Não há um único cinéfilo no mundo que não esteja familiarizado com uma das principais empresas de cinema e televisão americanas chamada Columbia Pictures. Fundada em 1924, hoje a empresa pública faz parte do Sony Pictures Motion Picture Group, de propriedade da Sony Pictures Entertainment desde 1989. Esta última é uma subsidiária da maior corporação transnacional do mundo, a Sony Group Corporation, que ocupa o terceiro lugar atrás da Hitachi e da Panasonic. A Sony Group Corporation é o maior conglomerado de mídia do mundo.
Por sua vez, a Columbia Pictures, um dos cinco principais estúdios de cinema americanos, consiste em várias divisões, sendo a maior delas a TriStar Pictures.
Ao longo dos anos de sua existência, a empresa passou por um difícil e espinhoso caminho de desenvolvimento, durante o qual, em constante aprimoramento, buscando ser uma das primeiras a aplicar as conquistas das tecnologias em seu campo, muitas vezes mudou sua imagem. Como resultado, em quase um século de sua existência, a empresa mudou 14 vezes, mudando seu logotipo e protetor de tela de TV. Muitas vezes, um novo emblema existia por apenas 1 ano e era alterado para o próximo desenvolvimento de um sinal de marca.
Significados e história
A história da famosa empresa de televisão começou com a fundação de seu antecessor – CBC Film Sales Corporation. Ela era um projeto familiar dos irmãos Konov. O negócio era puramente familiar. Estiveram presentes familiares e parentes próximos. Apenas alguns funcionários e o produtor Joe Brandt não eram parentes da família. A empresa não era lucrativa, com uma classificação muito baixa que muitos traduziram em tom de brincadeira sua sigla como “chucrute e carne enlatada” (Corned Beef and Cabbage).
Por 5 anos, a família lutou pela sobrevivência de seus negócios, até que em 1924 os fundadores da empresa decidiram usar o último recurso – rebrand (como esse método é chamado hoje) a empresa. Uma tentativa de se distanciar de um nome que provou ser ruim foi inesperadamente bem-sucedida. O novo nome Columbia Pictures ajudou a reverter o declínio.
No entanto, o futuro líder do cinema e da televisão americana, até meados do século 20, apresentava o menor nível de renda entre as empresas cinematográficas semelhantes. Isso não permitiu expandir o orçamento para o nível necessário. Mantendo a empresa à tona estavam as comédias bem produzidas de Hawks e Capra – It Happened One Night, Mr. Smith Goes to Washington e os comediantes dos Três Patetas, que não exigiam custos de produção especiais, bem como várias séries de baixo orçamento para donas de casa. A necessidade de economia fez com que os cenários e adereços não fossem reabastecidos, e os mesmos itens e decoração tivessem que ser usados em filmes diferentes. A renda de sustentação da empresa também foi fornecida pelo Walt Disney Studios, que usou a Columbia Pictures para distribuir seus desenhos animados.
Os anos quarenta do século passado podem se tornar críticos devido à saída de Frank Capra com suas comédias. Mas o acaso salvou a empresa. Harry Cohn conheceu Rita Hayworth por acaso, atriz e dançarina de cinema que ficou famosa após participar das filmagens de Gilda. A partir desse momento, os negócios da empresa foram para cima. Especialmente depois da decisão oportuna e oportuna de Harry Cohn de reorientar uma de suas divisões da animação para a produção de séries simples, que começou a crescer no início dos anos 50.
Durante a década atual, três filmes da empresa receberam um Oscar de uma só vez. E já em 1962, “Lawrence da Arábia”, filmado por David Lean, tornou-se o quarto vencedor do Oscar. A empresa deu passos significativos para se tornar o carro-chefe de seus negócios em nível nacional.
Os anos 60 foram anos críticos para muitos estúdios. A Columbia Pictures recorreu a investidores que puderam apoiá-la durante esse período difícil. Em 1980, a empresa foi adquirida pela empresa Coca-Cola. Mas no final dos anos 80, seu controle acionário foi adquirido pela Sony Corporation. A partir desse momento começou a rápida ascensão da empresa cinematográfica, que continua até hoje.
