O Comedy Central é um canal com conteúdo exclusivo, especialmente popular entre os millennials. Seu público-alvo é adulto porque seus programas de entretenimento são repletos de sátiras cáusticas e geralmente contêm linguagem obscena. CC transmite séries de outras pessoas e programas de televisão de sua própria produção: por exemplo, o programa satírico The Daily Show ou a sitcom South Park. Além disso, são transmitidos filmes de comédia clássica e moderna.
Significado e história
A rede Comedy Central nem sempre foi chamada dessa forma e não funcionou no formato atual. Foi criado a partir de dois canais concorrentes: Ha! e Canal Comédia. Um deles transmitia programas de baixo orçamento e o segundo exibia apenas repetições. Isso continuou até 1991, quando os proprietários decidiram unir forças.
Como resultado, em vez de dois canais de TV, apareceu um – CTV: The Comedy Network. No mesmo ano, passou a se chamar Comedy Central. Com o tempo, o CC passou a ser totalmente controlado pela Viacom. Com base nisso, uma enorme rede internacional cresceu com canais localizados em quase todos os continentes, incluindo a África.
Dada a especificidade da marca, nunca teve um logótipo permanente. No início, as reformulações coincidiram com uma mudança de nome, para depois se transformar em uma busca por um estilo próprio. É toda uma evolução – um movimento do complexo para o simples.
1989 – 1991
Um dos antecessores do Comedy Central é o Comedy Channel, que apareceu em 1989. Era propriedade da Time-Life e com ele fazia parte da Direct Holdings Global LLC. O emblema do canal consistia em um “C” maiúsculo, mas parecia uma ferradura porque os designers fizeram o “C” tridimensional. No interior estava a inscrição “CANAL DE COMÉDIA”, dividida em duas partes pelo artigo “O”. As cores principais são o branco e o laranja.
1990 – 1991
Outro predecessor do Comedy Central foi chamado Ha! e fazia parte da Viacom. Seu logotipo é um crédito para a agência de design Fred / Alan, que desenhou o emblema da Nickelodeon. O “HA!” Preto e roxo pairando dentro do retângulo laranja não era a única inscrição. Sob a figura geométrica estava a frase “TV Comedy Network” – a segunda parte do nome completo da rede de televisão.
Abril de 1991 – junho de 1991
Em 1991, os dois canais se fundiram. Assim foi lançada a CTV: The Comedy Network, que pertencia simultaneamente à Time-Life e à Viacom. O logotipo consistia em letras azuis em negrito tipo sans serif. O grande “CTV” com dois pontos ficava à esquerda, e os pequenos “O”, “COMÉDIA” e “REDE” à direita, em três linhas.
Junho de 1991 – outubro de 1991
A rede de televisão canadense CTV causou confusão, então os donos da americana CTV decidiram renomear o canal. Assim surgiu o Comedy Central e seu primeiro logotipo com a inscrição correspondente. Para projetar o texto, os designers usaram preto e uma fonte incomum com letras angulares irregulares.
1991 – 1992
Menos de alguns meses depois, o canal apresentou um novo emblema: um globo roxo rodeado por uma larga fita laranja com as palavras “COMÉDIA CENTRAL”. Três arranha-céus foram retratados no topo do planeta. Um transmissor emergiu do telhado do prédio do meio, que simbolizava a era da radiodifusão televisiva, ou seja, o início dos anos 1950, quando surgiram os primeiros televisores em cores.
1992 – 1997
Em 1992, a PMcD Design redesenhou o logotipo para ser aplicado nos produtos. Como resultado, o globo ficou azul e todos os outros elementos ficaram em preto e branco.
1997 – 2000
Os designers do H-Gun Labs tornaram o planeta branco e removeram o traço na frente da palavra “CENTRAL”, que foi adicionado em 1992.
2000 – 2010
A Imaginary Forces decidiu simplificar ainda mais o logotipo, então removeram o transmissor e aumentaram os arranha-céus para se livrar de pequenos detalhes. O chão ficou preto, a fita desapareceu e a legenda mudou para uma nuvem de diálogo branca.
2011 – 2018
O logotipo, desenvolvido em 2011 pelo The Lab, foi nomeado Comedymark por sua semelhança com a marca de direitos autorais. Era um monograma: um “C” dentro do outro, virado na direção oposta. Perto estava a inscrição “COMÉDIA CENTRAL”, e a segunda palavra parecia o reflexo de um espelho e era lida da direita para a esquerda.
2018 – presente
Em 2018, o canal ganhou um novo visual. É o resultado de uma colaboração entre o estúdio Loyalkaspar e os designers internos da Comedy Central. Eles mantiveram a icônica marca Comedy, mas a repintaram de amarelo e a moveram para a esquerda. Portanto, agora o nome da rede de TV está à direita e dividido em duas linhas.
Fonte e cores do logotipo
O ícone que consiste em dois “Cs” parece um símbolo de copyright por um motivo. Nos primeiros dias do Comedymark, a Viacom buscava uma compensação monetária para o YouTube e o Google violarem seus direitos autorais de conteúdo. E tal emblema tornou-se um “estigma” nos programas de TV criados pessoalmente pelo Comedy Central: com a sua ajuda o canal marcou seus programas, mais uma vez lembrando da proibição de cópia.
O último logotipo usa uma fonte sans serif personalizada conhecida como Comedy Sans. Substituiu o tipo de letra Brandon Grotesque que se tornou a base para as letras em 2011-2018. O novo esquema de cores é complementado por um tom claro de amarelo chamado Summer Ale. Ao mesmo tempo, a inscrição permaneceu preta e o fundo, como antes, era branco.