Disney Junior foi lançado nos Estados Unidos em 2012. Antes disso, era o bloco homônimo de programas que iam ao ar no Disney Channel e eram destinados a crianças em idade pré-escolar. O conteúdo acabou se tornando muito popular devido ao grande público-alvo, por isso foi separado em uma rede independente de TV paga. E a marca Playhouse Disney, criada anteriormente, desapareceu em segundo plano.
Significado e história
Em 1997, foi lançado o Bloco Pré-escolar do Disney Channel – uma série de programas de televisão voltados ao ensino de crianças de 2 a 7 anos. Em 1999, os proprietários renomearam e renomearam o bloco de desenhos animados matinal Playhouse Disney. Nesta forma, existiu até 2011, até ser substituído pelo Disney Junior, que mais tarde se tornou um canal de TV separado. Durante todo esse tempo, não apenas os conceitos mudaram, mas também os logotipos, pois cada marca tem sua própria identidade.
1999 – 2001
Quando o bloco pré-escolar do Disney Channel se tornou o Playhouse Disney, isso foi imediatamente refletido em seu logotipo. Os designers combinaram os principais símbolos visuais da marca: as orelhas do Ursinho Pooh e do Mickey Mouse. Um urso acenando com um pote de mel debaixo do braço foi retratado dentro da TV. Ele não cabia inteiramente na tela, então sua cabeça estava para fora. E nele estava escrita a palavra amarela “Disney”, para a qual foi usada uma fonte corporativa.
A caixa preta da TV tinha um formato fora do padrão: na parte superior era decorada com dois círculos que representavam as orelhas do Mickey Mouse. E ainda mais alto estava a inscrição “teatro”, colocada dentro de uma nuvem amarela alongada. Cada letra foi pintada em uma cor diferente: “p”, “y” e “u” em azul, “l” e “h” em roxo, “a” e “s” em carmesim, “o” e “e” – em verde claro. A fonte sem serifa escolhida foi chamada Jacoby Black. Um logotipo colorido com uma TV e um personagem de desenho animado expressava melhor o conceito da marca. Esse foi o mérito da Beehive, que desenvolveu gráficos animados.
2000 – 2011
No início dos anos 2000 Especialistas em colméias criaram novos letreiros gráficos para a Playhouse Disney. Eles simplificaram o logotipo antigo removendo a TV Winnie-the-Pooh. As palavras restantes “playhouse” e “Disney” foram combinadas dentro de uma nuvem amarela disforme delineada em verde. As fontes não mudaram: o nome do redutor, como antes, usava o grotesco Jacoby Black e a palavra “Disney” consistia em glifos individuais. Em vez disso, os designers decidiram experimentar o esquema de cores e repintar a segunda linha em um tom vermelho brilhante. O resto das cores também ficou saturada, enquanto as sombras ao redor das letras desapareceram.
2001 – 2003
Em 2001, o bloco de programação foi renomeado para Playhouse Disney Channel. Os proprietários da nova marca recorreram novamente à Beehive para obter ajuda com o redesenho do logotipo. Os desenvolvedores decidiram trazer de volta o emblema icônico que apareceu em 1999. Mas eles removeram a imagem do Ursinho Pooh, substituindo-a por uma tela azul com círculos concêntricos e a já familiar inscrição amarela “Disney”. O gradiente criou uma sensação de profundidade. O corpo preto da TV com orelhas de Mickey Mouse também parecia tridimensional por causa dos destaques brancos.
A nuvem amarela sem forma com a palavra “teatro” permaneceu em seu lugar. Os designers o deixaram um pouco mais leve e mantiveram a fonte Jacoby Black. Mas ainda houve mudanças: na parte inferior, sob a TV, apareceu uma inscrição preta “CHANNEL”. Para isso, foi utilizada uma fonte em negrito com cantos arredondados – a grotesca Helvetica Rounded.
2002 – 2011
Três agências de design trabalharam no logotipo atualizado da Playhouse Disney de uma só vez: Primal Screen, CASquare e Beehive. Especialistas criaram em conjunto um conceito revolucionário em que não havia lugar para uma TV ou uma nuvem abstrata. O sinal visual melhorado apresentava uma cabeça amarela de Mickey Mouse espreitando do canto inferior esquerdo. As bordas superiores das orelhas foram delineadas em semi-arcos laranja, e toda a silhueta estava em uma moldura roxa.
Dentro do grande círculo havia duas inscrições: “playhouse” e “Disney”. A primeira palavra permaneceu multicolorida, mas as letras adquiriram destaques claros e sombras amplas com um gradiente. Por causa disso, a fonte Jacoby Black parecia tridimensional.
2010 – 2011
Após outro redesenho, o logotipo se expandiu. A orelha esquerda do Mickey Mouse, que anteriormente não se encaixava “na moldura”, foi retratada na versão completa sem cortes. Isso foi conseguido adicionando uma base na forma de um retângulo amarelo com cantos arredondados. A nova figura geométrica não apenas equilibrava as proporções, mas também lembrava o clássico logotipo da Playhouse Disney, onde havia uma grande tela de TV.
2011 – presente
Disney Junior estreou em 2011. Sucedeu a Playhouse Disney, assumindo seu tempo de antena e herdando várias séries mais antigas. O bloco relançado recebeu um novo gráfico criado por We Are Royale. Não tem mais nada do design anterior.
A palavra preta “Disney” está no topo. Tradicionalmente, parece o emblema da empresa de mesmo nome. A segunda linha é ocupada pela inscrição vermelha “Junior”. Futura Extra Bold marcou o fim da era Jacoby Black. As letras são muito maciças e espaçadas, de modo que não há intervalos entre elas. Contornos irregulares criam um efeito 3D. Mas o elemento mais notável é o “i”, estilizado como Mickey Mouse. O ponto é substituído pela silhueta preta da cabeça do personagem e a barra horizontal representa o corpo do personagem. Está dividido em dois blocos de cores: um topo preto e um fundo vermelho com “botões” amarelos.
2020 – presente
Em 2020, We Are Royale atualizou o logotipo com um gradiente aplicado à cabeça do Mickey Mouse. Além disso, uma transição pronunciada de tons apareceu na palavra “Junior”, para a qual os designers tiveram que clarear levemente as bordas laterais. A tridimensionalidade das letras é enfatizada por sombras cinzentas localizadas na parte inferior em um plano inclinado. Por causa deles, parece que a inscrição não fica pendurada no espaço, mas fica em uma superfície branca e plana.
Fonte e cores do logotipo
A transformação do bloco de programação Disney Junior no canal de TV de mesmo nome não afetou em nada sua identidade. O logotipo de texto de 2011 foi mantido, pois parece elegante e moderno. E o Mickey Mouse “i” se encaixa perfeitamente no conceito Disney. Este personagem é o rosto da marca e a representa em todos os níveis. O design do jogo do emblema é projetado para crianças menores de 8 anos. Gráficos 3D são usados para o mesmo propósito, porque a geração mais jovem de hoje prefere desenhos 3D.
A palavra “Disney” é projetada em estilo corporativo usando glifos individuais. E para Junior, foi tirada uma versão modificada da fonte Futura Extra Bold. Os designers adicionaram facetas adicionais às letras para torná-las mais volumosas.
A paleta vermelha e preta combina com as cores do Mickey Mouse. Talvez por isso tenha sido escolhido, pois a letra “i” é estilizada como um personagem clássico de desenho animado. Ela ainda tem manchas amarelas na forma de botões de pontos. O cinza é a única cor que se destaca do conceito. É usado para sombras na parte inferior de uma palavra.