O estado de Ohio (particularmente a parte norte próxima a Detroit) sempre foi parcial para o hóquei. Ainda assim, os funcionários da NHL não mostraram desejo de estabelecer qualquer franquia aqui por algum motivo. O Cleveland Barons, transferido da Califórnia na década de 1970, foi fundido com o Minnesota North Stars depois de apenas duas temporadas. No final da década de 1990, Cleveland não era a cidade esportiva mais famosa. Embora o clube de beisebol tenha competido na Liga Principal de Beisebol, o time de basquete teve temporadas consecutivas de derrotas sem nenhuma ação nos playoffs; um novo time de futebol foi planejado apenas para substituir o que fugiu para Baltimore. Sob essas circunstâncias, os Ohioans decidiram estabelecer um time de hóquei em Columbus, a capital do estado, em rápido crescimento. Naquela época, era a cidade natal do Crew, um clube de futebol profissional. Isso não significava que o hóquei não teria competição, a cidade era literalmente obcecada pelo futebol universitário, mas não seria tão feroz quanto Cleveland.
O comissário da National Hockey League, Gary Bettman, aprovou a oferta, enquanto trabalhava para manter vivo o interesse pelo hóquei em Ohio. Mas as autoridades da cidade não queriam destinar dinheiro público para instalações esportivas. Foi decidido realizar um referendo, que manifestou que os residentes de Colombo não desejavam a arena com financiamento público. As esperanças de Columbus para a oferta da NHL diminuíram. De repente, a seguradora e empresa de serviços financeiros Nationwide anunciou que pagaria pela construção da arena de $ 150 milhões.
O Columbus Blue Jackets jogou sua primeira temporada regular da NHL em 2000. O concurso do nome do time mostrou que mais de 14.000 fãs apóiam a variante Columbus Blue Jackets. A equipe recebeu o nome do uniforme dos soldados da União durante a Guerra Civil, 1861-1865. Ohio está extremamente orgulhoso de seu papel principal no fornecimento de tropas, oficiais militares e suprimentos para o Exército do Norte. Levantou mais soldados do que qualquer outro estado. Vários generais importantes eram de Ohio, incluindo Ulysses Grant (futuro presidente dos Estados Unidos), William Sherman, James Garfield (futuro presidente dos Estados Unidos) e George Custer. Por fim, os uniformes azul-escuros do Union foram costurados exatamente em Columbus. O nome saiu duas vezes mais relevante. Além disso, Blue Jacket era o chefe índio Shawnee conhecido por sua defesa militante das terras da tribo em Ohio no final do século 18 – início do século 19.
Então, agora está claro de onde veio o nome dos Blue Jackets. A propósito, o famoso canhão disparado em jogos caseiros sempre que os Blue Jackets marcam um gol é uma homenagem à história de Ohio. O mascote oficial dos Columbus Blue Jackets é Stinger, um inseto verde brilhante com olhos vermelhos.
O esquema de cores contém azul, vermelho e branco, que são as cores das bandeiras de Ohio e dos EUA. No entanto, o logotipo do time decepcionou um pouco os fãs com seu bastão verde neon. Em geral, não era atraente. O logotipo inicial tinha uma fita vermelha com estrelas desenroladas em forma de letras “CB” com um taco de hóquei cortado no centro para representar o “J.” Uma estrela de prata adicional coroava o bastão representava o status de Colombo como capital do estado. O logotipo lembra muito a árvore de Natal.
O logotipo alternativo da franquia era a vespa. Vespa? Por quê? Pode parecer um pouco estranho, mas é um jogo de palavras. Yellowjacket é o nome comum na América do Norte para vespas sociais predatórias. Inspirado por essa simetria, o clube surgiu com um novo inseto desconhecido para a natureza – uma vespa em uma jaqueta de soldado ianque com uma vara. Felizmente, os fãs não gostaram desse inseto raivoso, que causou sua “morte” vários anos depois.
Em 2003, os Blue Jackets obtiveram uma nova camisa alternativa de cor azul escuro com dois novos logotipos.
Significado e história
O que é Columbus Blue Jackets?
O Columbus Blue Jackets é um clube de hóquei, membro da NHL, membro da Divisão Metropolitana e porta-voz da Conferência Leste. Tem sede em Columbus, Ohio. A equipe joga seus jogos em casa no estádio local Nationwide Arena.
