A primeira loja Conforama surgiu em 1967. Fez tanto sucesso que se seguiram outras lojas com o mesmo conceito, primeiro em França, depois em vários países europeus e até na Austrália. A base de seu sortimento é composta por conjuntos de móveis, que são desmontados em peças para facilitar o transporte. Além disso, a rede vende eletrodomésticos, eletrônicos, roupas de cama, materiais de acabamento, ou seja, tudo o que você precisa para uma reforma confortável da casa.
Significado e história
O que é Conforama?
A Conforama é uma das maiores empresas europeias no mercado de artigos para o lar, que se posiciona como uma formadora de tendências em design de interiores. Ela é dona de uma rede de duzentas lojas, onde estão disponíveis três categorias de produtos: móveis, artigos de decoração e eletrodomésticos. O varejista está sediado na França.
A chave do sucesso da Conforama é a sua identidade – simples à primeira vista, mas bastante reconhecível. Ele mudou várias vezes, e o último rebranding foi realizado em conexão com a transição da cadeia de lojas francesa para o controle da holding sul-africana-alemã-holandesa Steinhoff International. Antes disso, a Conforama pertencia ao grupo Pinault SA (desde 1991), ainda antes – à empresa financeira Agache-Willot (desde 1976). Até 1976, era propriedade de seus criadores, quatro franceses que abriram a primeira loja em Saint-Priest em 1967.
Em 2020, a retalhista de artigos para o lar foi adquirida pela holding franco-austríaca Mobilux. Isso o salvou da liquidação devido a dificuldades financeiras. Mas a transição para o novo proprietário não afetou em nada o logotipo da Conforama: a empresa continua a usar a palavra laranja adotada em 2012 e não tem pressa em alterá-la.
1987 – 2003
Quando a rede ainda era de propriedade de Agache-Willot, começou a usar o logotipo do oásis. Mas esse elemento não era considerado o principal na época. Primeiro, ele era muito pequeno. Em segundo lugar, os designers o colocaram na parte inferior, entre as palavras “vie” e “est” na frase “Le pays où la vie est moins chère”. O lema, traduzido do francês como “O país, onde a vida é menos cara”, foi escrito em tipo itálico branco dentro de um retângulo azul em relevo.
A parte principal do sinal gráfico foi ocupada pela palavra vermelha “CONFORAMA”. Ele estava localizado acima do slogan da rede de negociação e se destacava em contraste com o fundo de um retângulo amarelo com fundo côncavo. Para tornar o nome da marca ainda mais perceptível, os criadores do logotipo escolheram para ele uma fonte em negrito com serifas longas, aproximadamente semelhante ao Garamond Nova Pro Condensed Bold da SoftMaker.
O oásis representado pelos artistas parecia duas palmeiras brancas saindo da mesma mancha branca da terra. Simbolizava o lugar cobiçado que todos procuram, um canto com vegetação no meio de um deserto opressivo. Ou seja, a empresa literalmente se comparou a uma fonte fértil que dá vida a algo novo. Esse tema foi reproduzido não apenas na imagem do oásis, mas também em duas figuras quadrangulares no fundo das inscrições: o bloco amarelo estava associado à areia ou ao sol e o azul à água.
2003 – 2012
No início dos anos 2000 o oásis que ficava na parte inferior tornou-se o componente central do logotipo e perdeu uma das duas palmeiras. Os designers o trouxeram à tona para brincar com o conceito de “fonte fértil”. Querendo tornar a comparação mais óbvia, eles colocaram uma casa vermelha contra o fundo da única palmeira remanescente. O edifício consistia em um triângulo e um quadrado, como nos desenhos típicos das crianças. Simbolizava o core business da Conforama: vender móveis e artigos de decoração. Ao mesmo tempo, a casa retratada pelos artistas era a personificação de um ideal, pois pela falta de detalhes parecia uma miragem no deserto.
O oásis ficou amarelo e tomou seu lugar no topo, dentro do mesmo retângulo amarelo. Assim, o nome da rede de lojas foi movido para o retângulo azul. Além disso, as próprias letras também eram amarelas, o que equilibrava visualmente as duas partes do logotipo. E para maior harmonia, os designers equilibram a parte superior e inferior, quase igualando a largura das bases retangulares. O lema foi retirado, deixando a palavra “Conforama” como única inscrição. Era radicalmente diferente da versão anterior, pois todas as letras, exceto “C”, eram minúsculas. A fonte com serifa alongada foi substituída por uma sem serifa geométrica redonda.
2012 – presente
Em 2011, o varejista francês de artigos para o lar tornou-se propriedade da Steinhoff International. Depois de mudar de proprietário, decidiu ao mesmo tempo mudar de posicionamento e voltar à televisão com uma nova campanha publicitária. Como parte do rebranding, foi apresentado um logotipo redesenhado, do qual desapareceram todos os elementos, exceto a inscrição principal. A agência de relações públicas W&Cie decidiu simplificar sua aparência, então abandonou o oásis paradisíaco e os substratos multicoloridos. Tudo o que resta é o nome da rede de lojas com a tipografia preservada, e agora não é amarelo, mas laranja.
O estilo visual moderno do Conforama envolve o uso de uma simples marca nominativa. Foi retirado do emblema anterior, que foi decorado com um oásis no fundo da casa. A empresa sentiu que seu nome se tornou famoso o suficiente para ser reconhecido mesmo sem a famosa ilha com uma palmeira.
Fonte e cores do logotipo
Como o logotipo da Conforama não contém nada além de uma inscrição, os designers confiaram na tipografia. A fonte flutuante redonda parece incomum, principalmente por causa dos glifos truncados. Também notável é a haste alongada do “f” que se estende além da linha. Este Grotesco é aproximadamente semelhante ao Bruum FY Bold de FONTYOU, Hereabouts Bold de Derrick Jackson e Geon Extra Bold de cretype. Graças à cor laranja, o nome da marca parece brilhante. E o brilho é exatamente a característica que melhor descreve o trabalho de um trendsetter em moda de interiores.