A Walt Disney Company tem seu próprio canal de TV. É chamado Disney Channel. Seu público-alvo são crianças e adolescentes. Desde 1986, a transmissão era realizada 24 horas por dia e, antes disso, durava de 16 a 18 horas. Nos primeiros anos, apenas desenhos animados estavam na grade de programação, mas depois o conteúdo se expandiu: séries de comédia, musicais, longas-metragens e programas de TV de entretenimento para a família foram adicionados a ela.
Significado e história
O principal grupo-alvo do Disney Channel são crianças e adolescentes de 9 a 16 anos de idade. Além disso, seu público é muito dinâmico: assim que uma geração cresce, outra imediatamente toma seu lugar. Em tais condições instáveis, o canal tem que se ajustar o tempo todo, se adaptar a novos telespectadores. Esse processo envolve uma mudança constante do logotipo para acompanhar as tendências atuais. A evolução da identidade pode ser rastreada até mesmo em trivialidades como a transição de gráficos 2D simples para design 3D. Conseqüentemente, o primeiro personagem não é nada parecido com o último.
1983 – 1986
Quando o Disney Channel chegou à televisão nacional, só exibiu uma série animada chamada Good Morning, Mickey! e transmiti-lo de manhã à noite. Portanto, não é surpreendente que seu emblema de estreia retrate os contornos da cabeça do Mickey: um grande círculo branco com duas pequenas orelhas em forma de círculo. A silhueta inconfundível é formada por espaços negativos criados por linhas horizontais turquesa intermitentes. Ao mesmo tempo, as listras paralelas formam uma figura geométrica em forma de retângulo com lados arredondados – na verdade, a tela de TV da época.
O design minimalista, a imitação da TV e o personagem mais popular da Walt Disney Company são o melhor que os designers podem combinar. Devido à sua estrutura diferenciada, o logotipo é apelidado de Line Television Cube. O nome do canal com o artigo “O” está localizado na parte inferior da tela improvisada. Está escrito em fonte Handel Gothic.
1986 – 1997
O emblema de estreia fez tanto sucesso que os donos do Disney Channel decidiram retrabalhar apenas alguns detalhes. Primeiro, as proporções das linhas horizontais mudaram: elas se tornaram mais grossas, enquanto a distância entre elas diminuiu. Em segundo lugar, a cabeça do Mickey Mouse subiu um pouco e as orelhas adquiriram uma forma oval. Terceiro, os designers usaram duas novas fontes: a marca Walt Disney Script para a palavra central e Times New Roman para o artigo e Channel. A cor do logotipo é preto – universal para qualquer fundo claro.
1997 – 2002
O primeiro redesenho global ocorreu em 1997 com contribuições de English & Pockett, Cuppa Coffee Studios e Lee Hunt Associates. A mudança de identidade marcou a transição do canal para um pacote básico de TV a cabo.
O emblema da época foi projetado para crianças, porque representa um Mickey Mouse de corpo inteiro. O personagem parece o mesmo dos desenhos animados: ele usa short vermelho com dois botões brancos e sapatos amarelos largos. Ele está sorrindo alegremente e levantando as mãos. Ao mesmo tempo, o camundongo antropomórfico está dentro da TV com as mesmas orelhas redondas que as dela. Na versão animada (nos protetores de tela), ela dança alegremente.
A tela azul-azul chama a atenção com seu padrão de círculo concêntrico. No meio está a palavra branca “Disney” e na parte inferior está a palavra preta “CANAL”. A fonte da última é simultaneamente semelhante a Helvetica Rounded e Triplex Sans Extra Bold.
1999 – 2002
Em 1999, designers da Tenth Annual Industries e da Colossal Pictures redesenharam o logotipo existente. Eles removeram o Mickey Mouse, que bloqueava a tela, e com a ajuda de destaques, fizeram um padrão hipnótico convexo de anéis. A palavra “Disney” branca no centro ficou amarela, e o gabinete preto da TV assumiu uma cor azul-roxa desigual. Apenas a inscrição “CANAL” na parte inferior não mudou. Este logotipo 3D é conhecido como Trinitron em forma de Mickey.
2002 – 2014
A marca do Disney Channel de 2002 parece mais elegante do que as versões anteriores. Podemos dizer que os designers voltaram ao estilo original, pois a base da imagem é a silhueta branca da cabeça do Mickey Mouse. Só agora esse elemento está ligeiramente inclinado e contornado ao longo do contorno com uma linha azul contínua, cuja espessura muda constantemente. A forma também tem uma assimetria: a orelha direita é ligeiramente menor em tamanho que a esquerda. Os desenvolvedores deste design são PMcD Design, CA Square e Razorfish.
O nome do canal é centralizado. É preto e tem quase a mesma aparência dos logotipos anteriores, embora a fonte da palavra “CHANNEL” tenha adquirido novos recursos. As letras ficaram mais elegantes devido ao estreitamento de algumas linhas. A tipografia utiliza FFGothic (2002-2007), Placard Bold Condensed, Helvetica Rounded e o tradicional Walt Disney Script.
2010 – 2014
Em 2010, o emblema foi redesenhado. A nova versão é chamada de Mouse Shaped iPhone App porque os designers colocaram a silhueta da cabeça de Mickey Mouse em uma moldura quadrada azul clara com cantos arredondados. O ícone parece uma tela de TV. Além disso, o espectador pode ver apenas a parte superior da cabeça do personagem – com orelhas desproporcionais e uma inscrição em preto “Disney CHANNEL”.
2014 – 2017
Em 2014, a equipe interna de design da Disney trabalhou com a United Senses e a BDA Creative para desenvolver um conceito de logotipo completamente novo. Eles se livraram da moldura quadrada e tornaram as orelhas do Mickey Mouse menores. O nome do canal apareceu em primeiro plano, e em uma estilização inusitada: a primeira palavra (acima) é escrita na fonte corporativa, e a segunda (abaixo) – usando Placard Bold Condensed. A paleta permaneceu branco-azulada, mas apareceu um gradiente. As letras claras se destacam bem contra um fundo escuro. O mais notável é o ponto acima do “i”, que se parece com a cabeça do Mickey Mouse.
2017 – 2019
Especialmente para a estreia da série Rapunzel’s Tangled Adventure, o canal mudou ligeiramente seu logotipo. Tornou-se bidimensional porque os designers removeram o gradiente e transformaram a base em um azul sólido.
2019 – presente
O minimalismo não durou muito: em 2019, o logotipo do Disney Channel adquiriu uma tonalidade azul esverdeada adicional. Ele pintou a parte inferior da primeira palavra, e há uma transição gradual para o topo branco das letras. O criador desta e da versão anterior é MakinÉ Studios.
Fonte e cores do logotipo
O símbolo moderno combina a forma reconhecível da cabeça do Mickey Mouse e a assinatura estilizada de Walt Disney. Esses são os principais elementos do legado do canal e da empresa que o possui. Vale ressaltar também que os designers decidiram não seguir o caminho da simplificação: complicaram o emblema apesar do minimalismo da moda.
Considerando que todo o logotipo é composto por letras, grande atenção é dada à tipografia. Para a primeira palavra, foi usada a fonte proprietária Walt Disney Script, baseada na assinatura de Walt Disney, e para a segunda, a não menos original Placard Bold Condensed, que se parece com uma escrita à mão. As cores principais são o branco, assim como o azul e o turquesa em vários tons.