Quando as redes de TV a cabo começaram a se desenvolver ativamente, o conglomerado Cox Enterprises decidiu dominar essa direção e adquiriu sistemas CATV em várias cidades. Então, em 1962, ele tinha uma organização subsidiária Cox Broadcasting Corporation. Seis anos depois, os proprietários separaram o negócio de cabo do negócio de transmissão e criaram uma nova marca, Cox Cable Communications. E em 1982 foi renomeado Cox Communications. Hoje é uma das maiores empresas de telecomunicações dos Estados Unidos e oferece muitos serviços.
Significado e história
Cada unidade de negócios principal da Cox Enterprises tem sua própria marca. Isso diz respeito principalmente às empresas privadas Cox Media Group, Cox Automotive e Cox Communications. Eles não apenas têm nomes diferentes, mas também logotipos individuais que não estão relacionados entre si, seja no design ou na cor. A matriz também não é exceção: usa seu próprio sistema de identidade e não tem pressa em apresentar uma marca única para suas subsidiárias.
O emblema da gigante das telecomunicações Cox Communications evoluiu com ele. Remonta a 1962, quando a Cox Broadcasting Corporation apareceu. A maior parte das mudanças de design estava relacionada à reorganização da operadora de cabo, que mudou seu status legal e nome com frequência. Mas em qualquer caso, a marca nominativa incluía a inscrição “COX” (até 1970 – “CBC”), decorada em estilos diferentes.
1962 – 1970
Em 1962, a empresa de rádio Cox Enterprises adquiriu várias redes de cabo para formar a Cox Broadcasting Corporation em 1964. A nova estrutura combinou duas linhas de negócios: cabo e broadcast. Seus serviços eram usados por dezenas de milhares de assinantes de todos os estados, então o emblema apresentava um mapa em preto dos Estados Unidos. Os designers dividiram o território do país em três partes e em cada uma colocaram uma letra da abreviatura da marca: CBC. As letras e linhas intermediárias eram brancas.
1970 – 1979
Após a introdução do logotipo atualizado, o mapa dos Estados Unidos desapareceu. A empresa de telecomunicações passou a usar a marca nominativa com seu nome completo. “COX” estava escrito em letras grandes e em negrito no meio. Na parte inferior estava a frase “Broadcasting Corporation”, onde todas as letras, exceto a primeira, eram minúsculas. Para o design do texto, os designers escolheram duas fontes sans serif diferentes e uma cor preta permanente.
1979 – 1996
Em 1968, o negócio de cabo tornou-se parte da recém-formada divisão Cox Cable Communications. Após algum tempo, esta marca ganhou um logótipo com a inscrição estilizada “COX”. “C” e “O” pareciam dois semi-anéis idênticos. Eles foram virados de lado e conectados como elos de uma corrente. O “X” parecia dois cristais dobrados em um padrão cruzado. Numerosos ângulos, linhas retas e formas geométricas irregulares tornavam a palavra muito ilegível. A cor primária permanece preta e a cor secundária permanece branca.
1996 – 2007
Em 1995, a Cox Communications, formada em 1982 com base na Cox Cable Communications, mais uma vez recebeu o status de empresa pública. E dois anos depois, ela acrescentou os serviços de telefonia à lista de serviços, o que se tornou possível após a adoção da Lei das Telecomunicações em 1996.
Na esteira desses eventos, a gigante das telecomunicações atualizou o logotipo. Pela primeira vez, ele tinha uma placa multicolorida que parecia brilhante e incomum. Ao mesmo tempo, a disposição padrão dos elementos não mudou. Acima, como antes, estava a palavra grande “COX”, e a segunda parte do nome ocupava a linha de fundo. As letras em “COMUNICAÇÕES” também estavam em maiúsculas, embora fossem muito menores.
Os designers escolheram o azul claro como cor principal. Mas o logotipo não era monocromático, porque uma das linhas diagonais “X” estava dividida em três listras: vermelha, verde e azul.
2007 – 2018
O logotipo atualizado não continha a palavra “COMUNICAÇÕES” e o “COX” recebeu um gradiente. As cores complementares desapareceram, mas apareceram mais tons de azul. Como resultado, as letras tornaram-se tridimensionais.
2018 – presente
Em 2018, a empresa tornou o logotipo simples e amigável. Para isso, os designers retiraram as três linhas da letra “X”, retiraram o efeito brilhante, arredondaram todos os cantos e escolheram uma fonte mais fina. O gradiente permanece apenas no meio: o lado esquerdo “O” é azul claro e o lado direito é verde.
Fonte e cores do logotipo
Quando Cox tinha um ícone vermelho-verde-azul, ele representava o modelo de cores RGB, que é o padrão para monitores de pixel digital e televisores modernos. O emblema real não tem nenhum significado oculto. Foi criado com o intuito de parecer confidencial e corresponder ao slogan “Aproximando-nos”.
O logotipo contém apenas uma palavra “COX” sem elementos decorativos adicionais. O “C” é muito semelhante ao “O” que tinha o lado esquerdo cortado. É assim que a carta fica em uma das versões Futura. Aparentemente, os designers modificaram a fonte padrão para criar um estilo de tipografia personalizado.
O esquema de cores verde e azul é menos emblemático do que uma paleta baseada em uma combinação de vermelho, verde e azul. Mas o design corresponde às tendências modernas: não há brilho cromado e sombras tridimensionais. O gradiente está presente apenas no centro. O “C” é totalmente verde e o “X” é azul.