O Denver Broncos é um time de futebol profissional que compete na divisão West da American Football Conference da National Football League. Iniciada como membro da American Football League em 1960, a franquia ingressou na NFL dez anos depois. Em 1959, Bob Howsam, proprietário do clube de beisebol Denver Bears, planejava criar uma terceira grande liga de basquete, a ser chamada de Liga Continental. Então, ele expandiu o estádio dos Bears, antecipando as multidões da Liga Continental. Infelizmente, as ambições de Howsam não foram cumpridas. Ele conseguiu a franquia da AFL em Denver para recuperar os custos da expansão do Bears Stadium.
Bob Howsam tornou-se o proprietário original da equipe do Denver Broncos fundada em 14 de agosto de 1959, com a formação de uma nova liga. A franquia estreou em 1960, a temporada inaugural da AFL, como o Denver Broncos. “Broncos” foi a sugestão vencedora em 162 participações em um concurso de fãs, que veio de Ward M. Vining. A palavra em espanhol “broncos” (um mustang, um cavalo selvagem domesticado nas pradarias americanas) é uma alusão inspirada no Velho Oeste à história do Colorado. No entanto, a equipe não é a primeira a ser chamada de Denver Broncos. O clube com o mesmo nome competiu na Midwest Baseball League em 1921.
Em maio de 1961, Gerald Phipps comprou a franquia para administrá-la até 1981, quando foi vendida ao financista canadense Edgar Kaiser. Em 1984, a família Bowlen (Pat, Marybeth, John e Bill Bowlen) adquiriu o clube. Pat Bowlen permaneceu no controle até 3 de julho de 2014. À medida que a doença de Alzheimer progredia, ele teve que ceder a franquia a Joe Ellis, presidente e CEO do Broncos. Atualmente, o Pat Bowlen Trust é dono do Denver Broncos.
Significado e História
O que é Denver Broncos?
Denver Broncos é um ex-membro da American Football League que agora compete na American Football Conference como parte da National Football League e joga no estádio Empower Field em Mile High. A equipe estreou em 1960 e ganhou três campeonatos do Super Bowl em 2021.
O logotipo do Denver Broncos passou por cinco alterações nos 60 anos de história da franquia. Todos os logotipos da equipe Denver Broncos apresentam o mustang mencionado em seu nome. Afinal, a palavra espanhola “broncos” significa um cavalo selvagem das pradarias americanas – um animal incontrolável e amante da liberdade associado à história do Velho Oeste em geral e do Colorado em particular. Quanto ao estilo de pintura, mudou várias vezes. Com quatro reformulações, o clube passou de um emblema de desenho animado a uma caricatura e depois modernista. A última opção é considerada a mais bem-sucedida porque combina um significado profundo e valor artístico.
O logotipo moderno é extremamente diferente do de estreia: a simplicidade crua foi mudada pelo minimalismo modernista. O logotipo atual foi desenhado em 1997, no início do novo milênio, e continua o mesmo.
1960 – 1961
O Denver Broncos, de propriedade de Bob Howsam, começou sua carreira na Liga de Futebol Americano durante sua temporada de estréia de 1960. Seu emblema mais antigo lembrava muito o personagem de desenho animado desenhado à mão. Representava um jogador de futebol americano montado em um cavalo. As cores combinavam com os uniformes da época – marrom combinado com amarelo mostarda. O jogador usava calças largas de cowboy de marfim, um capacete amarelo e uma camiseta marrom escura com a letra “B” no centro. Negrito “B” com pequenas serifas verticais representava o nome da franquia. O cavalo selvagem levantou as patas dianteiras com as patas traseiras fora do chão. A imagem parecia cheia de detalhes demais: uma crina fofa, um rabo balançando, esporas e munição de cavalo.
1962 – 1969
Em 1962, a equipe lançou um novo logotipo. O conceito geral do emblema do Denver Broncos permaneceu o mesmo: o jogador de futebol americano domado o obstinado bronco. A forma do jogador e do cavalo foi completamente alterada. Os designers tornaram a imagem mais dinâmica e um pouco agressiva. Eles afiaram as linhas da crina, cauda e orelhas. Embora o novo jogador não parecesse tão descontraído quanto o anterior, ele ainda preservou um pouco do humor otimista de seu antecessor.
O mustang tentou afastar o cavaleiro, mas ele tentou ficar no cavalo agarrando as rédeas com a mão esquerda enquanto segurava a bola com a mão direita. O cavaleiro sem sela não usou esporas nem circunferência da sela. O animal tinha cascos enormes. Seus dentes à mostra e narinas furiosas eram um sinal vívido de agressão. O jogador usava calça com listras e camiseta de manga comprida do Broncos ’63.
Se o mustang e o jogador no logotipo de estréia do Denver Broncos eram orientados para a esquerda, na versão de 1962, eles eram virados para a direita. Os contornos externos das figuras eram azul escuro e branco. Linhas curtas foram além para criar a ilusão de movimento. A era de 1962-1969 também trouxe uma mudança significativa de cor. A paleta de amarelo e marrom foi abandonada; laranja escuro, azul royal e branco se tornaram as cores oficiais da equipe.
1970 – 1992
Na década de 1960, a equipe estava em busca de um novo logotipo que deveria comunicar claramente a ideia principal da franquia. O logotipo reconhecível foi sugerido pelo artista amador Edwin Taylor, pelo qual recebeu uma carta de agradecimento, uma camisa, um chapéu e dois ingressos para o jogo contra o Kansas City Chiefs. Em 1970, a equipe aceitou o logotipo dado e abandonou o familiar conceito de jogador-montando-bronco.