Todos os acontecimentos históricos, altos e baixos da empresa refletiram-se nas marcas da sua marca, alterações frequentes nos logótipos e na sua própria imagem. Além disso, apenas um deles pode ser chamado de mudanças significativas.
1924 – 1925
1925 – 1926
1926 – 1932
1932 – 1933
1933 – 1936
1936 – 1938
Durante este período, o logotipo era de forma retangular. A inscrição Columbia foi feita acima da cabeça da mulher, na parte superior da imagem, Pictures – foi colocada na parte inferior em campo livre, digitada em fonte menor.
1936 – 1993
Durante esse período, o símbolo da empresa, como símbolo de sua identidade nacional dos Estados Unidos – uma silhueta feminina, carregando uma tocha bem acima da cabeça, adquiriu plenitude e volume. Aparecendo na tela na luz bruxuleante no fundo que supostamente criava uma tocha, proporcionava memorização visual e um nome de marca melhor do que todas as opções anteriores. Essa figura feminina também teve seu próprio protótipo – a atriz Evelyn Venable. Nos anos seguintes, sofreu várias modificações, mantendo seu foco geral.
1938 – 1945
A silhueta feminina com a tocha já estava de corpo inteiro, encerrada em um círculo, que, por sua vez, era a parte interna de um círculo ainda maior. No campo livre entre eles, em um arco na parte superior, a primeira palavra do nome da empresa foi digitada em letras maiúsculas pretas. Na parte inferior está o segundo. O tamanho da fonte e o tipo foram escolhidos para serem os mesmos.
1945 – 1964
Mudanças significativas foram feitas no logotipo. O desenho de uma figura feminina de pé sobre um pequeno pedestal, criado em 1936, foi um pouco melhorado. Sua tocha emitia luz, que era simbolicamente representada como raios de vários comprimentos que se estendiam em diferentes direções. O nome foi escrito em uma fita, que, movendo-se da direita para a esquerda, primeiro para baixo e depois para trás da figura, subindo, cobre as pernas da figura feminina. Columbia está escrito em letras maiúsculas grandes na parte do primeiro plano da fita, e Pictures está escrito na parte de fundo da fita. Essa parte da fita e a fonte são menores que a frente, o que cria um efeito visual de distância.
Mas nesta versão, o logotipo, com algumas alterações durante todo o período subsequente, existiu nas telas até 1975. Ele aparece pela última vez em Harry e Walter Go to New York.
1964 – 1975
1975 – 1981
1981 – 1989
Foi um momento de busca ativa por uma nova imagem. A empresa experimentou constantemente seu logotipo. A base do logotipo feito pela Frankfort Communications é a mesma mulher segurando uma tocha na mão direita. Mas o símbolo da luz emitida pela tocha cobre uma área significativa atrás da figura, criando uma auréola da cabeça e ombros na forma de um círculo com raios cônicos que se estendem uniformemente ao longo de toda a circunferência. Na tela, estava azul e piscando. Abaixo foi digitado o texto do nome da empresa em fonte Souvenir. Porém, na versão para TV, apenas a metade superior da auréola foi aplicada, com uma inscrição abaixo dela. O próprio semicírculo era laranja ou vermelho.
1989 – 1993
1992 – 1993
1993 -presente
Fonte e cores do logotipo
A televisão digital em cores moderna e a Internet exigiam que todas as condições fossem atendidas para a transmissão de informações visuais de alta qualidade. O último logotipo em sua execução é feito em cores com o uso da dinâmica. Com precisão fotográfica, o céu azul é transmitido nas nuvens, iluminado pela cor rosa-avermelhada criada pela tocha. O brilho e o círculo iridescente criado por sua luz, divergindo em ondas, são transmitidos com muita naturalidade. Atrás da tocha, acima da cabeça de uma figura feminina, a palavra Columbia é representada em uma fonte tridimensional gótica. Sob a figura há uma inscrição em letras pequenas com um brilho dourado – empresa Sony Pictures Entertainment.
Uma figura feminina está em cima de um pedestal escalonado. Veste uma túnica grega e um manto azul, que sustenta com a mão esquerda. O cabelo castanho com um brilho dourado harmoniza-se favoravelmente com o fundo, ao mesmo tempo que se destaca muito claramente e atrai a atenção.
Esta versão do logotipo é familiar hoje para todos os espectadores de todo o mundo.