Quando se fala em Coles, Coles Supermarkets é uma das maiores redes de varejo da Austrália, que completou 100 anos em 2014. Desde o seu lançamento, fornece aos moradores locais os produtos necessários a preços acessíveis, pois esta é a base de sua filosofia corporativa. Ela possui sede nos subúrbios de Melbourne e mais de 800 pontos de venda em todo o país.
Significado e história
O que é Coles?
A empresa australiana Coles Group Limited opera cadeias de varejo. Possui grandes marcas como Coles Express (venda de combustível), Coles Online (entrega em domicílio), Coles Liquor (venda de bebidas alcoólicas) e Coles Supermarkets (várias centenas de lojas de varejo).
A identidade visual do Coles Supermercados é apoiada por muitos especialistas que trabalham em todos os aspectos, até a gráfica das lojas. Inicialmente, o marketing da rede varejista foi impulsionado por slogans que enfatizavam os preços baixos. Eles mudaram com a mesma frequência que os logotipos, porque a empresa tentou ser relevante, independentemente da época.
A base para o desenvolvimento do varejista foi lançada por George James Coles, empresário que abriu a Coles Variety Store em 1914. Como resultado da expansão do negócio, dezenas de outras lojas se juntaram ao primeiro outlet. O sortimento também estava em constante mudança: tudo começou com produtos alimentícios prontos, depois eletrodomésticos e cosméticos apareceram nas prateleiras. Na década de 1950 supermercados começaram a trabalhar com o princípio do autoatendimento. Mas a história atual dos logotipos da Coles remonta à década de 1960, porque foi então que a rede comercial mudou de rumo e mudou principalmente para produtos alimentícios.
1962 – 1973
Como parte do programa “lojas de amanhã, hoje”, os supermercados receberam o nome Coles New World e um novo logotipo, que consistia em dois losangos com cantos arredondados. Uma figura geométrica era grande e preta. Estava no centro e continha uma inscrição branca dividida em três partes: na primeira linha – “COLES”, na segunda – “NOVO MUNDO”, na terceira – “SUPERMERCADOS”. Vale ressaltar que a frase localizada no meio foi escrita em negrito com serifas retangulares, e para as palavras extremas, os designers utilizaram uma sans serif arredondada.
O segundo diamante estava representado no canto inferior direito e continha uma parte do mapa com dois oceanos (Pacífico e Índico), África, Ásia, Antártica e a própria Austrália, por algum motivo destacado em preto. O globo de formato irregular foi cercado por uma fita branca com o texto “UM NOVO MUNDO DE COMPRAS”. Este slogan foi dedicado ao conceito melhorado da Coles, que consistiu na abertura de lojas localizadas separadamente com parque de estacionamento. Na verdade, a identidade daquela época estava associada à era espacial, porque o espaço estava associado à inovação.
1973 – 1991
Nos anos 1970 a empresa mudou novamente sua abordagem de marketing, focando na inovação e na redução do custo das mercadorias. E seu logotipo, desenhado em 1973, deveria atrair ainda mais clientes, pois a figura em forma de letra “C” simbolizava um imã que atrai sucesso, preços acessíveis e, claro, novos clientes. Este “C” parecia muito brilhante porque consistia em duas listras conectadas de laranja e vermelho. No espaço entre os dois traços horizontais estava a palavra preta “COLES” – mais precisamente, as letras iniciais estavam dentro, e os últimos “E” e “S” olhavam para fora. Eles usaram um tipo de letra sem serifa de alto contraste. A mudança de logo coincidiu com a abertura das lojas Coles em todas as capitais da Austrália.
1987 – 1991
Como os supermercados ainda se chamavam Coles New World, os designers decidiram refletir isso em um novo letreiro gráfico. Além disso, eles mantiveram o “C” de duas cores com uma palavra preta e simplesmente adicionaram a frase azul “New World” no lado direito, escrita em uma fonte sans-serif de ângulo agudo. O tamanho dos elementos variava muito: metade do logotipo era desproporcionalmente pequena, enquanto a outra metade era muito grande.