O novo logotipo apresentava um grande “D” laranja sobre fundo azul, com um bronco branco elevando o vapor no centro. A letra “D”, que, obviamente, significava “Denver”, foi escrita na mesma fonte que “B” na roupa do jogador de futebol no logotipo de 1960. O cavalo não subiu a toda a altura, apenas a parte superior do corpo estava visível. Os elementos artísticos (movimentos suaves enfatizando músculos, sobrancelha abaixada, boca aberta e vapor saindo de suas narinas) visavam acentuar sua força, poder e agressão. O cavalo branco estava delineado em preto.
1993 – 1996
Em 1993, o Denver Broncos apresentou uma versão moderadamente alterada do logotipo anterior para tornar a imagem mais clara e visível a distâncias maiores. As mudanças afetaram apenas os detalhes: os designers engrossaram o contorno externo, acrescentaram linhas suaves à crina, removeram as tiras do vapor e deixaram os olhos completamente pretos. A letra “D” permaneceu a mesma da versão anterior. A paleta de cores também não foi alterada.
1997 – presente
O logotipo atual foi revelado em 1997, depois que o proprietário da franquia Pat Bowlen decidiu fazer uma reformulação completa da marca. Buscando um design exclusivo, Bowlen pediu ajuda à equipe de criação da Nike. Ele queria que o novo logotipo apresentasse o mascote da equipe chamado Thunder. A equipe de desenvolvimento incluiu David Odusanya, Ken Black, Todd Van Horne e outros representantes da empresa. Eles se depararam com um objetivo responsável, mas alcançável: vencer o mascote do time Denver Broncos – um cavalo chamado Thunder no desenho. Os designers finalizaram o logotipo no outono de 1996. A apresentação oficial ocorreu no ano seguinte, no início de fevereiro. Eles conseguiram transmitir a fúria do elemento primordial usando a imagem mística de um mustang fantasma das lendas dos nativos americanos. A ideia principal era resistência, força de vontade e falta de controle.
Portanto, o emblema atual do Denver Broncos é uma imagem da cabeça de um cavalo branco com crina e olho laranja. Linhas azul marinho desenhadas ao longo do pescoço simbolizam o fluxo de energia. Uma íris laranja é um fogo que se inflama na alma de uma besta. A juba lembra as línguas de fogo. As orelhas são pressionadas para trás para dar a impressão de velocidade, como se o mustang estivesse avançando. Todos os elementos são destacados em azul marinho. Devido à renovação da identidade da marca da equipe, o azul royal foi substituído pelo azul marinho.
O emblema foi finalizado em setembro de 1996 e apresentado oficialmente em 4 de fevereiro de 1997. A mídia viu o famoso swoosh da Nike ali, mas os representantes da empresa foram capazes de refutá-lo. A simplicidade e o design modernistas fizeram com que o logotipo do Denver Broncos durasse mais de 20 anos.
Fonte e cores do logotipo
Os autores do logotipo dificultaram a sua tarefa: não fizeram um “retrato” do cavalo Thunder, mas decidiram dar um duplo sentido a esta imagem. Guiados por antigas lendas indianas, os designers mergulharam no misticismo e descreveram um mustang fantasmagórico com olhos brilhantes. Eles sentiram que este personagem transmite as principais características dos jogadores de futebol do Denver Broncos: força, velocidade, determinação e espírito amante da liberdade.
Não sem escândalos. Alguns jornalistas pensaram que as linhas externas da cabeça do cavalo eram muito reminiscentes do lendário swoosh da Nike e acusaram a Nike de querer se anunciar. No entanto, os criadores do emblema imediatamente refutaram essa teoria.
Os desenvolvedores prestaram atenção apenas à parte gráfica, por isso o logotipo contém uma imagem sem inscrições. Mas o desenho em si é bastante informativo – ele codifica uma história inteira que reflete o conceito de Denver Broncos.
A cor branca do cavalo sugere que ele é um fantasma, o espírito desencarnado de um mustang de lendas antigas. A juba laranja pode ser interpretada como fogo porque o mesmo olho laranja simboliza a chama na alma da besta. E as linhas azuis escuras no pescoço representam fluxos de energia invisíveis.
Qual é o logotipo do Denver Broncos?
O logotipo do Denver Broncos é dinâmico porque apresenta a cabeça de um cavalo branco com uma juba esvoaçante que lembra chamas em forma e cor. Os olhos do animal são laranja, como se estivessem injetados. Azul escuro é usado para os contornos.
Como o Denver Broncos conseguiu seu logotipo?
Tudo começou quando o proprietário da equipe, Pat Bowlen, abordou a Nike para ajudar a reformular a marca. Juntos - principalmente graças aos esforços de Todd Van Horne, Ken Black e David Odusanya - eles encarnaram no novo logotipo a imagem do cavalo Thunder, que na época era o mascote da franquia do futebol.
Em que ano o Denver Broncos mudou seu logotipo?
Denver Broncos mudou seu logotipo várias vezes: em 1962, 1970, 1993 e 1997. Além disso, a versão adotada no final dos anos 1990 ainda é usada hoje.
Quem criou o logotipo do Broncos?
A equipe de design do logotipo do Broncos incluiu Todd Van Horne, Ken Black e David Odusanya, que representou a Nike.