.
Significado e história
A Disney Parks, uma divisão especial da The Walt Disney Company, é responsável pelo desenvolvimento de toda a Disneylândia. Este segmento de negócios teve origem em 1971 com a criação do Walt Disney World. Apesar da existência de um grande número de resorts Disney com atrações e hotéis, o principal deles é o original Disneyland de Anaheim. Walt Disney precisava dele para entreter os turistas que queriam vir ver o estúdio de cinema. O dono de uma grande corporação fez isso para que os fãs possam conhecer os personagens de seus desenhos favoritos e se divertir.
A primeira Disneylândia estava em constante expansão. À medida que crescia, novas “terras” temáticas foram adicionadas a ele – locais dedicados a vários filmes e séries animadas. Ao mesmo tempo, o logotipo do parque praticamente não mudou, o que garantiu seu reconhecimento.
1955 – presente
Walt Disney originalmente queria chamar seu complexo de entretenimento de Mickey Mouse Park, mas depois mudou de ideia e escolheu outra opção – Disneyland. Este nome foi usado pela primeira vez em 1954 para uma série que foi ao ar na ABC. O programa de televisão ajudou a arrecadar fundos para a construção do parque, pois a rede ABC concordou em financiá-lo em troca da exibição do programa.
O primeiro logotipo apresenta a palavra “Disneyland”, escrita em uma fonte incomum. O estilo das letras lembra a letra gótica da Idade Média. A cor preta enfatiza essa semelhança, tornando o texto expressivo.
2000 – presente
O nome oficial do complexo de entretenimento foi alterado para Disneyland Park para distingui-lo do resort Disneyland de mesmo nome. Isso se reflete no logotipo. A palavra “Parque” foi adicionada à inscrição existente, localizada no canto inferior direito. Tem um tamanho reduzido e consiste em letras sem serifa. O design da parte central foi mantido, mas em vez de preto, o azul claro agora é usado.
O emblema da Disneylândia apresenta um típico castelo de princesas da Disney. O edifício com uma muralha, inúmeras torres e cinco bandeiras triangulares é desenhado em estilo cartoon. Apesar das altas estruturas defensivas, o castelo não parece inexpugnável, porque as grades do portão estão levantadas. A entrada é aberta para quem quiser entrar e promete aos hóspedes muita diversão. O design bidimensional e a paleta monótona em preto e branco não estragam em nada a fabulosidade do momento: mesmo de forma tão minimalista, o símbolo gráfico transmite a atmosfera do universo Disney.
Fonte e cores do logotipo
Os criadores do logotipo da Disneylândia escolheram glifos individuais para a inscrição. Posteriormente, uma fonte com um estilo semelhante foi desenvolvida – Started by a Mouse por Robert Nava. A chamada rotunda, uma versão italiana da escrita gótica com uma transição para a antiqua, formou a base do signo verbal. Muitas das bordas das letras têm cortes de 45 graus, porque pontas de ganso com uma borda de escrita cortada diagonalmente foram usadas nos primeiros dias do gótico. Os símbolos estão localizados com muita força, porque no passado o pergaminho era muito caro e precisava ser salvo. É claro que, no mundo moderno, esse espaçamento entre letras não se deve à falta de espaço, mas às tradições históricas.
Os traços de alto contraste e a ilusão de inclinação para a esquerda tornam o logotipo dinâmico. Ele parece ser uma adição fabulosa ao mundo da Disneylândia. Quanto à palavra “Park”, os designers escolheram uma sans-serif incomum para ela – um grotesco geométrico que possui bordas retangulares nas bordas.
O tema do parque de diversões usa dois esquemas de cores. A versão clássica é uma combinação de preto e branco. Está representado no primeiro logotipo e no emblema do castelo. Uma versão posterior é branca com um tom vibrante de azul chamado Cyan-Blue Azure (#3081C3). Este último está associado ao céu, constância, eternidade e honestidade, e na heráldica denota lealdade e boa fama.