Deliveroo é mais do que entrega de pizza ou hambúrguer. Seus mensageiros trazem a comida encomendada diretamente dos restaurantes, o que se tornou possível graças à cooperação da empresa com diversos estabelecimentos de catering. Hoje a marca está representada em 12 mercados, mas sua influência não para de se expandir: tendo surgido no Reino Unido em 2013, já se mudou para França, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Bélgica, Holanda e outros países onde serviço de qualidade e delicioso os alimentos são valorizados.
Significado e história
Poucas pessoas sabem, mas Deliveroo já foi uma startup “por conta própria”. Foi criado por Greg Orlowski e Will Shu para levar comida para ex-colegas. Além disso, o único escritório da empresa estava localizado diretamente no apartamento de Shu em Londres. Mas a ideia de amigos acabou sendo tão procurada que eles transformaram um pequeno projeto em um negócio internacional de grande escala.
Quando o serviço de entrega atingiu um novo patamar, teve que mudar o logotipo e a forma dos mensageiros. A identidade visual precisava corresponder ao status da marca global, porque a Deliveroo já havia crescido a partir de uma simples startup.
2013 – 2016
O logotipo original foi desenhado pelos amigos Will Shu, que tinham talento artístico e habilidades em computação gráfica. Eles retrataram um canguru engraçado com uma bolsa nas patas dianteiras contra o fundo de um círculo turquesa. O animal de pés rápidos simbolizava o mesmo mascate ágil de comida.
Na parte inferior estava a inscrição “DELIVEROO”. Os autores do logotipo usaram letras pretas maiúsculas com pontas arredondadas. O grande espaçamento entre os caracteres tornou o nome do serviço claramente visível e legível.
2016 – presente
Quando a empresa precisava de um novo estilo, seus proprietários recorreram à agência de branding DesignStudio. Para imergir na atmosfera do Deliveroo, os próprios designers pegaram suas bicicletas e começaram a entregar comida em restaurantes. O experimento permitiu que eles entendessem em que direção se mover.
Depois de um estudo em grande escala, os especialistas decidiram não desistir do canguru, porque os clientes e funcionários da Deliveroo adoraram. Em vez disso, eles mudaram o estilo do desenho e desenvolveram uma nova tipografia.
O DesignStudio foi desafiado a criar um logotipo que pudesse ser usado em doze países. Assim, os designers fizeram uma análise semiótica para descobrir como o novo símbolo seria percebido em diferentes culturas. O minimalismo deveria suavizar os “cantos agudos”, porque quanto menos detalhes, maior a probabilidade de os clientes não terem associações conflitantes.
Fonte e cores do logotipo
A marca Deliveroo é todo um conceito baseado na imagem de um canguru. Até o seu nome fala sobre isso: “DELIVEry” + “kangaROO”. A propósito, o personagem representado no logotipo também é chamado de Roo. No novo design, parece abstrato porque os artistas o tornaram angular. A ideia era combinar o formato do gráfico poligonal com a roupa do correio e o site de entrega. Assim, o emblema tridimensional do desenho animado tornou-se simples e plano, mas não perdeu seu significado original.
O diretor criativo James Hurst revelou o segredo da tipografia. Ele admitiu que o logotipo e as jaquetas e o site Deliveroo usam uma versão modificada da fonte Stratos. Os designers escolheram esta sem serifa geométrica porque ela se aproxima mais do Roo angular. A palavra está escrita em letras minúsculas turquesa em negrito. A cabeça de canguru também é turquesa em Robin Egg Blue (# 00CDBC).