A rede Dick’s Sporting Goods cobre mais de 850 locais, o primeiro dos quais apareceu em 1948. O alcance inicial era limitado a tackles e iscas. Mas com o tempo, bicicletas, equipamentos de ginástica, artigos para fitness, camping, golfe, pesca e caça, bem como uma variedade de calçados e roupas esportivas, apareceram nas lojas. A expansão ativa da empresa não começou até o século 21, quando começou a abrir novas lojas nos Estados Unidos e fez várias aquisições úteis, comprando Golf Galaxy, Affinity Sports, Golfsmith e Galyan’s.
Significado e história
O que é Dick’s Sporting Goods?
O nome Dick’s Sporting Goods fala por si. É uma cadeia de lojas que oferece uma gama completa de artigos esportivos, incluindo calçados, roupas e equipamentos para atividades ao ar livre. Ele está incluído na lista Fortune 500, pois é o maior varejista do mercado esportivo dos EUA.
A primeira loja Dick’s Sporting Goods abriu em Binghamton, Nova York, em 1948. Tornou-se a base de uma grande cadeia de varejo. Mas antes que isso acontecesse, várias décadas se passaram, pois o segundo local surgiu apenas em 1984. Nesse ano, o criador da marca Richard Stack se aposentou, e seu filho Evard passou a administrar a empresa da família. O novo proprietário decidiu que um supermercado não era suficiente, então ele começou a expandir o negócio.
Por isso, a Dick’s Sporting Goods tem centenas de locais, muitos deles interativos: além de artigos esportivos, possuem campos de treino indoor, simuladores, paredes de escalada e outros acréscimos. Os compradores podem disparar armas no campo de tiro, testar o conforto dos tênis na esteira ou colocar o taco de golfe à prova no gramado dedicado.
O logotipo da rede de negociação é pensado da mesma forma que seu conceito. Mas por muito tempo era conhecido apenas pelos moradores da costa leste dos Estados Unidos, porque a empresa começou a se expandir para o oeste apenas em 2009. A base do nome da marca moderna é um retângulo de cor esmeralda no qual a marca nome é escrito com bolas em vez de um apóstrofo. Antes disso, a Dick’s Sporting Goods tinha várias outras versões do design.
1948 – 1958
Em 1948, Richard Stack, de 18 anos, apelidado de Dick, abriu seu próprio negócio para vender equipamentos de pesca. Esta ideia surgiu-lhe por acaso quando trabalhava numa loja do exército que vendia equipamento militar. O chefe perguntou a um jovem funcionário se era possível reabastecer o sortimento com suprimentos de pesca e ele passou várias noites criando um plano detalhado de merchandising. O gerente criticou rudemente o conceito que ele propôs, por causa do qual Richard ficou muito chateado e desistiu. A avó o ajudou a se recuperar: aconselhou o neto a abrir sua própria loja e a financiou com um empréstimo de R$ 300, que ficou guardado na cozinha em um pote de biscoitos.
Se não fosse por esses eventos, o mundo nunca teria visto o primeiro logotipo da Dick’s Sporting Goods. Na época, a empresa se chamava Dick’s Army & Navy, mas vendia principalmente equipamentos de pesca e iscas, então sob o sinal principal havia uma silhueta branca de um peixe com a palavra “TACKLE” em preto. Este elemento ocupou lugar sob as figuras quadrangulares com inscrições. Acima de tudo havia um retângulo vertical alinhado à esquerda. Continha as letras “D”, “I”, “C”, “K'”, “S”, alinhadas uma sob a outra.
O quadrilátero superior contíguo ao inferior, no qual “ARMY & NAVY” estava escrito. Formavam um ângulo reto, onde foram colocadas duas listras brancas (vertical e horizontal) com a frase “LIVE BRIT”.
1958 – 1980
10 anos após a abertura, a pequena loja de pesca ampliou seu sortimento. Artigos e equipamentos esportivos apareceram em suas prateleiras, e ele, consequentemente, ficou conhecido como Dick’s Clothing and Sporting Goods. A volumosa placa sobre a entrada havia sido transformada em elegantes letras vermelhas. À esquerda estava a palavra diagonal “Dick’s”, levantada em um ângulo de cerca de 45 graus. À direita estava a segunda parte do nome: “roupas e artigos esportivos” em letras minúsculas. Os criadores do logotipo dividiram o texto em duas linhas e alinharam à direita para equilíbrio visual.
Década de 1980 – 1999
Em 1984, os filhos de Richard Stack compraram a loja do pai para transformar um único ponto de venda em uma enorme rede. Edward W. Stack tornou-se CEO. Mais ou menos na mesma época, a empresa mudou sua identidade: os designers criaram um letreiro gráfico que não era como todos os anteriores. Era um retângulo turquesa com letras brancas dentro. A maior parte do espaço era ocupada pela palavra “DICK’S”, que consistia em letras em negrito, angulares, sem arredondamento. Linhas escuras se estendiam ao longo das bordas dos traços e as sombras eram irregulares, o que criava o efeito de volume.
Em vez de um apóstrofo, foram usadas cinco bolas de tamanhos diferentes, alinhadas uma após a outra. Três linhas de velocidade ao lado de uma pequena bola enfatizavam a energia do movimento. Mas a frase “Vestuário e artigos esportivos” na parte inferior do logotipo parecia normal. Os desenvolvedores o tornaram branco e o escreveram em um padrão grotesco, que possui muitos análogos. Fontes semelhantes incluem Yoxall Regular de Roger White, Mytupi Regular de Álvaro Thomáz, Protestant de DGL Regular de Digital Graphic Labs, Nimbus Sans L Regular de URW++ e FreeSans Medium de GNU FreeFont.
1999 – presente
Rebranding em 1999 foi associado com a renomeação da empresa. A cadeia de lojas encurtou seu nome para Dick’s Sporting Goods e exibiu isso no logotipo: apenas as duas últimas palavras permaneceram na parte inferior, e os designers usaram a mesma fonte angular e em negrito para eles como para o topo “DICK’S”. Não só a inscrição mudou, mas também alguns pequenos detalhes. Por exemplo, o retângulo de fundo tem uma borda mais escura e um gradiente mais claro. E a forma de bola que substitui o apóstrofo agora se estende um pouco além da base.
O elemento mais icônico do logotipo da Dick’s Sporting Goods é o apóstrofo estilizado. É composto por quatro bolas: basquete, futebol (futebol), beisebol e bola de golfe. Três listras curtas na parte inferior deste design evocam uma sensação de dinamismo: parece que as bolas não são apenas pintadas, mas estão voando para a frente uma após a outra.
Fonte e cores do logotipo
A fonte das letras é aproximadamente semelhante à Machine Medium, criada pelos designers Tom Carnase e Ronne Bonder. Sua contraparte gratuita é chamada de NFL Dolphins. Mas, a julgar pela forma geral das letras, elas se assemelham mais à fonte Blunt Regular da Miller Type Foundry. A única diferença é que Blunt Regular não tem bordas cortadas.
Os autores do logotipo usaram uma combinação de cores incomum, combinando vários tons de verde na forma de um gradiente: Green Sheen (#74B096), Bangladesh Green (#006150) e Myrtle Green (#2E7E6A). A maior bola é laranja, Deep Saffron (#F89B34). A inscrição é inteiramente branca e o preto está presente em quantidades limitadas.