1991 – 1998
No início dos anos 1990 a rede comercial foi renomeada Coles Supermarkets e começou a introduzir ativamente as tecnologias da Internet. Ao mesmo tempo, o vermelho tornou-se a base de sua identificação visual. Estava em tudo – até no logotipo, que agora consistia em duas palavras. No topo estava a primeira parte do nome da marca, escrito em letras minúsculas e complementado por um círculo vermelho-alaranjado do lado esquerdo. A julgar pelo seu eixo inclinado, imitava o globo, de modo que a referência ao tema espacial do Novo Mundo ainda permanecia. A palavra “SUPERMERCADOS” na parte inferior estava em letras maiúsculas finas em intervalos muito estreitos. Os designers usaram fontes drasticamente diferentes para manter as duas linhas com o mesmo comprimento para equilíbrio visual.
1998 – 2003
Em 1998, a rede de supermercados tornou-se simplesmente Coles, então o logotipo foi ligeiramente alterado. Os desenvolvedores fizeram a paleta de cores não tão brilhante quanto antes e colocaram seu slogan sob o nome da empresa: “Servindo você melhor”. Foi escrito em uma fonte serif padrão muito parecida com Times New Roman. Este slogan publicitário foi usado até 2003.
2003 – 2004
Em 2003, o antigo slogan foi substituído por um novo: “Economize todos os dias”. Os designers deixaram na parte inferior, mas mudaram o tipo de letra para cursiva e colocaram uma marca vermelha cercada por um anel laranja à esquerda da frase. Essa marca de seleção deveria simbolizar a presença de uma variedade completa – tudo o que os compradores podem precisar na lista.
2004 – 2007
Após outra reformulação, a bola vermelho-alaranjada foi retirada, embora tenha sido usada em placas de supermercados até 2010. Os criadores do logotipo deixaram a marca de seleção mais arrojada e a moveram para o topo, de modo que ficasse à esquerda da palavra “coles “. O anel ao redor dela ficou amarelo brilhante. O slogan foi ligeiramente encurtado e o primeiro “s” foi minúsculo. Ao mesmo tempo, os designers enfatizaram a parte “sempre” de “todos os dias” para aumentar a ênfase semântica.
2007 – presente
Passados 93 anos desde a sua fundação, a empresa tem um logotipo atual adotado após a rede de lojas ter sido adquirida pelo conglomerado australiano Wesfarmers. Consiste em uma única palavra “coles”, que é escrita em fonte redonda vermelha. Todos os outros elementos foram removidos – talvez devido a tentativas de seguir o minimalismo da moda. Isso permitiu que a rede de supermercados se concentrasse apenas em seu nome.
Longe vão os cartões, ímãs em forma de C, bolas e marcas de seleção – agora a marca Coles é incrivelmente simples. Desde sua adoção em 2007, a empresa conseguiu sair da Wesfarmers e se tornar independente novamente, mas essas mudanças em grande escala não afetaram de forma alguma seu logotipo. O fato é que o nome da rede varejista foi lembrado pelos compradores exatamente como permanece até hoje: minimalista, vermelho e composto por letras maiúsculas.
Fonte e cores do logotipo
O grotesco geométrico em negrito usado na marca de palavra Coles tem várias contrapartes. Em primeiro lugar, é semelhante ao Avant Garde Gothic Demi Bold de Herb Lubalin & Tom Carnase. A fonte também se assemelha a Touche Medium da Indian Type Foundry, Sonny Gothic Regular da W Foundry e (em menor grau) Qanelas Soft Semi Bold de Radomir Tinkov.
A cor vermelha (tom PANTONE 485 C) não foi escolhida por acaso. Atrai a atenção dos compradores com seu brilho, e também está associada a descontos, pois é a paleta vermelha que tradicionalmente é usada na maioria das promoções.