O Columbus Blue Jackets se originou em Ohio em novembro de 1997 como a expansão da NHL. Embora os Columbus Blue Jackets tenham apenas três logotipos, eles são marcas de identificação lendárias. Eles são dedicados a toda a população de Ohio, especialmente à cidade de Columbus, como um tributo ao tremendo apoio do país durante a Guerra Civil. Todos os emblemas estão associados ao nome da franquia e simbolizam patriotismo, coragem, destemor, o desejo de vencer.
2000 – 2003
Em 2000, a equipe lançou o primeiro logotipo, que consistia em um emblema e uma inscrição. O emblema tinha uma fita vermelha com 13 estrelas representando 13 colônias. Um taco de hóquei amarelo em forma de J corta o centro com uma estrela prateada no topo, simbolizando Colombo. Escrito em branco e emoldurado em vermelho, o nome da equipe, “Blue Jackets”, estava localizado abaixo do nome da cidade. Todo o logotipo foi colocado em um fundo azul escuro.
2004 – 2007
Nos quatro anos seguintes, o logotipo permaneceu quase igual ao anterior. Ainda havia a fita vermelha com treze estrelas brancas, o bastão amarelo em forma de J e a estrela prateada de Ohio, mas desta vez, decidiu-se remover os elementos textuais completamente.
2008 – presente
Onze anos atrás, outra mudança de logotipo foi parte de um redesenho patrocinado pela Reebok para a nova temporada. A versão com uma estrela prateada de tamanho considerável é usada agora. Ela está cercada pela bandeira de Ohio enrolada em torno dela na forma da letra C. O início do painel (onde deveria estar o fuste) fica à direita e, ao se dobrar, vira para a esquerda e depois para cima, formando um laço. Os dois raios inferiores da estrela de cinco pontas estendem-se além da bandeira e formam triângulos agudos. Os raios direito e superior são totalmente visíveis, enquanto o esquerdo está escondido atrás do painel, então parece menor em tamanho.
O logotipo também tem doze pequenas estrelas e um círculo entre elas. Listras brancas e vermelhas ocupam o resto. Todos os elementos são contornados ao longo da borda com uma linha azul escura, expandindo na parte superior e tornando-se a sombra da bandeira.
Fonte e cores do logotipo
A versão de estreia é um monograma incomum – “CBJ”, uma abreviatura da frase “Columbus Blue Jackets”. As listras vermelhas e o clube amarelo são posicionados de forma que as letras sejam legíveis. Os signos têm cantos agudos e no topo do improvisado “j” em vez de um ponto, uma grande estrela é vista. Existem estrelas menores na fita. O segundo emblema também é uma abreviatura – desta vez, as palavras “Colombo”. Ela aponta a cidade onde está localizada a franquia.
A abreviatura é feita em fonte individual. O nome na parte inferior do primeiro logotipo é um tipo de letra serif clássico. “B” e “J” maiúsculos parecem maiores do que os outros, embora todos os caracteres sejam maiúsculos.
De acordo com o Pantone Color Matching System, o emblema contém as cores oficiais do clube de hóquei: azul PMS 282, prata lisa PMS 429, vermelho PMS 186. Prata metálica PMS 877 e branco também são usados.
O que significa o logotipo do Columbus Blue Jackets?
O logotipo desta equipe é um reflexo do patriotismo. No início, era uma fita vermelha cravejada de estrelas e circundava um porrete amarelo. Foi então substituída pela bandeira nacional dos Estados Unidos, enrolada em torno de uma grande estrela prateada. Há um total de 13 estrelas no emblema, que representam as colônias americanas.
Quem desenhou o logotipo do Columbus Blue Jackets?
O logotipo original foi desenvolvido pelo designer Ken Loh. Foi ele quem estilizou as primeiras letras das palavras Blue Jackets para elementos gráficos: B é representado na forma de uma fita vermelha se contorcendo, e J - na forma de um taco de hóquei amarelo.
O que é o mascote Columbus Blue Jackets?
O mascote dos Columbus Blue Jackets é Stinger. Este besouro é verde brilhante. O personagem antropomórfico veste um uniforme da equipe e usa o número 00 porque apareceu em 2000.
De onde veio o nome Columbus Blue Jackets?
O nome vem de dois fatores importantes. Columbus é a casa do time de hóquei. Blue Jackets é uma homenagem ao patrimônio histórico de Ohio por sua participação na Guerra Civil e pelo patriotismo demonstrado por seus residentes.