O democrata é uma das principais forças políticas dos EUA, que concorre com o republicano. Este é o partido americano mais antigo: foi fundado em 1828, mas os pré-requisitos para sua criação surgiram já em 1792, quando Thomas Jefferson lançou as bases do Partido Democrata-Republicano. Ao longo do século passado, as opiniões dos democratas mudaram muito. Representantes da facção na segunda metade do século XIX. apoiava a escravidão e queria legalizá-la. Suprimiram os interesses das grandes empresas, impuseram altas tarifas e promulgaram leis repressivas contra os afro-americanos. Tudo mudou com a chegada de Franklin D. Roosevelt, que acabou com a Grande Depressão, e Harry S. Truman, que lutou pelos direitos civis das minorias.
Significado e história
O símbolo mais famoso do democrata é o burro. Ele se tornou o mascote do partido há muito tempo, quando Andrew Jackson era o candidato presidencial. Por causa de sua teimosia e promessas infundadas, ele foi apelidado de burro, mas Jackson não se envergonhou de tais críticas. O político incluiu a imagem de um animal intratável em cartazes de campanha em 1828 e, em 1837, fez dele o mascote do Partido Democrata.
As caricaturas criadas por Thomas Nast na década de 1870 ajudaram a popularizar a imagem do burro. Este homem é conhecido como o “pai” do visual moderno do Papai Noel. Ele o engordou, embora se acreditasse anteriormente que o Papai Noel era magro. Além disso, o artista pintou pinturas satíricas, ridicularizando vários eventos na arena política. Thomas Nast comparou o democrata a burros estúpidos e o republicano a elefantes desajeitados e covardes. Surpreendentemente, ambos os lados aceitaram com entusiasmo a zombaria de si mesmos e começaram a usar os animais propostos como símbolos do partido.
Isso explica o aparecimento de um burro no primeiro logotipo do Partido Democrata. Quanto à segunda marca visual, não há referências aos famosos desenhos de Thomas Nast. O logotipo se parece com a letra “D” em um anel azul.
1860 – presente
Durante a corrida presidencial de 1828, Andrew Jackson fez do burro seu principal símbolo. Claro, ao longo dos anos, o design mudou acentuadamente. A versão moderna é uma amostra de computação gráfica. Representa a silhueta de um animal, dividida em dois blocos de cores, entre os quais é desenhada uma linha horizontal branca. A parte superior azul e a parte inferior vermelha representam a bandeira dos EUA. Isso é confirmado por quatro estrelas de cinco pontas localizadas ao longo da borda da parte azul. O estilo do logotipo está longe do que Thomas Nast desenhou, mas ainda reflete o legado histórico da festa.
2010 – presente
Em 2010, o público viu pela primeira vez o novo símbolo da festa, a letra “D” em um anel. Foi adotado juntamente com o slogan “Change That Matters” e um site redesenhado. A identidade redesenhada foi apresentada por Tim Kaine em um evento do Comitê Nacional Democrata. O presidente do DMC o incluiu na lista de mudanças positivas que foram alcançadas sob a presidência de Barack Obama.
Fonte e cores do logotipo
Ambos os ícones do Partido Democrata apoiam uma estratégia de marca vencedora. Este é um exemplo de posicionamento bem-sucedido de uma força política, que ajuda a se destacar da concorrência. O “D” representa o próprio democrata, e o anel azul acentua essa letra. Por outro lado, pode simbolizar a sociedade, uma equipe unida, um círculo de partidários. Embora os opositores critiquem o logotipo, comparando-o com o letreiro da rede de restaurantes Dewey’s Pizza.
O emblema do burro continua a ser usado ao lado do novo emblema. Esta é uma valiosa herança histórica do democrata, que chegou aos nossos tempos desde tempos imemoriais. E, embora inicialmente um significado negativo tenha sido investido na imagem do burro, ela desapareceu em segundo plano, dando lugar a um poderoso símbolo visual.
Não há inscrições nos principais logotipos do partido. O único “D” no anel foi retirado de uma fonte geométrica sem serifa. As cores utilizadas – vermelho, azul e branco – correspondem às cores da bandeira nacional dos EUA. Por tradição, branco representa pureza, azul – justiça, vermelho – resistência.