Cobra Kai é uma série de TV americana escrita e produzida por Josh Heald, Jon Hurwitz, Hayden Schlossberg. É um filme com elementos de artes marciais, drama e comédia, que é baseado no filme The Karate Kid dirigido por Robert Mark Kamen. Foi lançado em 1984. Já na série, os eventos acontecem 34 anos depois de tudo o que se desenrola no filme. Os personagens e atores principais são os mesmos do filme original: Ralph Macchio como Daniel LaRusso e William Zabka como Johnny Lawrence.
Significado e história
O início do projeto do filme foi anunciado no verão de 2017, e no outono suas filmagens já haviam começado. A série foi lançada na primavera de 2018. Produtores e diretores anunciaram suas intenções de fazer uma segunda temporada ao mesmo tempo, em 2018, e em 2019 eles lançaram o filme. A terceira temporada da série foi imediatamente anunciada, que estreou no inverno de 2021.
Os primeiros dois ciclos foram transmitidos no YouTube Red, mas então a Netflix comprou os direitos para alugá-lo. No entanto, muitos pontos de vista foram anotados em ambos os recursos, porque a série foi aprovada pela crítica. A pontuação do Rotten Tomatoes é em média 7,51 com recomendações de 100 por cento. A simpatia do público também é alta. De acordo com o Metacritic, eles deram ao Cobra Kai 72 pontos com 95 por cento das recomendações.
Em 2021, a série de televisão consistia em 3 temporadas e 30 episódios, embora trabalhos adicionais na quarta já estejam planejados. As filmagens ocorrem principalmente nos Estados Unidos, em Atlanta, Geórgia, incluindo Briarkliffe, Mariette e Union City. Como, segundo o enredo, os acontecimentos do filme se desenrolam na Califórnia, todas as cenas de rua foram feitas em Tarzana e Encino.
Os personagens principais e o elenco que os interpreta passam de temporada em temporada. Em particular, além de Ralph Macchio (Daniel LaRusso) e William Zabka (Johnny Lawrence), Courtney Henggeler (Amanda LaRusso), Xolo Maridueña (Miguel Diaz) e outros estão constantemente envolvidos em Cobra Kai. As insígnias individuais também não foram alteradas: o estilo das telas iniciais e dos logotipos deve ser preservado. O nome da série é sempre escrito da mesma forma. A identidade, como os personagens, permanece reconhecível para transmitir a generalidade da imagem, sua continuidade, enfim, e para não perder os espectadores fiéis que estão acostumados a um determinado alcance visual.
Fonte e cores do logotipo
A parte do texto é o título da tela inicial. É feito em uma fonte manuscrita semiconectada, uma vez que nem todos os caracteres nela estão conectados. Em alguns lugares, o link é interrompido: por exemplo, entre “O” e “B”, “B” e “R”, “K” e “I”. A propósito, a última letra das listadas tem traços alongados (superior e inferior), que visualmente se assemelham a serifas, embora em outros lugares não o sejam.
Apesar do estilo de caligrafia, os caracteres são nítidos, com linhas retas e recortadas, com partes salientes, como se fossem um traço acidental ao balançar no processo de escrever palavras. Elementos semelhantes são comuns a todas as letras, com exceção de “C”.
As cores são muito interessantes. Como a tela inicial oficial é branca, os símbolos são aprimorados por sombreamento. Eles enfatizam o título do filme de forma que as palavras nele parecem se materializar do espaço negativo. Essa impressão é criada pelas sombras borradas cinza à direita e abaixo. Eles também fazem a inscrição flutuante, tridimensional.
A série também usa um emblema gráfico: um parece uma impressão, o outro parece uma impressão. Mas seu conteúdo é o mesmo – uma cobra congelada em uma posição de ataque. Uma língua vermelha bifurcada se projeta da boca aberta, e a própria cobra é amarelo-escura. Um capuz é inflado ao redor da cabeça branca, o que também fala de uma ameaça.
À direita e à esquerda estão as inscrições “Cobra” e “Kai”. Seu estilo difere da parte do texto, embora também sejam escritos à mão em letras maiúsculas. Também no selo há frases adicionais colocadas em um círculo em uma faixa larga: “STRIKE FIRST”, “STRIKE HARD”, “NO MERCY”. Eles são separados por pontos.
O título nos protetores de tela e pôsteres está em uma fonte que se assemelha à fonte Dead Stock desenvolvida por BLKBK Fonts. A paleta de marca contém as cores branco e cinza. Uma gama mais agressiva também é usada, consistindo em amarelo, preto e vermelho.